sexta-feira, 1 de março de 2013

Punta Cana: Qual resort escolher?

E aí galera!

Escolher um resort em Punta Cana é e, ao mesmo tempo, não é uma tarefa fácil. Ao mesmo tempo em que todos eles possuem preços e serviços all-inclusive bem similares, com aquelas fotos maravilhosas em seus sites, é difícil encontrar aquele diferencial que fará você preferir um hotel em relação ao outro. No nosso caso, sem nos atermos aos mínimos detalhes de cada bandeira, um fator que pesou bastante na escolha foi a praia onde se localiza o resort. Para ficar mais claro, precisamos aprender um pouco sobre a região.

 Os resorts são todos excelentes, mas qual escolher?

A região que os dominicanos chamam efetivamente de Punta Cana é o extremo leste da ilha, ou a “ponta” da ilha. É onde fica o aeroporto e a praia de Punta Cana e alguns resorts, como o Club Med, o primeiro a surgir no país. Seguindo o litoral em direção ao norte, nessa ordem, surgem as praias de Cabo Engaño, Cabo Cuerno, Cabeza de Toro, Bávaro, El Cortecito, Arena Gorda, El Macao, e por aí vai. A divisão entre elas é bem tênue. Cada praia possui a sua característica, algumas mais cheias e outras mais vazias, e seu conjunto de resorts, de diferentes bandeiras.

A região de Punta Cana, no distrito de La Altagracia.

Nossa opção foi de minimizar o erro. Resolvemos buscar a praia melhor recomendada pelo pessoal na Internet e por conhecidos nossos que viajaram pra lá. Por maioria de votos, a praia de Bávaro seria nosso destino. E, dentre os inúmeros resorts que dividem a longa faixa de areia, escolhemos o Bávaro Princess, da rede espanhola Princess, que também tem resorts na Espanha, principalmente na Catalunha. Preço justo, oferecia os serviços que a maioria dos outros resorts oferecia e ficava na praia indicada pelo pessoal. Missão cumprida! Claro que não queremos eliminar as outras opções de praias para vocês: tivemos referências muito boas em outros resorts. Não tem jeito: no fim, é questão de gosto.

A Playa de Bávaro, em sua porção privativa do Bávaro Princess: típica caribenha!

Em cada resort, existe uma série de modalidades de clientes, devidamente identificados com suas famosas pulseirinhas coloridas. Recomendamos fortemente que você procure se informar sobre as diferenças entre as cores em relação ao atendimento e permissões dentro do resort no momento de seu check-in (sem trocadilhos rs): restaurantes especiais, tratamento diferenciado, enfim, uma série de mimos que tornam sua estadia bem mais prazerosa – e um pouquinho mais cara, claro. Veja se as vantagens te agradam e escolha a classe que melhor se encaixa em seu perfil.

Mas para ganhar aquele agrado do funcionário do hotel, existem outras maneiras. A já famosa “propina” (ou gorjeta, no bom português) faz maravilhas! Lembre-se que a República Dominicana é um país bem pobre, então cada dólar que você oferece a um funcionário faz muita diferença pra ele e, dessa forma, ele fará o que puder para recompensar a gentileza. Pra galera mais mão fechada, relaxe: não oferecer propina também não fará com que você seja destratado. Os brasileiros já têm fama de “durón” não só em Punta Cana, mas em todo Caribe: cabe a você confirmar ou não o apelido.

A cor de sua pulseira (ou uma propina) pode ser a diferença entre te servirem uma cerveja ou você ter que ir lá pegar...

Escolhido o resort, a primeira coisa que você precisa quando chegar em Punta Cana é buscar seu transfer. No aeroporto, existe uma tabela de preços dos táxis com preços fixos para cada resort. Para os hotéis localizados na região de Bávaro, o transporte sai em torno de US$35. Nossa recomendação é fechar seu transfer antes da viagem, diretamente com o hotel. Muitos deles normalmente enviam alguém pro aeroporto pra te esperar e te levar pro resort – e, no último dia, te levar de volta – por preços bem mais em conta: pagamos US$7 por pessoa.

Tudo pronto? Vamos aproveitar!

Então já pousamos em Punta Cana, pegamos nosso transfer baratinho que fechamos antes com o hotel e chegamos ao Bávaro Princess. Depois de várias viagens que nos fizeram bater muito pé por aí, estávamos entrando em um resort pra curtir a praia caribenha e relaxar tomando “uns bons drink” hehehe... Fiquem ligados no próximo post e descubram tudo que o Bávaro Princess oferece. E não é pouca coisa!

Partiu!