domingo, 24 de junho de 2012

Memorial Ucraniano em Curitiba

E aí galera!

Pelos posts passados, já deu pra perceber que Curitiba é uma cidade que preza pela mistura cultural. Já visitamos o Museu Egípcio e agora vamos apresentar pra vocês mais um país distante que está presente na cidade: o Memorial Ucraniano, localizado dentro do Parque Tinguí, é mais um exemplo de passeio cultural, mas com aquele visual natural que só a capital paranaense proporciona.

Pórtico do Memorial Ucraniano

Durante a época da antiga União Soviética, a cidade de Curitiba recebeu vários imigrantes da região que mais tarde se tornaria a Ucrânia que conhecemos hoje. Como um agradecimento à presença destes na cidade, criou-se o pequeno, mas muito simpático Memorial. A gente chega lá e é recebido por um grande pórtico, todo em madeira, que dá acesso a um grande tapete de flores e vista ao Memorial. Claro, um vasto bosque (como sempre super bem cuidado) faz aquele background pra várias fotos.

O enorme tapete de flores

Entrando no Memorial... Conhecer um pouco da Ucrânia!

No Memorial, conhecemos um pouco das tradições do povo ucraniano, com destaque para as Pêssankas – pequenos ovos com pinturas feitas a mão, que simboliza a vida e a prosperidade. Eles fazem sucesso na época de Páscoa. No lado de fora do Memorial, há uma grande Pêssanka de aço que também garante várias fotos!

As famosas Pêssankas! Muito legal!

A visitação é gratuita e o Memorial Ucraniano fica aberto de terça a domingo, das 9h até as 18h. Não é permitida a entrada de animais. As fotos dentro do Memorial são liberadas! Informe-se sobre uma lojinha de lembranças! Visitar o Memorial Ucraniano vale muito a pena, vale arrumar um tempinho em seu roteiro!

O Monumento de uma Pêssanka! Sempre muito coloridas!

Partiu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário