terça-feira, 10 de junho de 2014

10 Aplicativos para sua Viagem

E ai galera!

Antes de entrarmos numa nova série sobre um novo destino, resolvemos dar algumas dicas gerais de viagem pra vocês. A cada dia, os smartphones se apresentam como uma ferramenta essencial para o viajante: a informação está na palma da sua mão no momento em que você desejar, salvando de alguns perrengues e indicando bons caminhos. Nesse post, vamos indicar dez aplicativos que usamos em nossas viagens e que também podem ajudar vocês!

Mala, mochila... e celular, claro!

1) Word Lens
Esse talvez seja o mais legal dos aplicativos que cito nesse post. Com a câmera do telefone, mire uma placa a qual você tentou ler, mas não entendeu por que seu inglês (ou espanhol, russo, italiano, francês, alemão...) é fraco. A imagem no telefone mostra as palavras traduzidas para a linguagem de sua preferência! Testamos com algumas placas em inglês e a maioria traduziu certinho! Aproveite que o app é grátis (e não usa internet) e teste também! Há versão para iOS e Android.

2) Google Tradutor
O nome já diz tudo. Fácil de usar, grátis e com versões para todas as plataformas. Claro que, algumas vezes, ele dá umas traduções meio doidas, mas já ajuda muito. É a versão app do site. Precisa de internet para funcionar. Disponível para iOS e Android.

3) Right Size
O Right Size é um aplicativo conversor de tamanhos de roupas – desde camisas até calçados – de alguns países, como Brasil, EUA, Reino Unido, Argentina, Itália, França, Alemanha, Espanha, Canadá e outros países da zona do Euro. Muito útil, é essencial naquele espaço do roteiro que reservamos para as famosas compras. O aplicativo na Apple Store está por US$1,99 e há versão para iOS e Android.

Right Size: ótimo para compras!

4) TripAdvisor
O clássico, e ainda muito útil, TripAdvisor é outro aplicativo indispensável para um bom viajante. Use seu GPS para procurar atrações, hotéis e restaurantes próximos, além de ver a tradicional avaliação do site, o mais utilizado no mundo para esse fim. Um limitante é que ele necessita de alguma rede para funcionar (o 7º aplicativo da nossa lista pode te ajudar). Existem inúmeros apps de sites que fazem mais ou menos a mesma coisa, como por exemplo o Minube. Versões free para iOSAndroid e Windows Phone.

5) TripAdvisor City Guides

Se a falta de uma rede móvel limita você usar seu GPS, o TripAdvisor City Guides pode te ajudar. Com ele, você baixa previamente mapas, guias e dicas da cidade de sua escolha. Dessa forma, quando você estiver na rua, sem rede móvel, poderá acessar todas essas informações sem problemas! A lista de cidades ainda é um pouco limitada (são 82 de todo mundo, mas apenas 6 das Américas Central e do Sul) mas as principais estão lá. Versões free para iOS e Android.

6) Foursquare
O já famoso aplicativo vai bem além de fazer seus check-ins e postar para seus amigos nas redes sociais. As dicas deixadas pelos usuários são ótimas, seja pra escolher o melhor prato naquele restaurante desconhecido ou para descobrir a senha do wi-fi de certo estabelecimento. Você precisa de uma rede móvel para acessar o GPS e, consequentemente, as dicas, mas o próximo aplicativo do nosso Top 10 pode te ajudar. Mais um aplicativo grátis e com versões para iOS e Android.

7) Mandic Magic
Esse aplicativo é um apêndice do Foursquare que tem como objetivo descobrir a senha dos wi-fi de estabelecimentos comerciais próximos de sua localização, a partir do GPS de seu aparelho. Essencial pra quem está viajando sem um cartão local para utilizar a internet móvel, dependendo exclusivamente de redes wi-fi espalhadas por aí. Vale fazer o teste: além de free, funcionou muito bem em alguns pontos do Rio de Janeiro. Existe outros programas bons do mesmo gênero, como o Free Wi-Fi Finder. Há versão iOS e Android.

8) Currency
Simples e rápido, o Currency é um conversor de moedas do mundo todo. É possível colocar na mesma tela quantas moedas forem desejadas e fazer a comparação rapidamente. O default do aplicativo compara R$1 com as demais moedas, mas pode-se alterar esse valor que o aplicativo faz a conta sozinho.  Existem outros apps mais complexos, como o XE Currency, que tem até gráficos das variações do câmbio. Existem aplicativos desse tipo para todas as plataformas: busque na loja de apps de seu sistema e escolha o que melhor te atende!

9) Expense Manager
Pra quem é neurótico com seus gastos durante uma viagem, o Expense Manager é uma excelente ferramenta. Com ele, é possível registrar todos os seus gastos por dia, classificando se foi em dinheiro ou cartão, dando uma ideia boa dos gastos diários. Existe uma versão Pro (paga) onde você pode até digitalizar as notas fiscais. Também existem diversas versões: teste e escolha o seu preferido!

Controlando seus gastos com o Expense Manager.

10) MileBlaster
Que tal gerenciar todos os seus planos de milhagem em um aplicativo só? É o que propõe o MileBlaster. Mesmo sendo um aplicativo estrangeiro, consegui cadastrar o Smiles e o Multiplus sem problemas (não consegui cadastrar o Tudo Azul, por exemplo). Pode não te ajudar muito durante uma viagem, mas é uma mão na roda durante o planejamento. Há versões para iOS e Android.

Claro, além desses, sempre bom ter instalado em seu smartphone os tradicionais WhatsApp, Instagram (siga o nosso!), Facebook (curta nossa fanpage!), Twitter (nos siga por aqui também!), Google+ (também estamos aqui!) enfim, suas redes sociais para compartilhar sua viagem com seus amigos ou avisar pros pais que você ainda está vivo (ou que precisa de dinheiro pra voltar pra casa, enfim). O importante é ter as ferramentas básicas em mãos para qualquer necessidade!

Usam mais algum diferente desses? Comenta aí!

Partiu!

10 comentários:

  1. Muito útil o Post!! é indispensável em uma viagem esses aplicativos. Gosto de App do metrô local tb...abçs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Dudu!
      Cheguei a ver esse aplicativo também, mas não cheguei a utilizar pra ver se funcina bem. Na Europa, onde tem muito metrô, deve ser uma mão na roda!
      Valeu!

      Excluir
  2. Bem útil mesmo este post, Gustavo! Já anotei para experimentar alguns na minha próxima viagem. Ah! Compartilhei o link na minha fan page! ;-) Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Obrigado! Testa tudo mesmo, só coloquei aplicativos free pro pessoal poder baixar e brincar. Se achar algum outro legal, compartilha com a gente!
      Valeu!

      Excluir
  3. Excelente post Gustavo!! Parabéns e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilder!
      Obrigado pela visita! Espero que o post possa te ajudar na sua próxima viagem!
      Valeu!

      Excluir
  4. Muito legal o post Gustavo!

    O right size está USD 1,99 na apple store...eu cogitei comprar para a última viagem que fiz, mas pãodurei! rs

    Um aplicativo que eu também gosto muito é o City Maps 2Go que também é grátis. Com ele, você baixa previamente o mapa da cidade desejada e acessa esse mapa depois sem necessidade de internet. Tem informações de paradas de ônibus, estações de metrô, principais pontos turísticos, além de mostrar também a sua localização atual!
    Ajuda muito na hora de se localizar! Já fiquei perdida estando há 1 quadra do local procurado! E com o app isso não acontece mais! rs! Fica a dica! ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Jordana!
      Boa dica, vou baixar aqui pra testar. Acho que o TripAdvisor City Guides também tem mapa offline, mas deve precisar de internet pra usar o GPS.
      Valeu!

      Excluir
  5. Show de bola o post! Não conhecia boa parte desses aplicativos. Úteis demais. Valeu pelas dicas

    ResponderExcluir