sexta-feira, 1 de março de 2013

Punta Cana: Qual resort escolher?

E aí galera!

Escolher um resort em Punta Cana é e, ao mesmo tempo, não é uma tarefa fácil. Ao mesmo tempo em que todos eles possuem preços e serviços all-inclusive bem similares, com aquelas fotos maravilhosas em seus sites, é difícil encontrar aquele diferencial que fará você preferir um hotel em relação ao outro. No nosso caso, sem nos atermos aos mínimos detalhes de cada bandeira, um fator que pesou bastante na escolha foi a praia onde se localiza o resort. Para ficar mais claro, precisamos aprender um pouco sobre a região.

 Os resorts são todos excelentes, mas qual escolher?

A região que os dominicanos chamam efetivamente de Punta Cana é o extremo leste da ilha, ou a “ponta” da ilha. É onde fica o aeroporto e a praia de Punta Cana e alguns resorts, como o Club Med, o primeiro a surgir no país. Seguindo o litoral em direção ao norte, nessa ordem, surgem as praias de Cabo Engaño, Cabo Cuerno, Cabeza de Toro, Bávaro, El Cortecito, Arena Gorda, El Macao, e por aí vai. A divisão entre elas é bem tênue. Cada praia possui a sua característica, algumas mais cheias e outras mais vazias, e seu conjunto de resorts, de diferentes bandeiras.

A região de Punta Cana, no distrito de La Altagracia.

Nossa opção foi de minimizar o erro. Resolvemos buscar a praia melhor recomendada pelo pessoal na Internet e por conhecidos nossos que viajaram pra lá. Por maioria de votos, a praia de Bávaro seria nosso destino. E, dentre os inúmeros resorts que dividem a longa faixa de areia, escolhemos o Bávaro Princess, da rede espanhola Princess, que também tem resorts na Espanha, principalmente na Catalunha. Preço justo, oferecia os serviços que a maioria dos outros resorts oferecia e ficava na praia indicada pelo pessoal. Missão cumprida! Claro que não queremos eliminar as outras opções de praias para vocês: tivemos referências muito boas em outros resorts. Não tem jeito: no fim, é questão de gosto.

A Playa de Bávaro, em sua porção privativa do Bávaro Princess: típica caribenha!

Em cada resort, existe uma série de modalidades de clientes, devidamente identificados com suas famosas pulseirinhas coloridas. Recomendamos fortemente que você procure se informar sobre as diferenças entre as cores em relação ao atendimento e permissões dentro do resort no momento de seu check-in (sem trocadilhos rs): restaurantes especiais, tratamento diferenciado, enfim, uma série de mimos que tornam sua estadia bem mais prazerosa – e um pouquinho mais cara, claro. Veja se as vantagens te agradam e escolha a classe que melhor se encaixa em seu perfil.

Mas para ganhar aquele agrado do funcionário do hotel, existem outras maneiras. A já famosa “propina” (ou gorjeta, no bom português) faz maravilhas! Lembre-se que a República Dominicana é um país bem pobre, então cada dólar que você oferece a um funcionário faz muita diferença pra ele e, dessa forma, ele fará o que puder para recompensar a gentileza. Pra galera mais mão fechada, relaxe: não oferecer propina também não fará com que você seja destratado. Os brasileiros já têm fama de “durón” não só em Punta Cana, mas em todo Caribe: cabe a você confirmar ou não o apelido.

A cor de sua pulseira (ou uma propina) pode ser a diferença entre te servirem uma cerveja ou você ter que ir lá pegar...

Escolhido o resort, a primeira coisa que você precisa quando chegar em Punta Cana é buscar seu transfer. No aeroporto, existe uma tabela de preços dos táxis com preços fixos para cada resort. Para os hotéis localizados na região de Bávaro, o transporte sai em torno de US$35. Nossa recomendação é fechar seu transfer antes da viagem, diretamente com o hotel. Muitos deles normalmente enviam alguém pro aeroporto pra te esperar e te levar pro resort – e, no último dia, te levar de volta – por preços bem mais em conta: pagamos US$7 por pessoa.

Tudo pronto? Vamos aproveitar!

Então já pousamos em Punta Cana, pegamos nosso transfer baratinho que fechamos antes com o hotel e chegamos ao Bávaro Princess. Depois de várias viagens que nos fizeram bater muito pé por aí, estávamos entrando em um resort pra curtir a praia caribenha e relaxar tomando “uns bons drink” hehehe... Fiquem ligados no próximo post e descubram tudo que o Bávaro Princess oferece. E não é pouca coisa!

Partiu!

11 comentários:

  1. Oi Gustavo!

    Em relação ao transfer, quero combinar com o Bávaro o transfer porém não sei que horas eu deveria combinar com eles. Nunca fiz uma viagem ao exterior então não tenho nem idéia do tempo que vou demorar no aeroporto em função de imigração e bagagens. Meu voo está programado para chegar lá às 22:39. O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Solange!
      Não precisa se preocupar: basta informar pra eles que hora está programada sua chegada. Normalmente eles pedem o número do vôo e tudo, pro caso do vôo atrasar ou ser cancelado. Dando essas informações, você chagando lá, terá alguém do hotel te esperando com certeza!
      Obrigado por comentar!
      Boa viagem!

      Excluir
  2. Ola Gustavo, estou indo para Punta Cana em Janeiro e adorei seu blog!! Gostaria de saber se vcs reservaram o resort por conta propria ou foi por alguma agencia?? O que vc acha melhor? Mesmo se eu for por agencia posso estar combinando com o Hotel o tranfer? E como faço esse contato com eles?
    Desde ja agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela!
      Nós escolhemos por conta própria. Normalmente, assim sai mais barato e te dá mais liberdade pra montar roteiros e mudar sua agenda em cima da hora, caso queira assim. Combinar o transfer com o hotel independe de fechar por pacote ou avulso, você pode fazer de qualquer forma.
      Se você tiver tempo ainda pra viagem, envie um e-mail perguntando se eles oferecem e os valores. Senão, arrisque um portunhol e ligue pra lá. Quando chegamos em Punta, havia várias vans de hotéis esperando passageiros.
      No mais, qualquer coisa estamos ai!
      Valeu!

      Excluir
    2. hummm entendi!!! muito obrigada pela dica!!!

      Excluir
  3. Olá, estamos viajando para punta cana em meados de marco/14 e gostariamos de saber se ouviu falar sobre Dreams La Romana Resort & Spa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly!
      Esse resort realmente não conhecemos, mas pelo que vi ele fica em La Romana, já é uma outra cidade, mais próxima de Santo Domingo, mas também muito bonita.
      Procure sites de avaliação de hotéis, como o Booking, e veja o que o pessoal fala, pode te ajudar.
      Espero ter ajudado.
      Valeu!

      Excluir
  4. Gustavo,
    Saberia me dizer se os passeios de lancha rápida e Buggy saem de onde, e para quem nunca pilotou é fácil ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Existem vários pontos das praias da região que fazem o passeio. É bem provável que tenha um bem próximo do seu hotel. Se não tiver, provavelmente seu hotel (ou a empresa que vende o passeio) providenciará um transporte.
      Não chegamos a fazer esse passeio, mas imagino que não seja complicado não, todo mundo faz. Andamos de jet-ski em Cancun e nunca tínhamos subido em uma máquina daquelas, e foi super fácil.
      Abraços!

      Excluir
  5. Gustavo,
    Normalmente nos hotéis tem incluso bebida alcoólica tipo: vodka, capiroska ? ou esse tipo de bebida é pago a parte ?

    Em termos de preço, qual o hotel que você recomenda que não seja tão caro para o bolso do turista brasileiro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre!
      Nós ficamos no Bavaro Princess (http://checkinpelomundo.blogspot.com.br/2013/03/punta-cana-bavaro-princess.html) e lá o all inclusive funcionava da seguinte forma: cerveja e bebidas que levassem rum nacional (dominicano, no caso) eram liberados. A cerveja lá é a Presidente, bem levinha, bebia o dia todo e ficava de boa hehehe... Se for alguma bebida além destas, tipo whisky ou alguma vodka importada, aí paga por fora (a não ser que seu all inclusive contemple isso).
      A questão dos preços varia muito. Punta Cana tem aberto muito suas portas pros brasileiros, então volta e meia tem promoção. O negócio é ficar de olho mesmo. No nosso caso, escolhemos o Bavaro Princess justamente por que aproveitamos uma promoção - além do fato de ser bem localizado.
      Espero ter ajudado, qualquer coisa estamos aí!
      Valeu!

      Excluir