sexta-feira, 10 de maio de 2013

Gramado: Mini Mundo

E aí galera!
 
Muita coisa na vida é só uma questão de ponto de vista, não é mesmo? Quem nunca se apaixonou por uma cidade antes mesmo de pisar nela, só vendo do alto, pela janelinha do avião? Em Curitiba, pudemos visitar a Torre Panorâmica da Oi e vimos a capital paranaense pequenininha, parecia até que tudo era de brinquedo... Em Gramado, levaram esse tipo de impressão ao pé da letra em uma de suas mais famosas e visitadas atrações: o Mini Mundo!
 
Chegando no Mini Mundo!
 
O Mini Mundo começou com uma família de alemães que, como muita gente em Gramado, veio recomeçar a vida no Brasil. A família Höppner abriu o Hotel Rita Höppner na cidade e, ao lado do hotel (que ainda funciona), foi criado um parquinho para a criançada da família e hóspedes do hotel. Atendendo a um pedidos dos seus netos, o vovô Otto Höppner começou a criar, literalmente, um mini mundo, retratando em pequena escala algumas das lindas e enormes construções europeias, principalmente do país natal da família, a Alemanha. Com o tempo, o pequeno espaço foi crescendo e crescendo, até se tornar o parque temático que hoje o Mini Mundo é.
 
Uma geral do Mini Mundo

O mais legal é que olhado pra um lado vemos a Antiga Europa...

...e de outro a Igreja de São Francisco de Assis, de Ouro Preto-MG!

Entretanto, retratar somente o Antigo Continente era pouco para a família Höppner. Com o tempo, outros locais do mundo passaram a ser retratados no parque, como a Cordilheira dos Andes e o aeroporto de Bariloche, na Argentina, a Estação Ferroviária de São João del Rey, em Minas Gerais e, é claro, a cidade de Porto Alegre com a Usina do Gasômetro. O Mini Mundo, apesar de pequenininho, está sempre crescendo, e tivemos a sorte de visitar o parque nos primeiros dias de sua nova atração: o Museu do Ipiranga, de São Paulo, com seu enorme jardim. Maravilhoso!
 
Os enormes castelos europeus não poupam detalhes: a foto parece escala real!
 
A riqueza de detalhes é sensacional, o trabalho é muito bem feito.
 
O Museu do Ipiranga, a mais nova atração do Mini Mundo!
 
Todas as construções do Mini Mundo são reduzidos em 24 vezes em relação às construções originais. Além das construções, vivem no Mini Mundo cerca de 2500 mini habitantes, que recebem os visitantes e passeiam pelas estradas e ferrovias, também reduzidas. Tudo absolutamente bem cuidado, nos mínimos detalhes, muito legal! Além dos mini habitantes, os ursinhos Gui e Ana, a bruxinha Ju e o Limpador de Chaminé são os personagens do Mini Mundo que animam o parque e fazem a alegria da molecada.
 
Gui, um dos personagens do Mini Mundo!
 
Visitar tantos lugares do mundo ao mesmo tempo com certeza dá fome! Relaxem, o parque oferece o Café Mini Mundo para fazer aquele lanche gostoso, com direito ao tradicional chocolate quente da cidade, além de uma linda loja com todo tipo de presentes, desde cartões postais até bichos de pelúcia do Gui, Ana e toda a turma!
 
Grazi namorando o Gui de pelúcia na lojinha do Mini Mundo.
 
O Mini Mundo fica na Rua Horácio Cardoso, 291, como dissemos, bem ao lado do Hotel Rita Höppner. O telefone para contato é (54) 3286-4055. Os ingressos são comprados na própria entrada do Mini Mundo a R$18 (meia entrada para idosos e crianças até 1,20 metro de altura). O parque funciona todos os dias, das 10h até as 17h. Queriam o que? Os mini habitantes também são gente e precisam descansar! Mas te receberão com um entusiasmo do tamanho da criatividade que criou esse pequeno mundo na cidade de Gramado.
Partiu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário