terça-feira, 25 de setembro de 2012

Rio de Janeiro: Passadiço Cultural

E aí galera!

O post de hoje tinha um outro tema, mas nas nossas andanças pelo Centro do Rio de Janeiro, descobrimos um cantinho recém-inaugurado que vale uma visitinha e que tem tudo pra se tornar um visitado destino cultural do Centro. Com o intuito de facilitar o acesso entre os Fóruns do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) que ficam nas ruas Gomes Freire e Lavradio, com muito bom gosto, foi feita uma travessa que também é um lindo espaço cultural, batizada de Passadiço Cultural.

 Do lado de fora: uma fachada tombada e recuperada...

Graças a uma parceria do TRT-RJ, a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Instituto Justiça e Cidadania e a Petrobras, o que poderia ser apenas uma passagem para facilitar o acesso aos dois edifícios, acabou se tornando um espaço cultural de visitação aberta (mesmo pra quem não trabalha nos edifícios) e que, futuramente, irá receber exposições de artistas cariocas, se tornando mais um point cultural no Centro da Cidade.

 ...do lado de dentro, cultura a acesso de todos em um cantinho bem gostoso!

A primeira exposição, como não poderia deixar de ser, conta um pouco da história do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desde a criação da Justiça do Trabalho na época de Getúlio Vargas, passando pelas diversas sedes do TRT, o incêndio de 2002 e os novos edifícios que hoje abrigam o Tribunal, tudo com painéis bem informativos, fotos e capas de jornais de cada época.

Após a primeira exposição, o Passadiço passará a exibir obras de artistas cariocas.

A entrada do Passadiço Cultural fica na Rua do Lavradio, 101, pertinho da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. A fachada do cortiço que ali havia, tombado pelo Patrimônio Histórico, foi completamente restaurada e dá um charme a mais em um espacinho do Centro que poderia virar mais um corredor, mas virou um cantinho muito simpático que está proporcionando um pouco de cultura pros cariocas e pra quem visita a cidade!

A primeira exposição mostra o histórico da Justiça do Trabalho no Brasil.

Então, passando pela Lapa, dê um pulinho no Passadiço Cultural e confira o que está rolando por lá!

Partiu!

8 comentários:

  1. Adorei a dica! Preciso conhecer mais o centro do Rio mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Muito legal, conheci hoje mesmo esse espaço, achei ótima a ideia! Estão revitalizando várias áreas por ali, com destaque pra Lapa e pra Cidade Nova, que parece outro lugar em comparação a dois, três anos atrás.
    Obrigado por comentar e pela visita!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Bacana cara! Ficou muito bem escrito! Vlw!!1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu champz!!! Achei aquele espacinho show de bola! Podiam aproveitar melhor essas fachadas tombadas.
      Abraço!

      Excluir
  4. Mas ficou lindo! Prático, útil e culturalmente ativo... bem bolado!! Abraços,
    Paula
    www.mochilinhagaucha.blogspot.com.br
    ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!
      Faz parte da revitalização do Centro e da Lapa. Essas regiões tem MUITA história pra ser explorada e o Passadiço foi uma ideia genial.
      Obrigado por comentar!
      Valeu!

      Excluir
  5. Apesar de sermos cariocas ainda falta muito pra conhecer.. adoramos a dica, tá anotada! =)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rachel e Luciano,
      Com certeza, o Rio tem muita coisa que nem imaginamos! Como conhecer o mundo aí fora se nem nossa casa a gente conhece? Hehehe...
      Obrigado por comentar!
      Valeu!

      Excluir