sábado, 18 de outubro de 2014

Assunção: Club Libertad

E aí galera!

O nosso passeio futebolístico por Assunção chega agora na esfera dos clubes do país. A Primeira Divisão do campeonato paraguaio é disputada por apenas 12 clubes, sendo sete da capital, e não possui muito prestígio fora do país, apesar de contar com algumas equipes bem tradicionais. Nossa primeira parada foi em um desses destaques: o Club Libertad.

 O Estádio Dr. Nicolás Leoz, a casa do Libertad.

O Libertad, apesar de ser um dos clubes mais antigos do país (1905), não tem uma história tão gloriosa quanto seus rivais, apesar das 16 conquistas nacionais, e somente começou a ter algum reconhecimento internacional no início desse século, com seguidas participações em Copa Libertadores e algumas boas campanhas. Muito disso se deve ao seu mais conhecido torcedor: Dr. Nicolás Leoz, ex- presidente da Conmebol. Durante o mandato de Leóz, o clube “magicamente” se estruturou, arrumou bons patrocinadores e montou equipes com vários nomes da seleção paraguaia. Aliás, o Centro de Treinamentos do Libertad está sendo construído em Luque, do ladinho da sede da Conmebol. Não por acaso o estádio do Libertad, construído apenas em 2004, leva o nome do cartola.

Estádio acanhado, mas bem cuidado

Conhecer o clube e o estádio foi super simples. Como a grande maioria das atrações de Assunção, chegamos na porta, nos apresentamos como turistas brasileiros e fomos convidados a entrar, sem a menor cerimônia. O clima era tão caseiro que chegamos até a cruzar com alguns jogadores do time profissional, que descansavam debaixo da sombra de uma árvore dentro do clube. Os paraguaios realmente sabem receber um visitante.

A liberdade era tanta que invadimos a cabine de transmissão!

O Estádio Dr. Nicolaz Leóz tem capacidade 10 mil espectadores. O Libertad manda seus jogos menos importantes por lá e conta com a pequena distância da arquibancada pro campo e sua torcida para impor pressão aos seus adversários. Um estádio sem muitos luxos, mas bem cuidado e que dá uma dimensão do que deve ser enfrentar os gumas (apelido do time) em seu território.

Distância ridícula entre arquibancada e linha lateral.

Na saída, uma passadinha na Guma Store, a loja oficial do Libertad, pra conferir os produtos. Se quiser algo do time, recomendamos que compre aqui mesmo, pois não cruzamos com mais nenhuma loja que vendesse camisas do Libertad em toda viagem.

A loja oficial do Libertad


Se o Libertad não é o maior clube do Paraguai, o mesmo não se pode dizer do nosso próximo destino. Acompanhe o blog para conhecer a casa do Rey de Copas!

Partiu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário