domingo, 11 de janeiro de 2015

Rio de Janeiro: Museu CBF Experience

E aí galera!

Nosso último post abordou a questão do turismo esportivo carioca e como a FlaExperience, que futuramente virá a ser o Museu do Flamengo, se juntou ao Maracanã como opção para quem visita a Cidade Maravilhosa. Entretanto, também recentemente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) inaugurou sua nova e luxuosa sede, na Barra da Tijuca. O prédio, além de abrigar os escritórios e todo o necessário para o trabalho dos dirigentes, também oferece um moderníssimo museu, que visa mostrar para seus visitantes a rica história da nossa Seleção. Fomos lá conferir o Museu CBF Experience.

 Nova sede da CBF, na Barra da Tijuca

A última Copa do Mundo deixou um gostinho bem amargo pro brasileiro que torce pra Seleção (goool da Alemanha!), particularmente tenho opiniões até contundentes sobre o rumo do nosso futebol e a forma pela qual é gerenciado, mas é inegável que a história do nosso time é riquíssima e que a CBF caprichou demais nesse Museu. A palavra de ordem durante o passeio é "interatividade". Praticamente todas as atrações do CBF Experience contam com a participação do visitante, o que diverte mais do que simplesmente passar olhando as coisas.

Tudo impecável e com muito luxo

Começamos o passeio na sala de imprensa da CBF, onde entrevistas coletivas são feitas e jogadores convocados. Lá assistimos um vídeo introdutório, bem bacana, com imagens antigas e recentes da Seleção. Me chamaram a atenção a qualidade das filmagens antigas, muito boas, e as poucas menções ao Romário (a gente até imagina o motivo, mas o rapaz foi essencial pra conquista da Copa de 94, enfim). Dali, passamos um bom tempo brincando numa linha do tempo interativa, que cruzava os marcos da Seleção com fatos históricos de cada época. Então finalmente entramos no Museu propriamente dito.

 A CBF completou 100 anos em 2014. Foto: CBF

Sem entrar em muitos detalhes do tour pra não estragar surpresa, mas a partir deste ponto, o visitante assiste uma série de pequenos vídeos, ouve narrações históricas de gols do Brasil, muitos números e estatísticas, camisas originais, a imeeeeensa sala de troféus de todas as seleções (masculina, feminina e de base), tudo devidamente identificado e documentado. A última parte do Museu é de atividades, que vão desde quiz sobre o que foi visto no passeio até um passeio sensacional pra dentro de um estádio utilizando óculos de realidade virtual. Desarme-se e mexa em tudo, muita tecnologia, demais!

A imensa sala de troféus... Foto: CBF

...e nossas 5 Copas! Foto: CBF

O passeio termina, como em qualquer museu, em uma lojinha com diversos produtos oficiais da Seleção. Após a loja, há uma lanchonete chamada Café Canarinho, caso bata aquela fome ou sede.

A lojinha da Seleção que encerra o passeio

O Museu CBF Experience funciona diariamente, das 10h até as 18h, com última entrada 17h30. Os ingressos são adquiridos no próprio local e custam R$22, com meia entrada para estudantes e idosos. Crianças menores de 7 anos e portadores de necessidades especiais (com direito a um acompanhante) não pagam. Existem preços especiais para grupos de escolas públicas e particulares, caso necessite de mais informações, os contatos podem ser telefônico, pelo (21) 3572-1963, ou por e-mail, pelo museucbf@cbf.com.br.

A sede da CBF não possui estacionamento para visitantes, então a recomendação é utilizar o transporte público ou estacionar seu carro no Shopping Barra Plaza (exatamente ao lado da sede da CBF - não abre aos domingos), Leroy Merlin (a 3 minutos) ou, um pouco mais longe, no Barra Shopping. Tanto a entrada do Barra Plaza quanto a da CBF ficam na Av. Luís Carlos Prestes.


* Fotos no ambiente interno do Museu CBF Experience são estritamente proibidas. As imagens utilizadas nesse post, onde indicadas, são de propriedade da CBF, disponíveis no site da entidade.

No próximos post, já estaremos falando de uma nova viagem que fizemos, uma que sempre esteve em nossa listinha e finalmente tivemos o prazer de riscar!

Partiu!

2 comentários:

  1. Oi Guga, muito legal! Não sou muito fã de futebol, mas em breve visitarei o museu, quero ver os troféus!

    Abraços e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Thyago!
      Vai lá sim, tem uma parte com realidade virtual que ficou show de bola. Tudo muito moderno.
      Abraço!

      Excluir