sexta-feira, 19 de julho de 2013

Rio de Janeiro: Museu de Arte do Rio - MAR

E aí galera!

O Check-In volta para a Cidade Maravilhosa para mostrar um novo destino da cidade, ainda com cheirinho de novo, inaugurado em março de 2013. O Rio de Janeiro está passando por um grande processo de revitalização de sua Zona Portuária (eu, como carioca e morador da cidade, posso dizer que estava um lixo!). Como parte dessa grande reformulação, foi construído para a população um lindo museu que tem por objetivo brindar seus visitantes com um pouco da história antiga e recente da cidade.

Bem-vindos ao MAR!

O Museu de Arte do Rio, também conhecido como MAR, está localizado bem próximo à Praça Mauá, no Centro do Rio. O Museu curiosamente está dividido em dois edifícios interligados: o tombado Palacete Dom João VI e um outro edifício mais moderno, que abrigava um terminal rodoviário. É nessa mistura entre o antigo e o atual do Rio de Janeiro que o MAR oferece suas mostras. Mesmo nós cariocas nos surpreendemos com muitas obras!

Os dois prédios que abrigam o MAR: estilos opostos pro mesmo museu!

Para quem porta mochilas e bolsas, antes de entrar, se dirija à cabine a direita da bilheteria para checar se você poderá entrar com ela. Caso não possa, basta deixar lá, sob cuidados do MAR, e curtir a visita. Na saída, só voltar lá e buscar. A visita começa no alto do Museu, a partir do elevador que já te leva pra uma linda vista da Baía de Guanabara... Ao longo do Museu, pequenas maletas com vídeos ajudam a explicar as mostras, dando um charme a mais.

A primeira obra de arte é vista saindo do elevador: a Baía de Guanabara

As pequenas maletinhas com os vídeos explicativos: um charme!

Além do impacto visual óbvio, o MAR também oferece a seus visitantes experiências interessantes, que te fazem sentir parte de algumas obras: seja literalmente “entrando” nelas ou participando de sua dinâmica. Enfim, é difícil escrever: o lance é sair de casa e fazer essa visita!




Talvez devido às obras de revitalização do Porto, tivemos alguma dificuldade em estacionar nosso carro. Por isso, procure dar prioridade aos transportes públicos: a estação de metrô mais próxima é a da Uruguaiana; a estação das Barcas na Praça XV também não é longe; há várias linhas de ônibus que passam na Praça Mauá. Há um bicicletário no MAR para quem prefere as magrelas. O MAR funciona de 3ª a domingo, das 10h até 17h. Os ingressos custam R$8 (há meia entrada para estudantes e idosos).


O MAR é um grande programa pra quem visita o Rio de Janeiro e quer ver arte, principalmente relacionada com a cidade. Muito legal!

Partiu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário