segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Assunção: Panteón Nacional de los Héroes

E ai galera!

Dentre os pontos que visitamos durante nosso tour pelo Centro Histórico de Assunção, resolvemos detalhar os que consideramos os mais importantes, aqueles que não podem faltar no seu roteiro. O Paraguai já foi um país muito rico e próspero, mas que infelizmente acabou sofrendo demais pelas guerras pelas quais passou, principalmente a Guerra do Paraguai. E, como todo país que entra em guerra, acaba por criar heróis nacionais, pessoas que lutaram e deram duas vidas pela pátria. No intuito de homenagear tais heróis, foi construído bem no centro de Assunção o Panteão Nacional dos Heróis, ou o Panteón Nacional de los Héroes.


O Panteón e seus guardas 

 A Plaza de los Héroes
                                        
Apesar de ser uma construção pequena, é uma das mais bonitas da cidade. Situada na Plaza de los Héroes, começou a ser construído em 1863 visando ser um oratório católico, inspirado nas grandes igrejas italianas. As obras foram interrompidas com a Guerra do Paraguai e completadas apenas em 1936, já homenageando personalidades paraguaias como Carlos Antonio López (o primeiro presidente do país) e Francisco Solano López, entre outros. Também jazem ali os restos mortais de dois soldados paraguaios desconhecidos, prática comum em alguns locais, como o Monumento aos Pracinhas, no Rio de Janeiro.

Realmente, lembra muito as igrejas italianas...

Os túmulos devidamente identificados cobertos por bandeiras paraguaias

O Panteão, apesar de ter visitação liberada, é vigiado por dois guardas do exército paraguaio, devidamente trajados, lembrando um pouco aqueles guardas britânicos. Imóveis, um de frente para o outro, ficam ali por horas! Quando há a troca da guarda, há uma pequena cerimônia – que não conseguimos ver, pois a hora da troca da guarda varia muito – mas há quem diga que vale a pena conferir. Lá dentro, além dos túmulos e da arquitetura bem estilo italiana, placas com homenagens de diversos países estão espalhadas pelas paredes do mausoléu.

Esculturas e placas de homenagens

Pela noite, o Panteão dá um show à parte. Luzes azuis, brancas e vermelhas se alternam ao iluminar o monumento, sendo alvo fácil pras máquinas fotográficas e celulares. E não é só em datas especiais não: toda noite! Uma boa pedida é degustar uma empanada e tomar umas cervejas no Bar do Lido, bem em frente ao Panteão, sentado na calçada e curtindo as luzes.

O Panteón pela noite: demais!

No próximo post, vamos mostrar mais um monumento histórico de Assunção (e que também é lindo pela noite)!

Partiu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário