segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Visconde de Mauá: Conhecendo as Cachoeiras!

E aí galera!

Voltamos a falar da nossa passagem por Visconde de Mauá pra falar do principal passeio da região: fomos conhecer as principais cachoeiras! Conforme comentamos nos primeiros posts, algumas das principais atrações da região ficam em regiões um pouco remotas e de difícil acesso, principalmente em época de chuvas (que foi justamente nossa época na viagem). Pra evitar surpresas com nosso carro, procuramos a Remorini Ecoaventuras para o passeio. Com guias da própria região e carros 4x4, o passeio foi muito tranqüilo e não houve preocupações!

Cachoeira do Escorrega: a mais famosa atração de Visconde de Mauá!

A Remorini tem a disposição nove diferentes passeios. Pra esse primeiro dia, escolhemos o chamado “Tradicional”: conheceríamos a Cachoeira do Escorrega, o Poção dos 7 Metros e as cachoeiras Véu de Noiva e Santa Clara, o que inclui uma linda piscicultura de trutas. Esses quatro pontos são considerados os mais conhecidos da região, os verdadeiros cartões postais de Visconde de Mauá. Nosso guia nesse passeio foi o Careca, um “mineiroca” muito gente boa, conhecedor e morador da região desde sempre.

Pode-se dizer que a Cachoeira do Escorrega é o mais famoso ponto turístico de Visconde de Mauá. A queda d’água não é muito alta e nem desafiadora, mas a disposição das rochas permite que os banhistas consigam descer a cachoeira “de pé”, como quem surfa sobre a pedra. Em épocas de calor, o Escorrega fica cheio e os banhistas se divertem deslizando sobre a pedra.

Poção dos 7 Metros: tem coragem? rs

O Poção dos 7 Metros é uma queda com altura que dá o nome à atração onde a maior diversão, além do refrescante banho, é o salto do alto da pedra. Perguntamos sobre o risco de acidentes, mas o nosso guia nos tranqüilizou e disse que há um grande buraco por debaixo da água que garante a segurança de quem salta. Mas, é claro, é aconselhável sempre ir com alguém que já conheça o local, pra evitar problemas.

Cachoeira Véu da Noiva: escondida no meio da mata!

A cachoeira do Véu da Noiva é a terceira atração do passeio. Ao chegar lá, entendemos o porquê do nome. A queda lembra mesmo um grande véu. Pra chegar lá, há uma pequena caminhada numa trilha recheada de muito verde, agradável demais! Uma pena o tempo frio, um mergulho por lá deve ser sensacional! De lá, partimos pra cachoeira Santa Clara, um grande paredão inclinado aonde a água vem lentamente deslizando para o rio, muito legal!

Cachoeira Santa Clara: um grande paredão d'água!

De lá, partimos para a piscicultura Santa Clara. É de lá que vem as trutas servidas nos principais restaurantes de Visconde de Mauá e também de Penedo, além de outras cidades da região. Lá se explica todo o processo de crescimento e alimentação dos peixes, como são selecionados e como surgem as variações do peixe, como a truta salmonada. É claro, eles também vendem postas de truta para os visitantes por preços mais em conta. O passeio é muito interessante, vale muito à pena a visita!

Piscicultura Santa Clara: de onde vem as trutas dos melhores restaurantes da região!

Esse passeio dura meio-dia, mas há outros passeios que dura o dia inteiro. Terminado o passeio e finalmente no hotel, tomamos um banho e partimos para o almoço, o que talvez tenha sido o mais chique da viagem, em um dos melhores restaurantes de Visconde de Mauá! Querem saber qual é? Acompanhem nosso próximo post!

Partiu!

Um comentário: