quarta-feira, 19 de junho de 2013

Porto Alegre: Praia de Ipanema

E aí galera!

Após nosso tour pelo Centro Histórico de Porto Alegre, nosso guia Ermitão teve uma proposta bem original... “Vamos pra Praia de Ipanema?” Sacana como ele é, por um momento achei que ele estivesse de sacanagem querendo voltar pro Rio de Janeiro. A grande verdade é que os cariocas aqui não conheciam esse simpático bairro na Zona Sul de Porto Alegre.

Pôr-do-sol de Ipanema: pouco explorado, mas muito gostoso!

O nome é, de fato, uma homenagem ao bairro carioca, mas a Ipanema porto-alegrense também tem seu charme – e também sua praia. A diferença é que, enquanto a praia carioca é oceânica, badalada e point de surfistas, a gaúcha é uma praia de rio (ou seja, praticamente sem ondas), mais precisamente da Baía do Rio Guaíba, bem mais pacata e, infelizmente, é considerada imprópria para banho. Mas já foi. Antigamente, a cidade de Porto Alegre não chegava até lá e a região era considerada um balneário. Hoje a cidade cresceu, mas o visual ainda é lindo.

Uma paz...

O grande barato da Ipanema gaúcha são as semelhanças com sua homônima carioca. Além de também ser considerado um bairro nobre (quase que totalmente residencial), sua praia e seu calçadão (Avenida Guaíba) recebem atletas, famílias e visitantes para curtir um dos pores-do-sol mais belos do Rio Grande do Sul. A orla arrumadinha e bem pacata é um convite para estender a canga na areia, sentar, puxar o chimarrão (ou um quentão, no inverno) e curtir o sol se pondo...

Um passeio muito gostoso, vale a pena!

Ipanema foi uma grata surpresa pra gente. Não é muito citada nos guias de viagem, mas com um conterrâneo como guia ficou mais fácil! Não tem um amigo de lá? Tudo bem, o Check-In já está te dando essa boa dica!


Continuem acompanhando nossa viagem para Porto Alegre. No próximo post, mais um destino gaúcho homônimo de um famoso destino carioca!

Partiu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário