quarta-feira, 5 de junho de 2013

Canela: Parque do Vale da Ferradura

E aí galera!

E finalmente chegamos no nosso último passeio nesse dia cheio (e bota cheio nisso!) que passamos na Serra Gaúcha... Passamos pela charmosa Nova Petrópolis, visitamos a famosa Gramado e a idéia era fechar com chave de ouro nosso dia com um passeio show de bola em Canela. Se não tivemos muito tempo pra curtir o centro da cidade, o motivo ficava um pouco mais afastado dali. É no Km 6 da RS-466, também conhecida como Estrada do Caracol, que fica o Parque do Vale da Ferradura.

O Vale da Ferradura: lindo demais!

Chegar lá parece complicado, mas não é tanto assim. Vindo de Gramado em direção a Canela, já chegando lá, busque nas placas pela Estrada do Caracol. Ela é asfaltada de início, depois passa para paralelepípedos para finalmente se tornar terra. Siga sempre em frente. Passamos pelo Parque do Caracol, outro ponto turístico da cidade, mas infelizmente ainda estava fechado (o mês de reabertura seria Abril 2013). Quando você acha que já está perdido, eis que você chega! Tem algumas placas pelo caminho, não tem erro. Há estacionamento no local.

Entrada do Parque da Ferradura

O Parque oferece para seus visitantes quatro trilhas de diferentes níveis (Rio-Cai, Pórtico, Cutias e Pinguelas), sendo que a primeira tem como destino a Cascata do Arroio Caçador, um banho de cachoeira que os gaúchos que encontramos por lá adoram! Como era final de tarde já, nem cogitamos enfrentar uma caminhada longa. Mas ainda nos restava três lindos mirantes, de onde nós pudemos entender o porquê do nome do Parque.

Área de Lazer do parque, com churrasqueiras e lanchonete.

Tudo devidamente sinalizado.

O primeiro deles é o Mirante do Vale da Ferradura: é o mais próximo da entrada e onde se vê claramente os cânions que dão nome ao parque. Um visual absurdamente lindo, a mais de 400 metros de altura, onde só se ouve, de longe, o barulho das águas do Rio Santa Cruz, que cortam o vale desenhando uma ferradura, e a cascata. Logo a seguir, vem o Mirante do Arroio Caçador, onde se vê um novo ângulo do Vale e da cascata. No Mirante da Cascata do Arroio Caçador, começa a Trilha do Rio-Cai, que leva à cachoeira. O visual dos três mirantes, que são muito tranquilos de chegar (em menos de 10 minutos se chega no mais longe deles) fazem qualquer esforço pra chegar no Parque valer a pena!

Chegando no primeiro mirante... Bom, as fotos a seguir dizem tudo.


 
 

No meio de tanto verde, claro que os animais também aparecem para receber os visitantes! Quatis, cutias, gralhas azuis e macacos-prego constantemente aparecem pra alegria de quem visita o parque. Sei que é irresistível, mas não alimente a bicharada, ok?

Sensacional! Vale MUITO a visita!

O Parque do Vale da Ferradura ainda oferece churrasqueiras, banheiros e uma lanchonete. Um lugar agradável demais pra se levar a família ou os amigos, queimar uma carne, beber e curtir a natureza... Mas não se esqueça de deixar tudo limpinho!

A entrada custa R$8 (com meia-entrada para crianças e idosos). Para maiores detalhes, o telefone para contato é (54) 9625-6839.

Partiu!

4 comentários:

  1. Ei Gustavo,
    O parque da Ferradura é muito legal. Gostei muito da vista e dos animais. Não imaginava que teria uma paisagem tão bonita! Que pena que o do Caracol estava fechado.
    Abraços,
    Lillian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lillian!
      Eu nem imaginava que existia esse parque em Canela. A gente fica com aquela imagem da cidadezinha alemã, pacata e tal, mas esquece de pesquisar por outras atrações! Demais!
      O Parque do Caracol ficou muito tempo fechado, ele deve estar por abrir já. Mais um motivo pra voltarmos!
      Obrigado por comentar!
      Valeu!

      Excluir
  2. O Pq da Ferradura é lindo mesmo, com uma vista excelente. Nunca fiz as trilhas, mas já curti muito de seus encantos! Abraços,

    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!
      Também não fizemos as trilhas, mas vimos uma família com crianças que já tinha feito, então ficamos com a impressão de que é tranquila hehehe... Que pena, mais um motivo pra voltarmos pra Canela! =)
      Obrigado por comentar!
      Valeu!

      Excluir