quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cancun e Panamá: o que é preciso?

E aí pessoal!

Nosso primeiro post sobre a nossa primeira viagem internacional não poderia tratar de outro assunto senão a preparação e a caça às informações importantes.

Como comentado na última postagem, nossa viagem será para Cancun (México, 7 dias) passando dois dias em Ciudad de Panamá. Mas a idéia inicial não era essa: o destino seria Bariloche, mas o tal do vulcão chileno acabou mudando nossos planos. Paciência, a Argentina pode esperar. A passagem pelo país caribenho se justifica. A única companhia aérea com vôos para Cancun saindo do Rio de Janeiro era a Copa Airlines, que é uma companhia panamenha. Na ida, faremos uma pequena parada apenas para trocar de avião, e não teremos tempo pra conhecer a cidade com calma. Na volta, chegaríamos no Panamá no final do dia, com o vôo para o Rio de Janeiro apenas na manhã do dia seguinte. Em outras palavras: dormiríamos lá e não conheceríamos nada! Resolvemos aproveitar a oportunidade e decidimos pedir mais um dia cheio por lá.

ATUALIZAÇÃO (18/03/2013): Conforme amplamente noticiado no dia de hoje em diversos portais, foi retomado um acordo entre os governos mexicano e brasileiro que isenta a necessidade de visto para brasileiros no México para viagens de até 90 dias. Entretanto, esse prazo pode ser prorrogado pelos mesmos 90 dias, resultando em 6 meses de viagem sem o documento! O mesmo vale para mexicanos em terras tupiniquins! Vamos manter as informações do post original, para o caso de alguém necessitar.

A primeira pergunta que costuma aparecer é: precisa de visto? Para o México, é necessário tirar o visto somente caso você não tenha o visto norte-americano. Mas sem estresse: o procedimento é muito rápido e no dia seguinte em que levamos a documentação, buscamos nossos passaportes. As informações do que levar podem ser encontradas no site do CONSULADO MEXICANO. Para o Panamá, só é necessário visto para estadias acima de 30 dias, o que não será o caso. Porém, o que não é informado nas agências de viagem, é que é necessário o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia para a Febre Amarela. Calma, o nome é mais complicado do que como tirar o documento! Para tal, basta procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua casa que aplique a vacina e levar o comprovante de vacinação para o posto da ANVISA (geralmente tem um no aeroporto internacional). Mas atenção: a vacina deve ser tomada até 10 dias antes da viagem! Procure seu CONSULADO PANAMENHO, para mais informações.

ATUALIZAÇÃO (20/01/2015): a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou uma nova lista de países que requerem o Certificado. O Panamá NÃO o exige mais (apesar de ainda recomendar). O México, que tinha passado a exigir o Certificado, voltou atrás e não o recomenda. Para a lista completa dos países onde o documento é necessário, acesse esse LINK.

Estamos viajando no mês de julho, devido às nossas disponibilidades. Em todo Caribe, é verão, e as estações do ano por lá são bem típicas: pegaremos forte calor e algumas pancadas de chuva, geralmente no finais dos dias. Vamos ter certeza disso quando formos pra lá, mas muita gente nos confirmou a informação. A época de tornados e furacões começa por volta de Agosto e Setembro, mas sempre pode variar.

Já fizemos os roteiros para os dois destinos, mas só vamos divulgar quando voltarmos, pra podermos municiar vocês com informações mais precisas, até por que pode haver alterações dos planos até lá.

Provavelmente nosso próximo post será de Cancun. Esperamos compartilhar ótimas notícias!

Partiu!

60 comentários:

  1. A Grazi não gostou muito da idéia de tomar agulhada né!
    Bjs !

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha, pois é, mas não dói nada!
    E a recompensa é boa né! rsss...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. hehehe é... fiquei com receio do braço ficar mto doído, mas a vacina é suuuuper tranquila. Bjos Rose.

    ResponderExcluir
  4. Estou indo para Cancun em fevereiro de 2012 e adorei as dicas do seu blog.
    Fui para o Chile em junho e achei mto caro comprar lá.
    Em Cancun as coisas são baratas? Onde comprar?
    Uma base (Dior) estava custando R$150,00...

    ResponderExcluir
  5. Camilinha,
    Com toda certeza, comprar em Cancun será mais barato do que no Chile. Nós não compramos muito por lá por que ainda iríamos para o Panamá, onde as coisas são muito baratas também!
    Vimos que na Zona Hoteleira, existem alguns shoppings com lojas duty-free e preços bem parecidos com o Panamá. O shopping La Isla é um deles, tem uma enorme loja duty-free, loja da Nike, entre outras marcas, mas há outros shoppings que não visitamos que tinham lojas desse tipo.
    Obrigado pela visita ao blog e boa viagem!

    ResponderExcluir
  6. Olá Gustavo,

    Adorei seu blog. Estou indo pra Cancun em Abril e na volta farei uma conexão de aprox 07 hrs no Panamá onde quero ir fazer compras no Albrook. Já andei selecionando algumas lojas pra não perder tempo, mas me diga: como se achar naquele shopping imenso.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Heheheh, é uma tarefa complicada mesmo... No city tour que fizemos, recebemos da guia alguns mapas do shopping localizando as lojas todas, foi uma mão na roda! Acho que nas entradas do shopping também há esses mapas.
    Só tome cuidado para não perder sua conexão! O aeroporto de Tocumen não é tão pertinho assim do Albrook Mall e o trânsito em Ciudad de Panamá é imprevisível! O shopping é bem grande, você não vai conseguir andar nele todo e fazer compras nesse curto tempo! Tem que saber em qual loja você quer ir e só ir nelas!
    No mais, boa viagem! E qualquer dúvida, pode voltar e perguntar!
    Obrigado pela visita!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelo retorno Gustavo.
    Pois é, por isso que já gostaria de ter uma noção de localização das lojas. Mas, já selecionei as que quero ir pra não perder tempo.
    Mas, será que dá pra ir ou é muito arriscado devido ao transito. E aquele Metromall? Ele é mais próximo. Chegou a conhecer?

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Não, só fomos no Albrook Mall (umas duas vezes!) e no Multiplaza.
    Estou vendo no mapa onde fica o MetroMall, ele é bem mais perto do aeroporto do que esses dois que visitei, mas tem que pesquisar se lá tem as lojas que você gostaria de ir. Dá uma olhadinha no site deles: http://www.metrocentro.com/inicio-pa
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. OK, MAS COMO JÁ ESTEVE LÁ, ACHA QUE DÁ PRA ARRISCAR O ALBROOK?

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Não recomendo arriscar o Albrook Mall, seu tempo será muito curto.
    MetroMall pode ser sua opção. Aliás, o free shopping do aeroporto é enorme, tem várias lojas, você pode encontrar algo de bom lá sem ter que ir pra longe.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. OK. VALEU PELAS DICAS. DESCULPE O INCOMODO!ABS,

    ResponderExcluir
  13. CASAL: GRAZI E GUSTAVO. ESTE BLOG DE VOCÊS É DEMAIS! UMA VERDADEIRA VIAGEM.............ESTOU ME SENTINDO EM CANCUN E MINHA ANSIEDADE ESTÁ AUMENTANDO....
    LI HOJE SOBRE OS MERGULHOS EM COZUMEL E AQUELE DO XCARET.NUNCA MERGULHEI DE CILINDRO, MAS É UM DOS MEUS OBJETIVOS LÁ.É CARO? POSSO IR TRANQUILA? É CERTEZA QUE NÃO VEREI TUBARÕES, POIS É A UNICA COISA QUE TEMO...

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Sobre o mergulho no Xcaret (o passeio do Sea Trek) é SUPER tranquilo, não tem perigo algum! Mesmo que dê algum problema no equipamento - o que é bem improvável - os mergulhadores ficam sempre por perto pra ajudar e a profundidade é pequena (3 m).
    O mergulho com cilindro em Cozumel é bem pertinho da praia. O nosso guia comentou que é bem raro aparecer tubarões naquela área, que nós não devíamos nos preocupar. E te digo com toda certeza: foi um dos melhores passeios! Nós nunca tínhamos mergulhado antes e foi espetacular, você TEM que fazer! Não me recordo do preço, mas não é tão caro não. Compramos o pacote com o Alvaro que incluia o translado e um almoço no Hard Rock, que ficou bem em conta!
    Em resumo: não se preocupe com perigo ou dinheiro. Depois de fazer esses dois passeios, você não vai nem se lembrar de quanto custou!
    Qualquer coisa, só voltar aqui!
    Obrigado pela visita!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  15. E A COMIDA? BASTANTE DIVERSIFICADA NÉ? EU E MEU MARIDO SOMOS RUINS PRA COMER. PEGAMOS ALL INCLUSIVE, POIS NÃO FAREMOS TANTOS PASSEIOS.MAS, POR EX NÃO GOSTAMOS DE FRUTOS DO MAR E JAPONES. TEM VARIEDADE DE PRATOS INTERNACIONAIS? VARIEDADE DE FRUTAS....? VALEU!

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Como Cancun é um destino internacional, a variedade de comida é absurda, você pode comer de tudo que quiser, ainda mais se tratando da comida do hotel. Apenas atente quanto à pimenta, pois eles gostam de "turbinar" algumas comidas. Pra perguntar se leva pimenta, você diz: "Pica?" hehehe, parece piada mas não é!
    Se vocês curtirem bebidas alcoólicas, Cancun é o paraíso! As margueritas são muito gostosas e bem leves, além de combinar com o calor de lá. As cervejas (Corona, Dos Equis...) também são bem leves e refrescantes.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  17. OBRIGADAAAAAAAA.ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  18. OI.VC LEVOU O VISA TRAVEL MONEY? JA OUVIU FALAR?

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Nós não temos o Visa Travel então não usamos. Mas o que eu pude ver numa pesquisa rápida é que ele é muito bem aceito em Cancun (e em mais de 150 países), inclusive há alguns viajantes que recomendaram. Não creio que você vá ter problemas se levar o seu.
    Sugiro uma lida nesse artigo do blog Blog de Viagens, que compara o Visa Travel com o Mastercard Cash Passport, com as vantagens e desvantagens de cada um. Pode te ajudar!
    http://www.blogdeviagens.com.br/2011/04/25/vantagens-dos-cartoes-pre-pagos-visa-travel-money-mastercard-cash-passport-american-express-global-travel/
    Valeu!

    ResponderExcluir
  20. Oi adorei o blog.
    Vou para Cancun em Abril pela Lan com uma conexão
    em Lima no Peru. Vcs sabem se eu tenho q ter o certificado internacional de vacina de febre amarela.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Pelo que pesquisei, você precisará SIM da vacina e do certificado. O passo a passo pra conseguir a documentação é exatamente a mesma que postei nesse post, não tem erro!
    Mesmo que não fosse obrigatório, eu diria que é recomendável tomar a vacina em viagens para países sul-americanos e do Caribe.
    Espero ter ajudado!
    Obrigado pela visita!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  22. Olá Gustavo e Grasi!!!

    Então, eu meu marido e amigos estamos indo para Cancun em abril pela Copa Airlines, pararemos no Panamá por uma hora na ida para trocar de avião, minha dúvida é se será necessario fazer chekin lá outra vez, foi assim com vcs? No aeroporto do Panamá tem um shoping? É menhor comprar lá ou em Cancun? É que nossas conexões serão muito curtas e não vai dá pra irmos a cidade.

    Ah! adorei o blog, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Também viajamos de Copa e nossa conexão no Panamá também foi mega rápida!
      Nosso plano era chegar no aeroporto de lá, fazer o check-in rapidamente e corrermos pra comprar nossa câmera a prova d'água. E conseguimos! Saímos do avião correndo e fomos direto no stand do check-in, que fizemos rapidamente, e de lá pro shopping. Dá pra fazer, mas será corrido.
      Quanto aos preços, nós achamos os preços no Panamá melhores do que em Cancun. Mas sempre vale a pesquisa. Em todo caso, imagino que seu vôo de volta também tenha uma conexão rápida no Panamá e vocês poderão comprar o que deixaram de comprar no México.
      Espero ter ajudado. Qualquer coisa, é só comentar que respondemos com todo prazer!
      Obrigado pela visita ao blog!
      Valeu!

      Excluir
  23. OLÁ! VC FICAVA ANDANDO COM O PASSAPORTE OU LEVOU COPIA?

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Então, como muitos passeios nossos eram em parques, onde nossas coisas ficavam guardadinhas nos lockers, a gente sempre levava, por que não tinha o mínimo perigo de perdermos ou sermos roubados.
    Como ficamos no Hyatt, pertinho de muita coisa, algumas vezes nós não levávamos, mas a recomendação é sempre levar. Caso deixe no seu quarto, se tiver cofre, utilize-o. Já ouvimos casos de roubos em alguns hotéis e o cofre é uma resguarda importante, principalmente para dinheiro e documentos.
    Qualquer coisa, só comentar aqui!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  25. OLÁ!

    TEM ALGUMA LOJA QUE INDICA DE OCULOS DE SOL E BOLSA, MALAS.. EM CANCUN OU NO ALBROOK?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Em Cancun, fomos rapidamente no shopping La Isla (veja o post do 5º dia: http://checkinpelomundo.blogspot.com.br/2011/08/cancun-5-dia.html) e lá tem a loja Liverpool, que é um free shopping que vende de tudo de várias marcas famosas, inclusive bolsas e óculos. Há também uma loja da Nike que vende óculos de sol e bolsas mais esportivas.
      Já no Albrook, veja as lojas de calçados que indicamos no 2º dia de Panamá (http://checkinpelomundo.blogspot.com.br/2011/09/ciudad-de-panama-2-dia.html), que há também bolsas muito baratas de marcas conhecidas. A Grazi comprou uma se não me engano da Adidas muito maneira e tava muito barato. Lojas de óculos de sol existem por todo o shopping por preços similares. Se você fizer o city-tour no Panamá, pode perguntar para o guia que ele saberá informar quais são as melhores lojas pra você comprar o que você quiser! As dicas que demos no blog foi ele quem nos passou! No Albrook é importante você saber em quais lojas ir, por que o shopping é enorme e você não quer perder tempo andando por lá.
      Se a Grazi tiver mais dicas, eu peço pra ela postar aqui pra você ok?
      Obrigado pela visita!
      Valeu!

      Excluir
  26. Olá! muito bom os posts sobre Cancun..
    Uma dúvida na ida vcs fizeram conexão rápida no Panamá e teve que desembarcar e passar pela imigração pra ir no shopping do aeroporto? ou esse shopping fica na sala de embarque/ desembarque junto ao duty free? que check-in foi esse que fizeram, qd tem conexão tem que fazer check-in novamente?
    As malas tiveram que despachar novamente?
    Na volta vcs conseguiram voo com conexao só em 2 dias, ou tiveram que comprar passagens separadas?
    tem que pagar nova taxa de embarque quando sai do aeroporto?
    Vou pra lá e será minha primeira viagem internacional, ainda estou fechando o pacote, estou tensa...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  27. Olá Bianca!
    Então, o que aconteceu com a gente: na ida, simplesmente saímos do avião e já chegamos na área de embarque, que é do lado do duty-free (que é um shopping na verdade, tem várias lojas). Nós pedimos informação no balcão da Copa e a moça fez o check-in pra gente lá mesmo.
    Nós poderíamos logo de imediato entrar no avião pra Cancun se quiséssemos, mas como ainda tínhamos algum tempo, aproveitamos e corremos pras lojas pra comprar uma máquina a prova d'água. As bagagens foram direto pro outro avião, nem as vimos no Panamá.
    Na volta, o nosso pacote tinha um vôo que chegava no Panamá no final da tarde e só saía pro Brasil na manhã do dia seguinte, ou seja: teríamos que pagar uma diária no Panamá só pra pegar o vôo. Então resolvemos ficar um dia inteiro por lá, e para tal já compramos as passagens e reservamos o hotal ainda no Brasil. Como é um novo vôo, tivemos que pagar nova taxa de embarque, mas nada demais.
    Relaxa que em Cancun TODOS falam o bom portunhol e vão poder te explicar tudo. No Panamá o espanhol deles é meio difícil, mas não impossível de entender. Essa também foi nossa primeira viagem internacional e deu tudo certo!
    Obrigado pela visita e se tiver mais dúvidas, pode voltar!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  28. vlw pelos esclarecimentos...
    ahhh vc poderia me enviar o preço dos passeios?
    meu email é: biancamadeira@yahoo.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Olá! Estou de volta por aqui, pena que não seja para pedir mais dicas, pois minha viagem já foi...
    O que é aquilo!!? Quero ficar lá pra sempre! Já sabia que ia amar, pois além de gostar de praia meu sonho era estar em Cancun e acreditem: nunca volto de viagem querendo repetir a dose, mas pra lá quero muito voltar. E a cor do mar!!?? Só tem em Cancun.
    Valeu por todas as dicas e atenção. Fiz o Sea Trek e adorei! Infelizmente não deu Cozumel e nem Isla, mas na próxima estarei lá. Me decepcionei pelo pouco que conheci do Panamá e olha o Metromall tem os mesmos preços de Cancun e menos variedades.
    Fiquei com receio de ir até o Albrook e perder o vôo. Mas, valeu. Graças a Deus que foi tudo perfeito. Abs,

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Que bom que deu tudo certo! Conforme comentei, o Albrook é disparado o melhor e maior shopping do Panamá, com os melhores preços. Mas fica pra uma próxima oportunidade, já vi que Cancun vai te fazer voltar hehehe...
    Bom demais né? O melhor de Cozumel é o mergulho com cilindro, é imperdível! Em Isla fizemos o mergulho com golfinhos, muito legal também!
    Que bom que nosso blog ajudou! Se puder compartilhar com conhecidos, agradecemos!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  31. Olá Gustavo e Grazi, adorei o Blog , as dicas dadas por vcs foram de extrema importância para me decidir, cheguei até baixar o roteiro rsrsrs hehehe para ter uma noção do roteiro de vcs.
    Bom se puder me ajudar eu agradeço ... lá vai :
    1º Pergunta: Vcs chegaram a alugar carro em Cancun ?
    2º Pergunta: Como vcs faziam para se locomover em Cancun, tipo ir Jantar a Noite ? Ir ao Shopping ? Taxi , os valores são altos ?
    3º Pergunta: O Hotel que vou ficar não disponibiliza café da manhã e achei um absurdo o preço que vi no site 28 USD , com esse dolar alto imagina quanto não vai sair esse café ... por um acaso vcs chegaram a ver se tem cafeteiras por perto na zona Hotelera vou me hospedar no The West Laguna Mar de frente com o Shopping La Isla .
    E 4º e Ultima pergunta: Pretendo comprar uma câmera da Nikon , vc chegou a ver se lá em Cancun tem lojas que vendem essas Câmeras ? Estou com MUITO MEDO de ir sem a minha e acabar não encontrando a que eu quero por lá .

    Muitíssimo Obrigado .
    Seu Blog já está sendo recomendado para vários amigos e vão pra Cancun esse ano !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rakane!!
      Valeu pelos elogios!! Bom, vamos para as perguntas:

      1) Não alugamos carro em Cancun e não sentimos a mínima falta. As principais boates que fomos e que citamos nos posts ficam na Zona Hoteleira. Se você ver o mapa dessa região, verá que é UMA avenida só, mão dupla. Passa ônibus DIRETO a noite toda, tudo muito seguro e barato. Se ainda sim você quiser pegar um táxi, é mais caro, mas nenhum absurdo.

      2) Como dissemos, a gente saía de noite a pé, de ônibus ou de táxi. O Hyatt é do lado do Cocobongo, pertinho de tudo. O seu hotel já é um pouco mais longe, mas ônibus vai atender muito bem. E como disse, táxi também não é nenhum absurdo.

      3) O Hyatt tinha café incluído, então nem pesquisamos sobre isso... Mas tem uns mercadinhos (tipo de posto de gasolina) que vende uns snacks bem baratinhos, se você estiver na pilha de comprar e levar pro quarto, pode ser uma boa.

      4) Sobre a câmera, nós aproveitamos a paradinha do vôo de ida no Panamá e compramos lá. No final das contas, achamos que lá foi um pouco mais barato dos que os preços que vimos em Cancún. Mas não fomos atrás de nenhum modelo em especial, então não sei se você vai encontrar lá a sua Nikon. Mas é fato que lá em Cancun você vai achar vários locais que vendem. Inclusive no La Isla, tem uma mega free shop que com certeza deve vender. Tenta ver no site da loja Liverpool se vende lá seu modelo. Talvez dê até pra reservar!

      Obrigado pela visita e recomende mesmo para seus amigos! É sempre bom ajudar o pessoal, essa viagem foi um sonho pra gente e seria legal que fosse pra vocês também!

      Abraços!!

      Excluir
    2. Gustavo valeu mesmo pelas dicas, assim eu já tenho uma noção de como funciona as coisas, é mto ruim a gente sair pra um lugar desconhecido sem saber de nada.
      Olha pelo jeito vc e sua esposa adora viajar né? ... Eu e meu Marido adoramos, sempre que temos uma grana dando sopa e tempo, organizamos uma Viagem, se vc e a sua esposa quiser dar uma Olhadinha no meu face vão ver fotos lindas do nosso Nordeste....
      Não tivemos oportunidade ainda de ir para Morro de São Paulo, achávamos um destino meio sem Sal e Açúcar, mas agora em fevereiro/2012 fomos pra Bonito – MS e conhecemos uma galera da Bahia e nos mostraram fotos lindas de Morro , estamos empolgadíssimos para ir depois da Viagem a Cancun , e tbm vi as dicas de vcs no blog, animou mais ainda !!

      Depois que Voltarmos de Cancun , descrevo aqui no Blog as minhas experiencia pelo Mexico !!

      Quero agradecer mais uma vez pelas dicas
      E até a próxima !!
      Rakane Costa

      Excluir
  32. Rakane,
    Olha, pode ir pra Morro de SP que não tem erro!! Bom demais!! Se for em baixa temporada, acho que fica melhor ainda, aquele clima de ilha deserta, uma paz... Até durante a noite o clima é tranquilo, bom demais! A pousada que ficamos também é muito boa, depois você confere os posts! Tem algumas fotos!
    Boa viagem lá no México! Aposto que vocês vão adorar!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  33. achei show suas informações me add ai pra conversarmos e trocarmos ideias

    msn: princessrei@hotmail.com
    Skype: reinaldo.mauricio_emp

    ResponderExcluir
  34. Muito bom seu blog, vou para Cancun dia 02/02/2013 e foi muito esclarecedor seus posts....vou procurar o Alvaro com certeza....rsrs....tentei baixar o roteiro, mas não estava mais disponível, gostaria de saber quanto mais ou menos ficou esse roteiro para as 2 pessoas ?(Sem querer ser indiscreto, mas já sendo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo!
      Mande seu pedido para checkinpelomundo@gmail.com que mandaremos os valores pra você!
      Obrigado por comentar!
      Abraços!

      Excluir
  35. Parabéns pelo blog, vou pra Cancun 08/02/13 e tirei muitas dúvidas por aqui, mas ainda tenho algumas e gostaria de saber se vcs podem me ajudar.
    1° média de preços para Cozumel mergulho, e Isla nado com golfinhos?
    2° média de preço de câmera a prova d'água ?
    Meu email danysbm2@yahoo.com.br
    Qdo eu voltar vou passar por aqui pra falar o q achei.. Rsrsr
    Grata
    Daniela

    ResponderExcluir
  36. Olá, Gustavo! Excelente post. Adorei as dicas!
    Vou para Cancun em outubro com a Copa e conexão no Panamá. Quero muito levar uma câmera à prova d'água, mas estou na dúvida se compro aqui, em Cancún ou no Panamá. Estou interessada na Panasonic TS4, mas custa em torno de 800 reais e só encontrei em site como o Mercado Livre. Vc poderia me dizer a marca e modelo que vc comprou? Vc gostou das fotos? Acha que consigo esse modelo TS4 no aeroporto por um preço melhor?
    Bom, gostaria tb de saber sua opinião dos passeios feitos com o Álvaro. Ouvi falar muito dele em blogs. Vc gostou do atendimento? É confiável? E, os preços, são bons? Desculpe te encher de perguntas. Estou cheia de dúvidas.

    Obrigada!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talitha!
      Pode perguntar o quanto quiser hehehe... Bom, vamos lá.
      - Câmera: entre Cancun e Panamá, achei os preços no Panamá melhores. Sempre vale uma pesquisa, mas depende de quanto tempo você terá na conexão. O preço depende da profundidade que a câmera aguenta. Como íamos mergulhar em Cozumel, a gente tinha que ter comprado uma câmera mais cara. A nossa aguenta até 9 metros e fomos a quase 15 com ela. Foi um risco, mas deu tudo certo - fora o fato dela ter ficado meio maluquinha nos dias seguintes. Se eu não me engano, os preços variam de 250 a 400 dólares. Mas quase não pesquisamos em outras lojas por que compramos na conexão no Panamá e quase não tivemos tempo lá. De repente compra-se melhor. A nossa é uma Olympus Tough TG-610, hoje em dia deve ter mais modernas. As fotos ficaram ótimas (também, com aquela água, era difícil não ficar).
      - Álvaro: como diz o slogan dele, "é o cara". Super confiável, pode ir de olhos fechados. Se quiser, pode pedir pra te colocar em grupos com brasileiros que eles dão um jeito. Achei os preços bons, vale sempre uma choradinha por um desconto hehehe...
      Bom, no mais, estamos aí!
      Boa viagem!
      Valeu!

      Excluir
    2. Demais, Gustavo! Muito obrigada por responder tão rápido. Vou com meu namorado. É nossa primeira viagem internacional e suas dicas são super úteis.
      Bom, estou pensando mesmo em deixar para comprar no Panamá, mas ainda preciso confirmar o tempo de conexão. Mais umas dúvidas: vc acha que encontro facilmente essa Panasonic lá? E vc teria alguma loja para indicar pra que eu não perca muito tempo? Ou chegando lá, encontro facilmente? E com relação a forma de pagamento? Dólar, cartão?
      Ainda não tenho um roteiro definido e não sei se vamos fazer o mergulho de cilindro mas, acredito que essa atenda bem para o que a gente quer. Estou pesquisando lugares, passeios, restaurantes e provavelmente voltarei aqui. Quero ler todos os seus posts sobre lá pra me planejar bem. As dúvidas estão só começando. Rsrsrs...

      Excluir
    3. Oi Talitha!
      Eu não manjo muito de marcas de câmeras, mas se essa câmera for comum de achar por aqui, acho que não terá problemas por lá.
      O free shopping do aeroporto do Panamá é um shopping e tem diversas lojas de eletrônicos que vendem de tudo! Compramos nossa câmera na TENMA, mas tem muitas outras lojas por lá. O pagamento pode ser feito em dólares ou cartão, aí fica a seu critério. A vantagem do dólar é que você se livra das taxas do cartão de crédito, mas ao mesmo tempo deixa de acumular milhas com seu cartão.
      Fique a vontade e leia todos os posts! Qualquer coisa, só gritar!
      Se nossas dicas te ajudarem, por favor ajude a divulgar o blog. E depois da viagem, volte pra nos contar como foi!
      Valeu!

      Excluir
  37. Valeu, Gustavo! Com certeza ajudam muito!

    Vou divulgar, certamente!
    Em breve volto por aqui.
    Infelizmente não é comum achar essa câmera por aqui. Somente encontro em sites como o Mercado Livre. Ou alguns sites que não conheço. Bom, vou analisar direitinho... Você sabe se existe alguma forma de pesquisar nessas lojas do Panamá? Não encontrei ainda um site com buscas. Juro que por hj é só. rsrs
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talitha!
      No site do aeroporto de Tocumen (http://www.tocumenpanama.aero) eles listam as lojas mas não tem link pra elas, o site é bem fraco. Você pode tentar buscar os sites das lojas que tem lá: Tenma, La Riviera, Attenza, entre outras.
      Valeu!

      Excluir
    2. Oi, Gustavo!

      Muito obrigada por estar sempre pronto a responder. Esse site do aeroporto de lá eu tinha visto e achei bem fraquinho tb. Vou tentar encontrar essas lojas na esperança de conseguir fazer buscas em alguma delas.
      Obrigada mais uma vez!
      Tenho muitos preparativos ainda até a viagem!
      Vlw!

      Excluir
  38. Olá Gustavo, irei para Cancun em Fevereiro de 2014 e meu sonho é estar com os golfinhos, qual lugar é o mais indicado? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Então, quando fomos, nos indicaram três locais para ir: os parques Xcaret e Xel-Há e em Isla Mujeres. Na época, pesquisamos e acabamos indo em Isla Mujeres.
      No final das contas, acho que escolhemos bem. Nos parques você acaba fazendo o encontro num local fechado, tipo uma piscina, enquanto em Isla Mujeres as piscinas ficam no mar, achei ótimo!
      Temos um post a respeito desse passeio, dê uma olhada: http://checkinpelomundo.blogspot.com/2011/08/cancun-3-dia.html
      Obrigado pela visita!
      Valeu!

      Excluir
    2. Muito obrigada pela gentileza =D...não vejo a hora uhuu

      Renata

      Excluir
    3. Hahahaha, aproveite bem! Cancun é lindo, estamos doidos pra voltar e fazermos o que não deu tempo de fazer na primeira vez!
      Valeu!

      Excluir
  39. Gustavo, boa noite. Acabei de descobrir seu site por acaso e veio em otima hora. Estou indo pra cancun com meu marido e minha filha em abril do ano que vem e estou em duvida se é necessario contratar um traslado do aeroporto para o hotel ou se é bobagem. Me ofereceram por 100 dolares pra nos 3 ida e volta. Nao sei se esse preço é justo ou não e quais as outras opçoes. Outra duvida é em relaçao a minha conexao no panama pois sera muito rapido.

    ResponderExcluir
  40. (Continuando) a previsao de chegada no panama é as 10:10 da manha e a saida do voo é as 11:30! Fiquei com medo de nao dar tempo de fazer check in por ser voo internacional, ter que chegar mais cedo... Obrigada pela atençao, Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela,
      Esse preço de US$100, quem te passou? Tente entrar em contato com seu hotel, normalmente eles oferecem esse transfer para seus hóspedes por bons preços. Se esse preço foi seu hotel quem passou, tente entrar em contato com o Alvaro (contatos dele nesse post: http://checkinpelomundo.blogspot.com/2011/07/cancun-e-panama-o-planejamento.html), pode ser que ele também ofereça o serviço. E lembre-se sempre de barganhar!
      O lance da conexão é super rápido mesmo, pode ficar tranquila. Também tivemos pouco mais de uma hora na conexão da ida e ainda deu tempo de comprarmos nossa máquina fotográfica a prova d'água (foi na pressa, sem pesquisar muito, mas foi). O tempo é apertado mas suficiente.
      No mais, estamos a disposição!
      Boa viagem!

      Excluir
  41. Prezado Gustavo!
    Bom dia!!!
    Parabéns pelo Blog, gostaria de saber quanto custou o passeio incluindo chichen itza, a cidadezinha de valladolid e no cenote com o Alvaro, pois encontrei por U$50,00 por pessoa.

    Desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson,
      Estou enviando os preços dos passeios para seu e-mail. Lembrando sempre que são valores de 2011, então é possível que tenham mudado. Esse passeio foi meu favorito!
      Valeu!

      Excluir
  42. Oi Gustavo! Vou para Cancun em fevereiro e li no seu post sobre a vacina para febre amarela, me falaram que nao é mais necessária. Podes confirmar pra mim? Adorei seu blog, parabéns! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você tem razão, não é mais recomendado. Confira o link que coloquei no post, com informações sobre os países. Para o México:
      Country requirement: a yellow fever vaccination certificate is required for travellers over 1 year of age arriving from countries with risk of yellow fever transmission and for travellers having transited more than 12 hours through the airport of a country with risk of yellow fever transmission.
      Yellow fever vaccine recommendation: no.
      Valeu!

      Excluir
  43. Meu querido, muito obrigado pela atualização blog. Comprei a minha passagem para o canadá que fará conexão no Panamá. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Victor! Boa viagem e aproveite o Canadá (e o Panamá também)!
      Valeu!

      Excluir