quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Montevidéu: Palácio Legislativo

E aí galera!

Quando montamos o roteiro pra Montevidéu, tivemos uma pequena limitação no que tange as atrações que visitaríamos. Indo numa sexta e voltando num domingo, teríamos que escolher a dedo quais destinos visitar no primeiro dia, já que muitos deles só funcionavam durante os dias úteis e em horário comercial (até as 17h). Pelo que andei pesquisando antes da viagem, dentre várias opções, uma atração que me deixou bem curioso foi a visita guiada no Palácio Legislativo de Montevidéu.

 O lindo Palácio Legislativo de Montevidéu!

O Palácio Legislativo é uma grande e linda construção situado na Av. de Las Leyes (entretanto a entrada para visitantes fica de frente para a Av. General Flores), onde ficam a Câmara dos Deputados e o Senado do Uruguai. As grandes colunas na entrada principal são feitas de mármore de carrara italiano – informação do taxista que nos levou até lá, mas confirmei depois hehehe... – e mostram um pouquinho da época em que o Uruguai era um grande paraíso fiscal e um dos mais ricos países da América do Sul. Aliás, o Palácio foi assinado pelo arquiteto italiano Gaetano Moretti e reflexo da forte influência da imigração italiana no país.

As enormes colunas de mármore italiano dão um charme a mais!

O local ainda abriga o original da Primeira Constituição do Uruguai, uma enorme biblioteca e, como vocês verão nos posts seguintes, muitas informações sobre o General José Gervasio Artigas, herói nacional uruguaio, muito respeitado por lá. Ainda que você não curta a história do país, o visual de dentro do prédio é tão impressionante quanto do lado de fora: tudo lindo, impecável e com muitas partes recém-reformadas ou restauradas. É um passeio pouco divulgado, mas que não tive dúvidas em escolher dentre tantos outros que só poderíamos fazer na sexta-feira.

Do pouco que vimos por dentro, tudo muito bonito!

Faríamos a visita às 15h, mas, infelizmente, por causa do probleminha que tivemos com os táxis, acabamos perdendo a hora e por causa do próximo destino que havíamos planejado, não poderíamos participar do próximo horário. Mas recomendo fortemente a visita, pois o prédio é lindo e pra quem quer aprender um pouquinho sobre a história uruguaia, vale muito a pena! O ingresso para a visita guiada custa 70 pesos uruguaios e rolam às 10h30 e 15h para estrangeiros, com guias que falam inglês e português. Há horários alternativos, mas somente para nativos, e em espanhol.

Além do próprio prédio, os jardins e estátuas são impecáveis!

Nos atrasamos pra essa atração, mas chegamos bem a tempo para a próxima! Fiquem ligados para conhecer mais um símbolo de Montevidéu!

Partiu!