quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Punta Cana: o Caribe de verdade

E aí galera!

O viajante brasileiro parece realmente ter adotado o Caribe como destino internacional favorito. Depois de nós invadirmos Cancun, outro destino praiano tem conquistado a preferência dos brasileiros. Punta Cana já figura entre os destinos internacionais mais visitados por nós e, como amantes dos destinos caribenhos, não poderíamos ficar de fora dessa. Mas afinal, o que Punta Cana oferece e o que esperar de lá?

 Punta Cana: quer relaxar? Vem pra cá!

Punta Cana é uma cidade completamente tomada por resorts, situada no pequeno país da República Dominicana. O país, que tem Santo Domingo como capital e faz parte de uma ilha que divide com o Haiti, possui aproximadamente 12 milhões de habitantes e tem uma característica interessante quanto às suas praias: algumas delas são banhadas pelo azul turquesa do Mar do Caribe, aquele mesmo que nos maravilhamos em nossa passagem por Cancun, enquanto parte da ilha é banhada pelo Oceano Atlântico, com águas um pouco mais agitadas e mais esverdeadas. Diferentemente do país vizinho, que recentemente foi devastado por um terremoto e até hoje sofre com a falta de um governo estável, a República Dominicana tem se desenvolvido baseado principalmente no turismo e na exploração do tabaco, cana-de-açúcar, café e o âmbar, sua principal pedra semi-preciosa. Mas ainda sim é um país bem pobre – é importante não confundir a realidade do país com o que se vê nos resorts.

A pequena cidade de La Otra Banda: a realidade do povo dominicano.

Dessa forma, esperávamos – e encontramos – uma realidade bem diferente do que vimos em Cancun, uma cidade planejada para o turismo e com toda uma infra-estrutura que te permite sair do hotel pra curtir as atrações do local. É interessante saber que não existe um “centro de Punta Cana”. Além dos resorts, existem alguns bares e restaurantes bem humildes, alguns shoppings, mas tudo espalhado pela região. Diríamos que Punta Cana é o destino ideal pra quem curte entrar no resort e se esbaldar com os sistemas all-inclusive, comendo e bebendo de tudo o dia inteiro, aproveitando as piscinas e praias privativas e os shows e atrações organizados pelo próprio hotel. Se você é um viajante mais explorador, que só usa o hotel pra dormir e tomar banho, há destinos melhores, mas ainda sim existem muitas coisas pra se ver – e vimos – fora dos muros do resort.

A República Dominicana não se resume aos resorts: explore!

Essas eram nossas expectativas e um pouco da realidade que encontramos nesse paraíso dominicano. Se animou? Pensando em colocar Punta Cana em sua listinha de destinos? Fiquem ligados no próximo post, onde vamos dar todas as informações básicas pra quem pretende esquecer do mundo e relaxar nas maravilhosas praias caribenhas...

E aí, animou?

Partiu!