quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Montevidéu: Palácio Legislativo

E aí galera!

Quando montamos o roteiro pra Montevidéu, tivemos uma pequena limitação no que tange as atrações que visitaríamos. Indo numa sexta e voltando num domingo, teríamos que escolher a dedo quais destinos visitar no primeiro dia, já que muitos deles só funcionavam durante os dias úteis e em horário comercial (até as 17h). Pelo que andei pesquisando antes da viagem, dentre várias opções, uma atração que me deixou bem curioso foi a visita guiada no Palácio Legislativo de Montevidéu.

 O lindo Palácio Legislativo de Montevidéu!

O Palácio Legislativo é uma grande e linda construção situado na Av. de Las Leyes (entretanto a entrada para visitantes fica de frente para a Av. General Flores), onde ficam a Câmara dos Deputados e o Senado do Uruguai. As grandes colunas na entrada principal são feitas de mármore de carrara italiano – informação do taxista que nos levou até lá, mas confirmei depois hehehe... – e mostram um pouquinho da época em que o Uruguai era um grande paraíso fiscal e um dos mais ricos países da América do Sul. Aliás, o Palácio foi assinado pelo arquiteto italiano Gaetano Moretti e reflexo da forte influência da imigração italiana no país.

As enormes colunas de mármore italiano dão um charme a mais!

O local ainda abriga o original da Primeira Constituição do Uruguai, uma enorme biblioteca e, como vocês verão nos posts seguintes, muitas informações sobre o General José Gervasio Artigas, herói nacional uruguaio, muito respeitado por lá. Ainda que você não curta a história do país, o visual de dentro do prédio é tão impressionante quanto do lado de fora: tudo lindo, impecável e com muitas partes recém-reformadas ou restauradas. É um passeio pouco divulgado, mas que não tive dúvidas em escolher dentre tantos outros que só poderíamos fazer na sexta-feira.

Do pouco que vimos por dentro, tudo muito bonito!

Faríamos a visita às 15h, mas, infelizmente, por causa do probleminha que tivemos com os táxis, acabamos perdendo a hora e por causa do próximo destino que havíamos planejado, não poderíamos participar do próximo horário. Mas recomendo fortemente a visita, pois o prédio é lindo e pra quem quer aprender um pouquinho sobre a história uruguaia, vale muito a pena! O ingresso para a visita guiada custa 70 pesos uruguaios e rolam às 10h30 e 15h para estrangeiros, com guias que falam inglês e português. Há horários alternativos, mas somente para nativos, e em espanhol.

Além do próprio prédio, os jardins e estátuas são impecáveis!

Nos atrasamos pra essa atração, mas chegamos bem a tempo para a próxima! Fiquem ligados para conhecer mais um símbolo de Montevidéu!

Partiu!

4 comentários:

  1. Não cheguei a ir nesse palácio não...é distante do centro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ayla!
      Fica a aproximadamente 4 km da Plaza Independencia, não é longe não. Deu menos de 10 minutinhos de táxi, deve dar por aí de ônibus.
      No site "Meus Roteiros de Viagem" tem um post com as fotos internas, muito bonito (http://www.meusroteirosdeviagem.com/2012/07/visita-palacio-legislativo-montevideu.html). Foi esse post que me motivou a visitar o Palácio!
      Valeu por comentar!
      Beijos!

      Excluir
  2. Ei Gustavo,

    Ótima dica de passeio. Ainda não conheço Montevidéu, mas com certeza quando for esse palácio estará na lista. Adoro fotografar essas construções.

    Abraços,
    Lillian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lillian!
      Com certeza, vale muito a pena, principalmente pra quem curte história (pelo tour) e arquitetura (pelo prédio, inclusive interior, que é lindo).
      Só fica esperta que só funciona de segunda a sexta nos horários que informamos no post!
      Obrigado por comentar!
      Valeu!

      Excluir