quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna – MAM

E aí galera!

Continua nosso tour pela Cidade Maravilhosa em mais um destino que mistura a mundialmente famosa beleza natural do Rio de Janeiro com muita cultura. Já apresentamos pra vocês o Museu Histórico Nacional e, agora, ali pertinho, vamos para mais um grande museu da cidade: o Museu de Arte Moderna, conhecido na cidade como o MAM. (Nota: o site oficial do MAM está no link acima, mas parece que o site está fora do ar).

O MAM é uma obra do arquiteto Affonso Reidy.

O MAM fica bem próximo ao Centro do Rio, no final do Parque do Flamengo, exatamente ao lado do Aeroporto Santos Dummont. Chegar lá é bem tranqüilo, tudo com muitas placas. Entretanto, como não poderia deixar de ser, as vagas não são o forte do local. Não são muitas e em dias de eventos mais disputados, fica difícil parar seu carro. É um raro destino carioca em que metrô e ônibus não são boas opções, já que a principal via de acesso ao museu é o Aterro do Flamengo, uma via de alta velocidade, sem sinais ou pontos de ônibus. Pra quem não está de carro, a boa é chegar ao Centro na altura da Cinelândia (estações Glória e Catete do metrô também são próximas) e ir a pé. Uma boa caminhada, mas nada impossível.

Por debaixo do prédio do MAM. (Fonte: bethccruz.blogspot.com)

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro foi inaugurado em 1948 e expõe até hoje as principais obras internacionais que visitam a cidade. Em 1978, ocorreu um grande incêndio no MAM e perderam-se várias obras primas famosas. Entretanto, após duas grandes reformas, o MAM voltou com força total, exibindo de forma permanente diversas obras de artistas como Portinari, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Max Ernst, Oswaldo Goeldi, entre outros grandes nomes. Recentemente, o MAM recebeu uma exposição do artista suíço Alberto Giacometti, que teve grande apelo e foi muito visitada. Até quem não é chegado em programas desse tipo vai gostar.

O Museu de Arte Moderna é mais um programa baratinho que vale a pena!

Se dentro do Museu de Arte Moderna há belezas em seus salões e paredes, do lado de fora também há: privilegiadamente situado no Parque do Flamengo, na beira da Baía de Guanabara, o visual também é digno de uma visita.

Muito verde e a Baía de Guanabara: o MAM fica no Parque do Flamengo.

O Museu de Arte Moderna funciona de terça a sexta, das 12h até as 18h, e sábados, domingos e feriados, das 12h até as 19h. Os ingressos podem ser comprados até meia hora antes do fechamento das exposições. As entradas custam apenas R$6,00 (meia entrada para maiores de 60 anos e estudantes maiores de 12 anos). Crianças com menos de 12 anos não pagam.

Partiu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário