quarta-feira, 12 de março de 2014

Buenos Aires: Café Tortoni

E ai galera!

Algumas viagens possuem roteiros com aquele dia mais cansativo, onde batemos perna por aí, seja pra fazer compras ou pra visitar algum museu ou algo parecido. Chega um momento que a vontade é sentar num local confortável e tomar um café ou um sorvete pra dar uma relaxada. As antigas cafeterias são clássicas nas metrópoles latinas e exemplos não faltam por aí, como a Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro. Mas se você estiver em Buenos Aires, o local pra desfrutar desse tipo de momento, sem dúvidas, é o Café Tortoni.

 Tradicional fachada do Café Tortoni

A cafeteria mais tradicional da capital argentina data de 1858 e era ponto de encontro de grandes artistas locais, que utilizavam a adega do estabelecimento para suas reuniões. A presença da elite intelectual de Buenos Aires no local foi o que deu a grande fama ao Café Tortoni na época. Além do vasto salão principal, o Café Tortoni possui mais três salas cativas: a Sala Alfonsina Storni, a Sala Eladia Blázquez e a La Bodega, que podem ser alugadas para eventos particulares. Além disso, as três salas recebem shows de tango praticamente todos os dias da semana, normalmente pela noite. A lista de shows atual está disponível no site.

Placa de 1858, dia da inauguração!

Salão principal do Tortoni: de volta ao século XIX.

Apesar de ser uma cafeteria, o Tortoni oferece desde cafés-da-manhã fartos, passando por almoços executivos até jantares mais finos e diversos tipos de vinhos. Como nosso caso era mais um pit stop no meio da tarde, fomos dos tradicionais cappuccinos e sorvetes da casa – todos deliciosos. Também fomos muito bem atendidos, os garçons foram muito simpáticos. A disputa por mesas é grande: até pegamos uma pequena fila pra podermos entrar. Mas vale muito a pena esperar: é um cantinho diferente de Buenos Aires e não é a toa que é tão visitado. E como todo lugar bem visitado, há sua lojinha de presentes. Desde as canecas de café ou chá até enfeites da clássica e tradicional fachada do Tortoni, vale uma olhadinha.

Pessoal se dividindo entre as batidas e os cafés: tudo muito bom!

O Gran Café Tortoni fica na Avenida de Mayo, 825 e chegar lá é bem fácil: além de ser uma das principais avenidas da cidade, há uma estação de metrô bem ao lado do Café (a estação Piedras, Linha A). Se estiverem a pé por perto, o Tortoni fica entre as ruas Piedras e Tacuarí, a duas quadras do famoso Obelisco. Não tem erro. Eles funcionam praticamente o dia todo: segunda a sábado das 7h30 às 2h e aos domingos das 9h às 1h da manhã. Não será falta de tempo que vai te impedir de conhecer o Tortoni!


Fiquem ligados no Check-In: no próximo post vamos falar de uma área revitalizada da cidade que se tornou polo gastronômico local!

Partiu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário