quarta-feira, 23 de novembro de 2011

São Paulo: Museu da Língua Portuguesa

E aí galera!

Seguimos nosso tour pela maior cidade do país! A cidade de São Paulo é conhecida por oferecer inúmeras atrações culturais, como museus, teatros e galerias de arte. Uma das principais e mais visitadas, com certeza, é o Museu da Língua Portuguesa (@MLPortugesa), situado no bairro da Luz, dentro do prédio onde funciona a Estação da Luz. O edifício fica bem em frente à Praça da Luz e à Pinacoteca Municipal, que também são duas boas opções pra quem visita a cidade. A própria arquitetura da Estação já te faz puxar a máquina pra tirar algumas fotos, muito bonito.


Estação da Luz

A entrada custa R$6,00 (meia-entrada para estudantes e professores da rede pública de ensino). Você recebe o cartão para passar na roleta e um ingresso para o cinema que fica dentro do Museu e é uma das melhores atrações! Pergunte antes de entrar que horas será a próxima sessão para que você não espere muito. Entrando, pegamos o elevador panorâmico e começamos a visita. O passeio é bem Cult e muito interessante, até pra quem não curte muito esse tipo de lazer. Quando visitamos, havia uma exposição sobre a cidade de São Paulo e o poeta Oswald de Andrade. Na medida em que avançávamos nas exposições, pegávamos o elevador e íamos subindo até o alto do prédio, onde fica o cinema, que é um show a parte!


Não vamos entrar em detalhes sobre o filme, pra não perder a graça, mas ele dura em torno de 10 minutos e é narrado pela Fernanda Montenegro. Após o filme, há uma atividade com todos os visitantes na chamada Praça da Língua Portuguesa, uma espécie de planetário, interessantíssima, onde podemos escutar trechos de várias poesias e narrativas de sucesso da literatura brasileira. Não deixem de ir nessa atração, vale muito a pena! Após a atividade, no próximo andar, chegamos na parte que conta a história da língua portuguesa no Brasil e as influências de outros países em nosso vocabulário. Tem cada coisa que a gente nem imagina e dá a certeza de que não há língua mais rica e multicultural no mundo do que a nossa. Bate aquele orgulho de ser brasileiro.


O museu ainda oferece alguns cursos. As informações podem ser conseguidas no site do museu ou na entrada do próprio Museu. O passeio é obrigatório pra quem está em São Paulo e gosta de cultura e, acima de todo, da nossa cultura. Ou simplesmente pra quem quer aprender mais, o que é sempre bom.

No próximo post vamos visitar outro cartão postal da cidade, pela tradição que tem: o Mercado Municipal de São Paulo! Nossa viagem está chegando no fim, mas ainda há muito o que ver!

Partiu!