quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Viena: Informações Básicas

E aí galera!

Hoje começaremos uma nova série de posts! Assim como foi nossa fantástica viagem pros Emirados Árabes Unidos, esse destino também será a primeira vez do blog num novo continente. Numa viagem que surgiu como uma inesperada oportunidade, a Áustria, mais precisamente sua capital Viena, abriu nossas portas na Europa, continente que voltaríamos a visitar (desta vez como lazer) poucos meses depois.

 Willkommen in Wien!

Assim como vocês, que estão lendo esse post pois se propuseram a procurar informações nos blogs de viagem, nós fizemos o mesmo antes da viagem. Antes de começarmos a contar qualquer coisa do que vimos por lá, precisamos agradecer a Letícia, do excelente Viva Viena, pelas dicas antes da viagem e até mesmo nos acompanhando por lá. Ela e a Vanessa, ambas brasileiras e residentes em Viena, foram a companhia perfeita pra aproveitarmos o máximo da capital austríaca. A viagem teria sido bem menos fantástica sem vocês. Valeu muito!

A Áustria

A República da Áustria está bem no centro da Europa e possui como vizinhos a Alemanha, República Tcheca, Eslovênia, Eslováquia, Hungria, Itália, Suíça e Liechtenstein. Aproximadamente 2 milhões dos 8,5 milhões de pessoas que vivem no país estão na capital Viena (Vienna, em inglês, ou Wien, em alemão), que também é a cidade mais populosa. Se eu fosse austríaco, também viveria por lá: Viena foi eleita recentemente, pelo sexto ano seguido, a cidade com a melhor qualidade de vida do mundo! Essa qualidade toda é refletida em alguns de seus indicadores: possuem o 21º maior IDH do planeta e, em termos de PIB, mesmo não sendo um país grande, são o 12º mais ricos do mundo!

Posando com a bandeira austríaca

O país ingressou na União Européia em 1995 e, desde então, passou a adotar todas as padronizações da UE, incluindo a moeda, tomadas e documentação exigida para turistas, conforme falaremos ao longo desse post. Nossa viagem foi apenas para Viena, mas algumas cidades também se destacam no cenário turístico, como Salzburgo, Graz e Innsbruck, esta última na famosa região do Tirol. Em termos culturais, acho que nada se destaca mais na Áustria do que a música clássica. Nomes como Strauss, Mozart e Haydn nasceram no país e são mencionados por toda parte. Mas isso é assunto para outros posts.

Documentação

A Áustria não exige visto para brasileiros que pretendem ficar menos que 90 dias. Basta seu passaporte brasileiro e boa viagem! Até seis meses de estadia, um visto é requerido. Mais informações, confira a página austríaca da Europe Integration Foreign Affairs (com versão em inglês).

Idioma

A língua oficial da Áustria é o alemão. Algumas regiões, com influências de países vizinhos ou colonizadores, como Hungria, Croácia e até mesmo Espanha, podem falar outras línguas, mas o alemão é plenamente falado e compreendido. Em Viena, não tivemos dificuldade alguma pra nos virarmos com o sagrado inglês. Estabelecimentos comerciais e pessoas na rua compreendem e falam bem. Muitas placas (e cardápios em restaurantes) são bilíngues, o que também facilita bastante.

As palavras em alemão assustam um pouco, mas muitas placas são bilíngues.

Moeda

Sem mistério: como país membro da UE, tudo por lá é negociado em euros. Como é nosso primeiro post na zona do Euro, vamos detalhar um pouco mais. O euro está disponível em notas de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 euros, cada uma com tamanho diferente. Um euro representa 100 cêntimos (ou simplesmente centavos de euro). Existem moedas de 2 e 1 euro, além de 50, 20, 10, 5, 2 e 1 centavo de euro, também com tamanhos e cores diferentes. Em cada país da UE, uma das faces da moeda do euro possui imagens personalizadas! Na Áustria, por exemplo, o rosto de Mozart, o Palácio Belvedere e outros pontos turísticos são mostrados. Aqui tem um guia bem legal, vale uma conferida. Apesar do euro ter uma cara em cada país, as moedas valem em qualquer país da zona.

As moedas de euro da Áustria. Foto: Blog Tempos Modernos.

A moeda comum da UE está no mercado desde 2002, sendo uma das moedas mais valiosas do mundo. Sendo assim, coloque na cabeça que aquelas moedinhas que fazem peso na sua carteira ou na sua bolsa valem um bocado e podem comprar bastante coisa, desde aquele presentinho pro seus pais até uma garrafa d'água. A cotação você pode conferir em qualquer site sobre economia. Pra quem faz tudo usando o smartphone, a gente recomenda o aplicativo Currencyfalamos um pouco mais dele nesse post.

Clima

Viena possui verões quentes e invernos frios, bem definidos pros padrões brasileiros. Nós viajamos em Maio, então pegamos a primavera na cidade, que foi um misto do frio invernal com temperaturas menores que 10ºC, com o calor seco do verão europeu, com temperaturas maiores que 30ºC. Aliás, o clima seco (seja no calor ou no frio) pode até causar problemas como sangramento no nariz e garganta ressecada em alguns casos. Vá preparado e hidrate-se sempre!

Maio é um dos meses mais ensolarados e quentes em Viena, mas pela noite não tem jeito: a temperatura cai mesmo! Pouco antes de sua viagem, confira algum site de meteorologia e faça suas malas.

Pegamos dias lindos, como esse no Palácio de Schönbrunn!

Como ligar

Caso necessite, para ligar do Brasil para Viena, basta seguir:

00 + operadora + 43 (Áustria) + 1 (Viena) + número (7 dígitos)

Segurança

Bom, o que dizer sobre segurança em um país desses? Até trocamos uma ideia com o pessoal do hotel, mas não tinham muito pra nos dizer. Se acontecer alguma coisa, será o tradicional pickpocket. Andei com a câmera pendurada no pescoço o tempo todo, sem me sentir minimamente ameaçado (e olha que sou carioca, estou calejado). Então o mínimo de cuidado e tudo certo. A sensação de segurança absoluta não tem preço!

Uma das mais agitadas ruas de Viena, num domingo. Que paz...

Tomada

As tomadas na Áustria seguem o mesmo padrão de toda União Europeia. Acontece que a UE possui vários padrões: C, E, F, J e L. Mas calma: todas as tomadas são compatíveis umas com as outras. Na Áustria, o tipo F é o mais encontrado. É simplesmente uma adaptação do tipo C convencional, onde as abas em torno do plug atuam como fios-terra. A voltagem é 230 v e 50 Hz.

Tomada tipo F. Foto: UOL Viagem.

Transporte

Viena oferece uma enorme e integrada rede de metrôs, bondes e ônibus que te levam pra praticamente todo lugar de interesse por lá, incluindo o aeroporto (falaremos sobre em um outro post). Pra quem está acostumado com o sistema de transporte brasileiro, foi um choque: a coisa funciona religiosamente nos horários, sem empurra-empurra, um paraíso. É a típica cidade que não faz o menor sentido pensar em alugar carro, a não ser que viajar para outra região do país esteja em seus planos.

Bom, depois dessa geral sobre nosso novo destino, vamos explorar a capital austríaca? Vem com a gente nos próximos posts! Ah, se quiserem conferir algumas fotos da nossa viagem, sigam nosso Instagram e também nosso Twitter e busquem pela hashtag #CheckInEmViena! Postamos muita coisa bacana por lá.

Partiu!