quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Assunção: El Cabildo e Catedral Metropolitana

E aí galera!

Explorando o Centro de Assunção, chegamos a mais dois destinos muito visitados da cidade. O primeiro deles é um grande polo cultural da capital paraguaia, que nos mostrou um pouco mais da cultura e da história do nosso país vizinho. Cheguem mais para conhecer o Centro Cultural de la República, ou simplesmente El Cabildo.

 Centro Cultural de la República, o Cabildo de Assunção

O Cabildo possui cinco salas com exposições de diversos temas: Sala del Barro, Sala del Arte Sacro, Sala Guido Boggiani, Sala de la Música e Sala del Cabildo. Mas afinal, o que significa a palavra “cabildo”? Nas antigas colônias espanholas nas Américas, quase sempre havia um edifício sede, responsável pela administração local, tal como se fosse uma prefeitura. Esse edifício levava o nome de cabildo. Ou seja, onde hoje funciona um Centro Cultural, antes era onde trabalhavam as pessoas que faziam Assunção funcionar.

Maquete da antiga Assunção - na foto, o Teatro Municipal e, ao fundo, o Cabildo

Perambule com calma pelas salas, muita coisa interessante – como uma maquete da antiga Assunção e um histórico das bandeiras do Paraguai – estão te esperando. O centro cultural funciona de terça a sexta, das 9h até as 20h, e sábados, domingos e feriados, das 9h até 17h30. A entrada é gratuita. Apenas atentem ao seguinte: não é permitido ingressar no Cabildo com mochilas ou bolsas grandes: tivemos que deixar na recepção, mas foi tudo bem tranquilo.

Histórico das bandeiras do Paraguai, bem curioso

Perto dali, chegamos a um destino comum a inúmeras cidades pelo mundo, mas que costumam sempre chamar a atenção: a Catedral de Nuestra Señora de Asunción, ou a Catedral Metropolitana de Assunção. A igreja data de 1860 e, como a maioria dos grandes prédios da cidade, só conseguiu ser terminada após a devastadora Guerra do Paraguai. Em sua fachada, um bonito mural em pedra mostra o encontro do colonizador espanhol com o guarani nativo, bem legal.

Catedral de Assunção...

...e o detalhe em sua fachada.

Assim como o Panteón Nacional de los Héroes e o Palácio de los López, a Catedral também recebe uma iluminação especial pela noite. Vale uma passadinha por lá e dar uns cliques.

Catedral pela noite


Nossa viagem para Assunção ainda guarda muitas surpresas, fiquem de olho no nosso blog!

Partiu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário