segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Rio de Janeiro: Monumento aos Mortos da II Guerra

E aí galera!

Lembram-se do nosso post sobre o Forte de Copacabana? É aquele típico lugarzinho no Rio de Janeiro em que a gente passa de carro ou de ônibus, mas nunca dá uma paradinha pra conferir o que tem por lá. Quando finalmente visitamos, acabamos nos surpreendendo e acabamos querendo compartilhar! O nosso próximo destino também é um desses! Quem passa pelo Aterro do Flamengo e olha em direção à Baía de Guanabara, observa aqueles três monumentos e se pergunta o que será que tem por lá. Pois matamos essa curiosidade e conhecemos o Monumento aos Mortos da IIGuerra Mundial!
  
O Pórtico Monumental, o Monumento à Aeronáutica... 

 ...e a homenagem às Três Armas.

Também conhecido como Monumento aos Pracinhas, inaugurado em 1960, tal monumento, de fato, são três grandes obras. A primeira, e que chama mais atenção pelo tamanho, é o Pórtico Monumental, que simboliza dois braços abertos dando graças aos Céus. Com 31 metros de altura, ela é toda feita em granito. A segunda, em metal, faz menção à Aeronáutica. A terceira, mais a direita e também feita em granito, simboliza as três armas: Exército, Marinha e Aeronáutica. Ainda, sob a plataforma que ostenta as três obras, há dois lindos painéis de azulejos que homenageiam os mortos do confronto: jamais imaginaria que esses painéis estivessem lá! Fantástico!

Um dos painéis de azulejos que homenageia os mortos na Guerra.

Mas o Monumento aos Pracinhas não são apenas essas três esculturas! Também sob a plataforma, existe o Mausoléu, com restos mortais de soldados brasileiros que lutaram na II Guerra e foram trazidos da Itália na década de 1960. Uma das urnas passou a ser conhecida como a do “Soldado Desconhecido”. Além do Mausoléu, existe um pequeno Museu, onde podem ser encontrados objetos da época e um grande acervo militar incluindo mapas, figuras, cartas militares, enfim, objetos que nos ajudam a conhecer todo o cenário do país na época da guerra.

Museu sob a plataforma: visita guiada vale a pena!

Calma pessoal! É muita informação ao mesmo tempo? O Monumento oferece visitas guiadas que podem ser marcadas pelos telefones (21) 2240-1283 ou (21) 2240-1333. O serviço de atendimento a visitantes funciona de terça a domingo, das 10h às 16h.

Quem visita o Monumento aos Mortos da II Guerra Mundial, fora a aula de história do Brasil, ainda ganha de brinde o visual do Parque do Flamengo e da Baía de Guanabara, que podem ser conferidos nos fundos do Monumento. Existem pistas para ciclistas, muitas árvores e um clima ideal pra levar toda a família. Mais uma visita na faixa, misturando muita história e muita natureza no Rio de Janeiro. Fiquem ligados pra mais dicas no Check-In!

Vista dos fundos do Monumento: precisa dizer algo mais?

Partiu!

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu Dindin!!
      Vale uma visitinha lá hein cara, só tinha visto de longe, muito legal!
      Abração!

      Excluir
  2. Curti muito! Vou fazer uma visita guiada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Depois conta pra gente como foi!
      Nós conhecemos por acaso, eu estava participando de uma corrida no Aterro do Flamengo e resolvi dar um pulo lá pra conhecer. Fiquei conversando com o segurança e ele foi praticamente um guia hahaha...
      Ainda volto pra fazer a guiada e não perder nada!
      Obrigado por comentar!
      Valeu!

      Excluir