segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Curitiba: Museu Ferroviário

E aí galera!

Uma viagem a trabalho acabou me levando de volta pra Curitiba, cidade que particularmente adoro. Depois da obrigação, sobrou pouco tempo pra diversão e apelei para o Foursquare me dar uma mãozinha e descobrir o que tinha de bom nos arredores do hotel. Foi ali que, sabiamente, escolhi o Museu Ferroviário pra conhecer. Tenho dois amigos fissurados em trens e coisas do gênero, então bati perna até lá.

 Museu Ferroviário, no Shopping Estação.

De início, estranhei o fato de o museu estar localizado dentro de um shopping. Mas ficou tudo muito claro quando vi que o tal shopping era o Shopping Estação, no bairro Rebouças. Primeiro por que o shopping fica localizado na antiga estação ferroviária de Curitiba – não só o local em si, mas parte do prédio é o mesmo, dando um ar bem retrô pra quem visita. Segundo por que, durante a visita, descobri que o cara que dava nome ao bairro é Antônio Rebouças, o principal nome no Brasil na época das construções das grandes ferrovias.

Visto da rua...

...e visto de dentro do shopping.

Chegando ao Museu por dentro do shopping, já se vê a locomotiva linda no meio do corredor. A entrada do Museu é muito curiosa: uma bilheteria da antiga estação, com um clássico relógio de ponteiros, vende os bilhetes de entrada. Logo ali já se pode ver parte do acervo, que conta a história da construção das ferrovias no estado do Paraná e sua importância histórica, social e econômica na região. As fotos só são permitidas até ali. Tudo bem, é bom que não estraga a surpresa pra quando você leitor visitar o local.

Sim, tem uma locomotiva no corredor do shopping!

O Museu Ferroviário é bem pequeno mas muito rico em material da época, que vai desde as roupas dos maquinistas até equipamentos mecânicos que nem consigo imaginar pra que serviam! Uma viagem no tempo. Está passando por perto do Shopping Estação? Dê um pulinho lá. É rapidinho mas muito interessante.

Entrada do Museu, com a antiga bilheteria!

Chegar ao Museu Ferroviário é muito fácil: a referência, como citado anteriormente, é o Shopping Estação, um dos maiores da cidade. Horário de funcionamento: Terça a sábado, de 10h às 18h, e Domingo, de 11h às 19h. Segunda o Museu não funciona. De terça a sexta é possível marcar visitas monitoradas: o telefone para contato é (41) 3094-5346. Se preferir e-mail: museu@shoppingestacao.com.br.
 
E fica sempre a dica: não há cidade no mundo em que não há nada de novo que se possa conhecer. Explore sempre!
Partiu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário