quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Manaus: Restaurante Lenhador

E aí galera!

No nosso último post sobre Manaus, vamos de gastronomia! Era de se imaginar que, com pouco espaço para criação de gado e os inúmeros e volumosos rios, os principais pratos da região sejam peixes – de água doce, claro. A ideia era experimentar a culinária local em algum restaurante consagrado da região e fomos indicados a visitar O Lenhador e foi tiro certeiro: menu tradicional completíssimo (incluindo jacaré, tartaruga, arraia, entre outras exclusividades amazônicas) e ambiente típico.

 O Lenhador: uma ótima opção pra se comer bem em Manaus!

Viajei com um colega de trabalho que já tinha morado em Manaus e, ao ser perguntado sobre qual seria o prato típico da região, aquele que eu não podia ir embora sem experimentar, a resposta foi rápida: uma caldeirada de tambaqui. O tambaqui, ou pacu vermelho, é um peixe de água doce bem típico dos rios amazônicos. O camarada não é um peixinho qualquer não: dá pra encontrar exemplares com quase um metro de comprimento e mais de 40 quilos – e não é história de pescador. Bom, as fotos não conseguiram expressar o quanto essa caldeirada estava boa!


A famosa caldeirada de tambaqui, servida com pirão. Hummm...

Outro peixe muito apreciado em Manaus é o pirarucu. Esse é um dos maiores peixes de água doce do Brasil, podendo chegar a 3 metros (!!!) e pesar 180 kg (!!!!!!). Apelidado no mundo da pesca como “bacalhau da Amazônia”, pode ser servido de diversas formas. Experimentamos em outro restaurante e, realmente, é um gosto diferente dos peixes que vemos pelo Rio e até no Nordeste.

Desde peixes, passando por jacaré e arraia até tartaruga: várias opções típicas.

O Lenhador fica na Av. do Turismo, 2371 – bairro de Tarumã. Chegar lá é bem tranquilo e há estacionamento no local. Para mais informações, (92) 3239-0004.


Foram pouquíssimos dias em Manaus, suficientes pra me dar aquela vontade de voltar, com mais tempo, e aproveitar o que não pude. Achei importante compartilhar o pouco que vi e espero que tenha ajudado você que está a caminho de lá.

Em breve, um novo destino do Check-In!

Partiu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário