quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Salvador: Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

E aí galera!

Nosso tour por Salvador continua em mais um destino símbolo da cidade. Todo mundo tem aquela lembrança de viagem, que só de olhar a gente lembra de tudo que vivenciou por lá. Mas existem poucas lembranças que remetem tanto a um destino do que as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim, concordam? Pois é, fomos visitar um dos maiores símbolos da capital baiana: a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, ou simplesmente a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim.

 A mais famosa Igreja da Bahia

Tudo começou ainda em 1669, lá em Portugal, na cidade de Setúbal. Já existia uma Igreja do Senhor do Bonfim, que unia mais e mais fiéis por lá. Um navegador lusitano, Theodózio Rodrigues de Faria, em meio a uma grande tempestade, prometeu que se saísse vivo dela, traria uma imagem do Senhor do Bonfim para o Brasil e o fez, já em 1745. Mais do que isso: trouxe também sua fé e levantou a igreja que temos hoje, com obras finalizadas em 1772. No início do século seguinte, surgiram as famosas fitinhas.

Por dentro: enorme e com muito dourado! (sem fotos com flash, hein!)

O que poucos sabem sobre a famosa fitinha é que, na verdade, ela era usada como colar, onde nos fiéis penduravam santinhos. Foi criada em 1809 pela basílica mas descontinuada na década de 1950. Entretanto, a devoção do povo baiano pelo Senhor do Bonfim era tamanha que as fitinhas passaram a ser comercializadas por toda cidade, agora como pulseiras, do jeitinho que vemos hoje. Além de símbolo de fé, milhares delas enfeitam a fachada da Igreja, lindo demais. Outra curiosidade: elas medem exatamente 47 centímetros, a medida do braço direito da imagem do Senhor do Bonfim.

As grades da igreja tomadas de fitinhas!

Fazendo minha fézinha né!

Além da própria igreja, há um museu no local, que conta mais da história da mais famosa igreja da Bahia.

A Igreja do Nosso Senhor do Bonfim fica na Praça Senhor do Bonfim, no bairro de Bonfim. Os telefones de contato são (71) 3316-2196 e (71) 3207-1551 e o e-mail é basilicasantuariosr.dobonfim@gmail.com. Está aberta para visitação segundas (9h-18h), terças à quintas e sábados (7h-18h) e domingos (6h-18h). Se quiser participar de uma missa, confira no site os horários. Nós fomos de ônibus, seguindo dicas dos locais, você pode procurar qual linha passa pelo seu bairro em direção ao Bonfim pelo site da Transalvador. Chegar foi bem tranquilo, tem várias linhas que fazem o trajeto, mas sair de lá é um pouco complicado dependendo pro bairro que você queira ir. Uma dica é pegar um táxi (há um ponto bem ao lado da igreja) até o Mercado Modelo e, de lá, pegar um ônibus.


No próximo post, mais de Salvador!

Partiu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário