domingo, 30 de dezembro de 2012

Montevidéu: Vale a pena andar de Táxi?

E aí galera!

Antes de falar sobre nosso primeiro passeio em Montevidéu, gostaria de compartilhar com vocês um pequeno erro de planejamento nosso que afetou um pouco a nossa viagem e talvez nos tenha feito gastar mais do que o necessário: a questão da locomoção. Uma viagem de praticamente dois dias (meia sexta, o sábado e meio domingo - veja o roteiro) numa cidade que não é tão grande nos obrigou a pensar em uma estratégia de locomoção mais ágil, ainda que fosse mais cara. A solução – que pelo menos parecia óbvia – foi abusar dos táxis. Parecia ótimo: com o Che Lagarto tão perto das coisas, os poucos passeios de táxi não custariam tão caro e ainda ganharíamos tempo! Mas...

 Nosso transfer do aeroporto pro hotel foi tranquilo. Depois...

Descobrimos na marra que pegar táxi em Montevidéu – pelo menos durante os dias úteis – é bem complicado. Acostumado com a chuva de carros amarelos que acontece no Rio de Janeiro, onde se levanta a mão e um táxi para imediatamente na sua frente, me deparei com uma cidade que, ainda que não tenha trânsito, tem poucos táxis disponíveis e achar um livre é questão de sorte. Levamos 30 minutos pra pegar um táxi pro Palácio Legislativo, que ficava a apenas 5 km do hostel, o que nos fez perder a visita guiada planejada pras 15h. Após chegarmos lá, pegar outro táxi para o próximo destino também foi difícil.

Os táxis raramente param para buscar passageiros nas ramblas (avenidas na orla).

A explicação que me deram por lá é que, diferente do que acontece aqui no Brasil, onde os táxis são particulares, no Uruguai eles são da Prefeitura. Dessa forma, rola um horário de “troca de motorista”, onde os caras não pegam ninguém e voltam pra garagem. E parece que essa troca aconteceu justamente na hora que estávamos precisando do táxi. A boa notícia é que, nos finais de semana, a situação melhora bastante, mas ainda longe do que vemos por aqui. Por exemplo, no sábado, depois que jantamos fora, pedimos para o restaurante nos chamar um táxi por telefone e fomos aconselhados a esperar na rua, pois seria mais rápido. Acabamos indo pro Shopping Punta Carretas, próximo ao restaurante e local lógico de ter um ponto de táxi, mas nos deparamos com uma longa fila.

Nos táxis de rua, o motorista fica separado dos caronas e o dinheiro passa por uma janelinha.

Então minha dica (importante deixar claro que é baseada na nossa experiência por lá) é: numa situação de poucos dias e roteiro cheio, como era a nossa, alugue um carro. É mais ou menos o mesmo custo por menos perrengue. Não estamos condenando o uso do táxi na cidade, claro. Mas com o carro, você ganha liberdade de ir e vir, numa cidade com trânsito tranqüilo, e otimiza seu curto tempo. Claro, se você tiver mais tempo pra aproveitar a cidade, a dica não se aplica: use e abuse dos ônibus – passam toda hora pra todos os lugares e são bem mais em conta.

Mesmo em locais óbvios, como o Shopping Punta Carretas, as filas pro táxi são enormes!

Dada a dica, no próximo post, vamos mostrar um programa bem legal que acabamos não fazendo justamente por causa desse problema, mas que aconselhamos a todos: a visita guiada ao Palácio Legislativo!

Partiu!

10 comentários:

  1. Abra a mão e alugue um carro!!! hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ê Ermitão!
      Hahahaha, se eu quisesse economizar, faria tudo de ônibus né! Só quis otimizar meu tempo, e acabei me enrolando no início. Acho que se eu alugasse um carro, sairia mais ou menos o mesmo preço, visto que o táxi por lá é mais ou menos o preço daqui do Brasil.
      Imaginei que fosse algo parecido com Buenos Aires, onde dizem ser muito barato.
      Abraço!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gustavo! Será que você deu azar ou eu que dei sorte? Quando eu e Bruno fomos, não tivemos nenhum problema para pegar taxi não... Na rodoviária, por onde chegamos de Punta del Este, tinha uma fila de táxi esperando. No albergue e nos restaurantes que fomos, todas as vezes que pedimos o táxi chegou bem rapidinho. Até mesmo no Punta Carretas pegamos táxi sem problemas...tinha uma longa fila de táxis esperando na saída principal. Também pegamos muitos ônibus! Como você falou, acho que vale a pena, já que passam com bastante frequência e como a cidade é pequena, nem se perde muito tempo no trajeto. Só peguei táxi mesmo a noite, quando tava cansada ou com mala. Ficando um pouco mais de tempo que vocês acho que é desnecessário alugar carro, até mesmo para evitar o stress com estacionamento, pois sendo Montevideo uma cidade antiga, não tem muitos estacionamentos disponíveis no centro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ayla!
      Então, como disse no post, a dica fica por conta da experiência que tivemos lá, pode ter sido azar. Principalmente no Shopping Punta Carretas, achamos uma mega fila demorada, a Grazi quase me matou hehehe...
      Com certeza, com mais tempo, pegar ônibus é a melhor opção. Passam direto e pra todos os lugares.
      Quanto à cidade, linda! Adoramos! Ainda precisamos voltar pro Uruguai pra "ticar" Punta del Este e Colônia de Sacramento!
      Valeu por comentar!
      Beijos!

      Excluir
  4. Taxi é um problema no Uruguai todo. Em Punta é ainda pior. É perigoso até perder o vôo. O melhor é alugar no aeroporto um carro e devolver do wfo for pegar o voo de volta. Vale negociar e pechinchar q sempre rola um desconto. Ato custa a diária no Che Lagarto? Eu costumo ficar no Palácio (bartolome mitre quase esquina com Sarandi). É um hotel pequeno e muito limpo, com diaris de 50 dólares. É perto dos barzinhos mas não tem café da manha

    ResponderExcluir
  5. Taxi é um problema no Uruguai todo. Em Punta é ainda pior. É perigoso até perder o vôo. O melhor é alugar no aeroporto um carro e devolver do wfo for pegar o voo de volta. Vale negociar e pechinchar q sempre rola um desconto. Ato custa a diária no Che Lagarto? Eu costumo ficar no Palácio (bartolome mitre quase esquina com Sarandi). É um hotel pequeno e muito limpo, com diaris de 50 dólares. É perto dos barzinhos mas não tem café da manha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo!
      Bom saber que teremos esse problema em Punta, ainda temos que visitar lá!
      Então, sobre o Che Lagarto, nós ficamos lá de graça por que ganhamos as diárias numa promoção, mas pelo que vi no site deles, o quarto que ficamos (duplo com banheiro privativo) sai por 70 dólares a diária. Esse Palácio também é muito bem localizado, não conhecia. De repente acaba valendo mais a pena que o Che Lagarto né?
      Obrigado por comentar!
      Abraços!

      Excluir
  6. O pagamento da passagem de ônibus é no próprio ônibus(com motorista ou trocador) ou tem que comprar em bancas de jornais etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não chegamos a pegar ônibus por lá, mas pelo que vi o pagamento é direto no motorista.
      Abraços!

      Excluir