terça-feira, 11 de setembro de 2012

Rio de Janeiro: RioZoo, o Jardim Zoológico

E aí galera!

Nosso próximo passeio no Rio de Janeiro é um local bem famoso e que costuma ser um dos preferidos da criançada. Destino ideal para levar a família naqueles finais de semana de sol típicos carioca, o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, ou o RioZoo, é sempre um programão. E não é um Zoológico qualquer: estamos falando do primeiro do país, cheio de histórias pra contar!

Portal do RioZoo, um presente para D. Pedro I e a Imperatriz Leopoldina!

Fundado em 1945, o RioZoo é mais do que um simples zoológico. Em sua área de 138 mil metros quadrados, vivem mais de dois mil animais, fora os que nascem e são tratados em cativeiro para que, fortalecidos, possam conviver com os demais. Um dos grandes símbolos do RioZoo é o imponente portal de entrada, oferecido por um nobre inglês como presente para os futuros noivos Dom Pedro I e a Imperatriz Leopoldina. Em 1985, criou-se a Fundação RioZoo para administrar o Zoológico, ainda funcionando como um grande centro de pesquisas e de educação ambiental.

Grazi sendo atacada pelo orelhão hehehe...

O RioZoo oferece uma série de outros serviços, como uma Colônia de Férias, programas de adoção de animais, fóruns, congressos, cursos, visitas guiadas, visitas noturnas... Mais do que o lar dos animais, o RioZoo faz questão de inserir seu visitante em um mundo em que os animais são as estrelas, afinal, estamos na casa deles! E para cada tipo de casa, uma área privativa diferente: animais que vivem no escuro, que vivem em árvores, em descampados, em lagos... É tudo sabiamente separado para que eles tenham o maior conforto possível, sem perder a interatividade com o público. Destaque, como sempre, para os micos, macacos e chimpanzés, sempre brincalhões, e que costumam receber alguns visitantes com banhos de água e até frutas (pra não dizer outras coisas...), pra alegria dos primatas!

Tucano em sua gaiola: animais bem tratados ficam ainda mais bonitos.

O RioZoo é dividido por habitats: conforto mesmo para os maiores moradores!

Mais do que a casa desses animais, muitos causos ocorridos por lá se tornaram históricos tanto para a cidade quanto para o Brasil. Após a proclamação da República, bancar o zoológico se tornou uma tarefa complicada para as autoridades, que resolveram criar uma loteria popular para ajudar nos custos. Todos os dias, uma gaiola era pendurada e coberta, de modo que as pessoas apostavam qual seria o animal oculto. Criava-se aí o popular Jogo do Bicho que ouvimos falar hoje! Outro caso bem famoso foi do Macaco Tião. Cansada dos candidatos fraudulentos de sempre nas eleições cariocas e tentando promover o voto nulo, a população criou um movimento para que o amado morador do zoológico fosse candidato. Como o voto era feito em cédulas, o que permitia o eleitor a escrever o que bem entendesse, estima-se que no nobre chimpanzé tenha recebido mais de 400 mil votos! E por aí vai, conversando-se com os funcionários, se podem conhecer muitas outras histórias!

Tá feliz ai, Dona Girafa?

O RioZoo fica no Parque da Quinta da Boavista, s/n, no bairro de São Cristóvão. O ingresso custa R$6,00, com meia entrada para estudantes e idosos acima de 60 anos. Gratuidade para crianças de até um metro de altura e deficientes com acompanhantes. O zoológico funciona de terça a domingo, das 9h até as 16h30. O telefone para contato é o 3878-4200. Venha com a molecada passar um dia acompanhado desses lindos habitantes do Rio de Janeiro!

RioZoo bem arborizado, limpo e bem cuidado!

Partiu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário