E aí galera!!
Quando a gente ouve “Finlândia”, provavelmente vem em nossas cabeças um país gelado, ou quem sabe um piloto de Fórmula 1. Em Penedo, o Museu Finlandês proporciona a seus visitantes uma visão da Finlândia muito além dos rigorosos invernos. O Museu, aberto para visitação desde 1982, leva o nome de Dona Eva, dona da casa que hoje abriga os milhares de peças originais que compõem as exposições.
Fachada do Museu Finlandês! Uma casa enorme!
O Museu não deixa de fora nenhuma parte da cultura finlandesa: desde as bebidas e trajes típicos até as celebridades que levaram o nome da Finlândia mundo afora. Muitos tapetes, bonecas, brasões, bandeiras, esculturas, um monte de cadernos com as explicações todas, enfim, se você não conhecia nada da Finlândia, depois de visitar o Museu não poderá dizer o mesmo.
Bandeira da Finlândia na Entrada do Museu.
A entrada custa apenas R$5,00 e o pessoal que toma conta do Museu pede encarecidamente que evitemos tirar fotos. Depois de desenrolar um tempão com o pessoal de lá, liberaram desde que não usássemos o flash. Compreensível, muitas peças ali são muito antigas e o Museu se trata apenas de uma casa: não há aclimatação das peças ou algo assim. Manter a tradição e cultura finlandesas intactas é prioridade!
Algumas vestimentas típicas da Finlândia.
Particularmente eu curto demais esse tipo de programa, por que é o que se guarda de verdade de uma viagem: o aprendizado e a cultura locais. Visite o Museu Finlandês da Dona Eva por que vale a pena! Ele fica na Avenida das Mangueiras, 2601, pouco antes de começar a subida pro Alto Penedo!
Muitas bonecas e flâmulas, tipicamente europeu.
Partiu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário