quarta-feira, 25 de abril de 2012

Curitiba: o Equilíbrio Cidade/Natureza

E aí galera!

O nosso novo destino é a capital verde do Brasil! Visitar Curitiba já estava nos planos fazia um bom tempo. O que ouvíamos sobre a cidade é que era muito bem cuidada, cheia de verde e com um trânsito muito organizado para uma grande capital. Tinham razão. Há muito que se conhecer na capital do Paraná, então focamos nossa visita nos principais pontos turísticos da cidade e mais alguns outros de nosso gosto. Foram dois dias e meio bem corridos, mas muito interessantes!

 Nós no Parque Tanguá, uma das atrações de Curitiba.

Uma boa época para se visitar a cidade é justamente em Março, mês de aniversário da cidade. Mais uma vez aproveitamos uma das promoções da GOL em que a passagem de volta sai por apenas R$1,00. Junho, Julho e Agosto são os meses em que menos chove, mas em compensação são os mais frios! Entretanto, não duvide do frio que bate durante a noite: casacos (pesados, dependendo da pessoa) são obrigatórios na sua mala. Pegamos dias de mais de 30ºC e noites de menos de 15ºC.

 Ópera de Arame, um dos símbolos da cidade.

Ficamos hospedados na casa de amigos que moram na cidade, então vamos ficar devendo dicas de hotéis. Como passeamos sempre de carro, não aproveitamos o famoso Ônibus de Turismo da cidade. Mas já adiantamos que, pra quem não conhece nada de Curitiba, o ônibus vale sim muito a pena! São ônibus de dois andares parecidos com aqueles famosos de Nova Iorque, que rodam a cidade de 30 em 30 minutos, passando pelos principais pontos turísticos da cidade. Maiores informações no site da Prefeitura de Curitiba.

 Jardim Botânico de Curitiba, a visita é obrigatória!

Conhecida como a capital ecológica do Brasil, os parques de Curitiba são uma atração à parte. Programa certo pra quem visita a cidade, não importa qual parque você visite, vai encontrar tudo limpinho, bem cuidado e vai te fazer esquecer por algum tempo que você está em uma das maiores cidades do país. É incrível como o povo curitibano cuida da sua área verde. Destaques para os parques Tanguá e Bacacheri.

Curitiba também abriga culturas de todas as partes do mundo. Atrações como a Praça do Japão, o Memorial Ucraniano, o Memorial Árabe, a Mesquita Mulçumana Imar Ali Ibn Talib e o Museu Egípcio já dão uma idéia de como a integração entre os povos é uma marca da cidade. Todos dignos de visita!

 Museu Oscar Niemeyer, o famoso "Museu do Olho".

Isso tudo sem contar com as mais famosas atrações, como a Ópera de Arame, o Jardim Botânico e os excelentes restaurantes no bairro de Santa Felicidade, além da conhecida Feira do Largo da Ordem. Coisas para se conhecer em Curitiba não faltam! O que vimos, vamos apresentar pra vocês nos próximos posts! Esperamos que gostem!

Partiu!

2 comentários:

  1. Ah, adorei o o espaço! (:
    Vou anotas todas as dicas, meu próximo Embarque é para Curitiba. Muito bom!

    Abraço! (:

    www.entreembarques.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Que bom que gostou! Curitiba é muito mais do que eu esperava, a cidade é absurdamente bem cuidada! Parece que há uma lei municipal lá que manda ter área verde nas calçadas, o que descaracteriza um pouco a cidade como metrópole, dá uma paz diferente de outras capitais.
    Em breve teremos mais posts com os detalhes de cada ponto citado acima.
    Valeu!

    ResponderExcluir