quarta-feira, 23 de novembro de 2011

São Paulo: Museu da Língua Portuguesa

E aí galera!

Seguimos nosso tour pela maior cidade do país! A cidade de São Paulo é conhecida por oferecer inúmeras atrações culturais, como museus, teatros e galerias de arte. Uma das principais e mais visitadas, com certeza, é o Museu da Língua Portuguesa (@MLPortugesa), situado no bairro da Luz, dentro do prédio onde funciona a Estação da Luz. O edifício fica bem em frente à Praça da Luz e à Pinacoteca Municipal, que também são duas boas opções pra quem visita a cidade. A própria arquitetura da Estação já te faz puxar a máquina pra tirar algumas fotos, muito bonito.


Estação da Luz

A entrada custa R$6,00 (meia-entrada para estudantes e professores da rede pública de ensino). Você recebe o cartão para passar na roleta e um ingresso para o cinema que fica dentro do Museu e é uma das melhores atrações! Pergunte antes de entrar que horas será a próxima sessão para que você não espere muito. Entrando, pegamos o elevador panorâmico e começamos a visita. O passeio é bem Cult e muito interessante, até pra quem não curte muito esse tipo de lazer. Quando visitamos, havia uma exposição sobre a cidade de São Paulo e o poeta Oswald de Andrade. Na medida em que avançávamos nas exposições, pegávamos o elevador e íamos subindo até o alto do prédio, onde fica o cinema, que é um show a parte!


Não vamos entrar em detalhes sobre o filme, pra não perder a graça, mas ele dura em torno de 10 minutos e é narrado pela Fernanda Montenegro. Após o filme, há uma atividade com todos os visitantes na chamada Praça da Língua Portuguesa, uma espécie de planetário, interessantíssima, onde podemos escutar trechos de várias poesias e narrativas de sucesso da literatura brasileira. Não deixem de ir nessa atração, vale muito a pena! Após a atividade, no próximo andar, chegamos na parte que conta a história da língua portuguesa no Brasil e as influências de outros países em nosso vocabulário. Tem cada coisa que a gente nem imagina e dá a certeza de que não há língua mais rica e multicultural no mundo do que a nossa. Bate aquele orgulho de ser brasileiro.


O museu ainda oferece alguns cursos. As informações podem ser conseguidas no site do museu ou na entrada do próprio Museu. O passeio é obrigatório pra quem está em São Paulo e gosta de cultura e, acima de todo, da nossa cultura. Ou simplesmente pra quem quer aprender mais, o que é sempre bom.

No próximo post vamos visitar outro cartão postal da cidade, pela tradição que tem: o Mercado Municipal de São Paulo! Nossa viagem está chegando no fim, mas ainda há muito o que ver!

Partiu!

2 comentários:

  1. A Estação da Luz é uma das mais lindas estações ferroviárias que eu já estive na vida (e eu já estive em mais de 150). Belas fotos. (Renan)

    ResponderExcluir
  2. Fala Renan!
    De estação de trem esse cara entende... Realmente, a estação é maneríssima, parecia aquelas estações européias. Como fomos num domingo, não sei como fica aquilo durante a semana, deve ficar bem cheio!
    Abraço!

    ResponderExcluir