terça-feira, 25 de setembro de 2012

Rio de Janeiro: Passadiço Cultural

E aí galera!

O post de hoje tinha um outro tema, mas nas nossas andanças pelo Centro do Rio de Janeiro, descobrimos um cantinho recém-inaugurado que vale uma visitinha e que tem tudo pra se tornar um visitado destino cultural do Centro. Com o intuito de facilitar o acesso entre os Fóruns do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) que ficam nas ruas Gomes Freire e Lavradio, com muito bom gosto, foi feita uma travessa que também é um lindo espaço cultural, batizada de Passadiço Cultural.

 Do lado de fora: uma fachada tombada e recuperada...

Graças a uma parceria do TRT-RJ, a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Instituto Justiça e Cidadania e a Petrobras, o que poderia ser apenas uma passagem para facilitar o acesso aos dois edifícios, acabou se tornando um espaço cultural de visitação aberta (mesmo pra quem não trabalha nos edifícios) e que, futuramente, irá receber exposições de artistas cariocas, se tornando mais um point cultural no Centro da Cidade.

 ...do lado de dentro, cultura a acesso de todos em um cantinho bem gostoso!

A primeira exposição, como não poderia deixar de ser, conta um pouco da história do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desde a criação da Justiça do Trabalho na época de Getúlio Vargas, passando pelas diversas sedes do TRT, o incêndio de 2002 e os novos edifícios que hoje abrigam o Tribunal, tudo com painéis bem informativos, fotos e capas de jornais de cada época.

Após a primeira exposição, o Passadiço passará a exibir obras de artistas cariocas.

A entrada do Passadiço Cultural fica na Rua do Lavradio, 101, pertinho da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. A fachada do cortiço que ali havia, tombado pelo Patrimônio Histórico, foi completamente restaurada e dá um charme a mais em um espacinho do Centro que poderia virar mais um corredor, mas virou um cantinho muito simpático que está proporcionando um pouco de cultura pros cariocas e pra quem visita a cidade!

A primeira exposição mostra o histórico da Justiça do Trabalho no Brasil.

Então, passando pela Lapa, dê um pulinho no Passadiço Cultural e confira o que está rolando por lá!

Partiu!