Mais uma aventura no 4x4! Muita água e muita lama!
A aventura é feita em uma 4X4, e por sorte (ou azar) só tínhamos nós 2 neste passeio. Foi ótimo, pois forneceu uma maior interatividade com o guia. Isso permitiu parar em alguns lugares no meio do mato apenas para olhar e fotografar um belo “cogumelo gigante” (aquele mesmo que o pessoal faz “aquele” chá, enfim).
Olha o tamanho da criança, daria pra deixar uns 10 doidões hehehe...
Este passeio começou logo cedo rumo ao Vale das Cachoeiras Gigantes. É quase uma viagem mesmo, porém admirando a paisagem e sentindo o cheirinho de mato.
Partindo da Vila de Maringá, cruzamos o lado mineiro da Serra da Mantiqueira em direção a Santo Antônio do Rio Grande, vilarejo interiorano que abriga as nascentes das bacias hidrográficas do Rio Grande e do Rio da Prata. Em Santo Antônio do Rio Grande (Bocaina de Minas) houve uma parada para conhecer rapidamente o local e tirar algumas fotos (até porque, não tem muita coisa para fazer), mas o que é mais gostoso é ver a calmaria entre as pessoas da cidade.
O roteiro inclui passagem pela Vila de Mirantão, antigo entreposto do caminho do ouro que ligava Minas ao litoral de Paraty, no sul do estado do Rio. O caminho é recortado por fazendas particulares, no qual praticamente eu jamais arriscaria fazer por contra própria, pois é realmente difícil de ir se você não conhece perfeitamente o local, mesmo tendo uma 4X4.
Santo Antônio do Rio Grande: pracinha e... e... muita calmaria...
O roteiro inclui passagem pela Vila de Mirantão, antigo entreposto do caminho do ouro que ligava Minas ao litoral de Paraty, no sul do estado do Rio. O caminho é recortado por fazendas particulares, no qual praticamente eu jamais arriscaria fazer por contra própria, pois é realmente difícil de ir se você não conhece perfeitamente o local, mesmo tendo uma 4X4.
A partir daí, houve parada em mirantes de considerável altitude, visita à cachoeira 5 Estrelas, que propicia poço para banho, e as duas Cachoeiras Gigantes, cujas águas despencam de até 200m de altura.
Cachoeira Cinco Estrelas: enorme e com um visual absurdo!
Uma das duas Cachoeiras Gigantes!
Nós, Dona Tereza e seu marido: Queijo Parmesão caseiro excelente!
Apesar do passeio incluir uma paradinha para o almoço, aconselhamos levar algum biscoito ou algo pra beliscar. O local do almoço é bem simples, porém não almoçamos lá porque no dia, havia um evento da família que cozinha e não teve almoço heheh... Nada que uns biscoitos e refri não resolvessem o problema.
Na volta, assim que chegamos a Maringá, o guia aproveitou e nos levou no Sítio Paraná, que fica bem perto à Pousada Tijupá, para conhecermos a fabricação de diversos tipos de cogumelos, de leite de cabra e de geléia de blackberry. A visita nem fazia parte do passeio, mas o Careca foi super gente-fina e nos levou pra lá. Muito interessante e vale a visita pra conhecer a criação de shitakes e shimejis, além de comer algumas blackberries colhidas no pé!
As famosas blackberries!
Devidamente deixados no hotel, terminava mais um passeio muito gostoso pelas cachoeiras de Visconde de Mauá! Nessa noite, jantamos na pousada e contamos tudo no primeiro post de nossa viagem! Na manhã seguinte, estaríamos no caminho de volta pro Rio de Janeiro... Fim de viagem? Que nada! Penedo é logo ali e demos uma paradinha por lá! Acompanhem o blog e confiram o que fizemos de bom nesse pit-stop na mais finlandesa cidade do Rio!
Partiu!
Valeu as informações descrita por você. Pretendo ir em julho próximo.
ResponderExcluirMarcos
Marcos,
ExcluirObrigado pela visita ao blog!
Depois volte para nos dizer suas impressões! Divirta-se em Visconde de Mauá!
Abraços!
Oi amigão.
ResponderExcluirGostei muito dessa foto. Viva o nosso mais querido MENGÃO. Quando eu voltar de Santo Antonio te direi algo a respeito.
Marcos
Hehehehe, a fase não é boa, mas vai melhorar!
ResponderExcluirAbraços e boa viagem!!
Alô Gustavo
ResponderExcluirO tempo estava chuvoso na quinta-feira no Rio, porém em Mauá o tempo estava bom. E para melhorar estava muito frio. Eu e minha esposa fizemos o passeio às cachoeiras gigantes com o Careca. O Land Rover estava lotado com 8 pessoas. O passeio foi muito legal. Almoçamos no restaurante da Dona Leila (mãe do Careca) localizado a beira do Rio Preto. Não estive na casa da Dona Teresa, pois fui informado pelo Careca que o marido dela estava adoentado. Compramos o queijo parmesão em Rio Grande. Na praça do lugarejo chamado Mirantão estava rolando uma festa muitíssima animada.
Em tempo: Já nos livramos do Joel. Espero que mais cabeças rolem inclusive da Patrícia Amorim.
Abraços
Marcos
Opa Marcos!
ExcluirQue bom que vocês curtiram! O Careca é ou não é o cara? Super gente fina e atencioso, que legal que mesmo com o carro cheio o passeio foi bom! Melhoras pro marido da Dona Teresa, foi super atencioso com a gente quando visitamos.
E vamos torcer pros sócios do Flamengo abrirem os olhos e não reelegerem a AMADORim né? Não merecemos mais 3 anos desse calvário hahaha...
Abraços!
Olá Gustavo
ResponderExcluirNo peixe urbano tem uma promoção da Pousada Bela Mauá já estive lá 2 vezes (O chalé é nota 10 tem vista panorâmica. No valor de R$396,00 o casal para 2 diárias com café da manhã e pode ser pago em 4 vezes. O cupom vale até 23.08.2013. Se tiver interessado entra em www.peixeurbano.com.br.
Abraços
Marcos
Olá Marcos!
ExcluirEntão, o perrengue que eu tive nessa viagem foi justamente comprando esse cupom. Comprei, marquei a data e na véspera eu liguei pra confirmar de novo e disseram que não havia reserva. A Bela Mauá lavou as mãos e quase que acabou com a viagem.
Agradeço a dica, mas não caio mais nessa.
Obrigado por comentar.
Abraços!