segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Rio de Janeiro: Monumento aos Mortos da II Guerra

E aí galera!

Lembram-se do nosso post sobre o Forte de Copacabana? É aquele típico lugarzinho no Rio de Janeiro em que a gente passa de carro ou de ônibus, mas nunca dá uma paradinha pra conferir o que tem por lá. Quando finalmente visitamos, acabamos nos surpreendendo e acabamos querendo compartilhar! O nosso próximo destino também é um desses! Quem passa pelo Aterro do Flamengo e olha em direção à Baía de Guanabara, observa aqueles três monumentos e se pergunta o que será que tem por lá. Pois matamos essa curiosidade e conhecemos o Monumento aos Mortos da IIGuerra Mundial!
  
O Pórtico Monumental, o Monumento à Aeronáutica... 

 ...e a homenagem às Três Armas.

Também conhecido como Monumento aos Pracinhas, inaugurado em 1960, tal monumento, de fato, são três grandes obras. A primeira, e que chama mais atenção pelo tamanho, é o Pórtico Monumental, que simboliza dois braços abertos dando graças aos Céus. Com 31 metros de altura, ela é toda feita em granito. A segunda, em metal, faz menção à Aeronáutica. A terceira, mais a direita e também feita em granito, simboliza as três armas: Exército, Marinha e Aeronáutica. Ainda, sob a plataforma que ostenta as três obras, há dois lindos painéis de azulejos que homenageiam os mortos do confronto: jamais imaginaria que esses painéis estivessem lá! Fantástico!

Um dos painéis de azulejos que homenageia os mortos na Guerra.

Mas o Monumento aos Pracinhas não são apenas essas três esculturas! Também sob a plataforma, existe o Mausoléu, com restos mortais de soldados brasileiros que lutaram na II Guerra e foram trazidos da Itália na década de 1960. Uma das urnas passou a ser conhecida como a do “Soldado Desconhecido”. Além do Mausoléu, existe um pequeno Museu, onde podem ser encontrados objetos da época e um grande acervo militar incluindo mapas, figuras, cartas militares, enfim, objetos que nos ajudam a conhecer todo o cenário do país na época da guerra.

Museu sob a plataforma: visita guiada vale a pena!

Calma pessoal! É muita informação ao mesmo tempo? O Monumento oferece visitas guiadas que podem ser marcadas pelos telefones (21) 2240-1283 ou (21) 2240-1333. O serviço de atendimento a visitantes funciona de terça a domingo, das 10h às 16h.

Quem visita o Monumento aos Mortos da II Guerra Mundial, fora a aula de história do Brasil, ainda ganha de brinde o visual do Parque do Flamengo e da Baía de Guanabara, que podem ser conferidos nos fundos do Monumento. Existem pistas para ciclistas, muitas árvores e um clima ideal pra levar toda a família. Mais uma visita na faixa, misturando muita história e muita natureza no Rio de Janeiro. Fiquem ligados pra mais dicas no Check-In!

Vista dos fundos do Monumento: precisa dizer algo mais?

Partiu!