terça-feira, 29 de maio de 2012

A Casa do Coxa: conheça o Couto Pereira!

E aí galera!!

Antes de toda viagem que fazemos, procuro me informar se há algum tipo de visita guiada no principal estádio da cidade (sim, sou doido por futebol) e pra quem visita Curitiba, o alvo preferido nos últimos anos tem sido a Arena da Baixada, casa do Atlético, estádio escolhido pela FIFA para ser sede da Copa do Mundo de 2014. Pelo mesmo motivo, o estádio ainda se encontrava em obras e a opção foi visitar o também famoso Couto Pereira, estádio do Coritiba (sim, o time é COritiba).

 Entrada do Museu do Coritiba, Campeão Brasileiro de 1985!

Após todo um trabalho de convencimento com a Grazi para incluirmos o passeio futebolístico no roteiro – lembrando que fomos para o Museu do Futebol, em São Paulo, sob algum protesto, mas ela adorou – partimos para o Alto da Glória, bairro que abriga o estádio. Como quase tudo em Curitiba, o estádio e sua visita guiada é super organizada. A entrada, onde também fica a bilheteria, é na porta do Museu do Coxa (apelido do time). Existem três tipos de visita: uma apenas no Museu (R$5), uma que também inclui uma visita ao estádio (R$10) e uma que ainda inclui conhecer vestiários, sala de imprensa, enfim, todos os segredos do, por enquanto, maior estádio do Paraná.

Grazi e algumas faixas de Campeão do Coritiba...

...e eu com algumas camisas históricas!

Fomos na segunda opção. Não importa qual você escolha, a visita é guiada por um funcionário do clube e, enquanto vemos os principais troféus, camisas antigas, faixas de campeão e a história do Coritiba, somos informados de todas as curiosidades do estádio: maior público, como surgiu o apelido “Coxa Branca”, a rivalidade com o Atlético, enfim, muito legal até pra quem não curte ou não conhece futebol.

Tudo é estilizado nas cores do Coritiba, o famoso Coxa!

Depois de várias fotos no Museu, finalmente visitamos a arquibancada do estádio Couto Pereira. A gente não chega a entrar em campo, mas ficamos bem pertinho, no anel inferior da arquibancada. A guia explica onde ficam as torcidas, alguns fatos curiosos do campo... Fora que o estádio é muito bem cuidado, todo pintadinho, e rende várias fotos!

Vista da arquibancada do Couto Pereira!

O passeio vale muito à pena e não vejo a hora da Arena da Baixada estar prontinha e novinha pra voltarmos lá e conhecermos mais esse, por que não, ponto turístico de Curitiba! Fiquem ligados para conhecerem mais da capital do Paraná!

Partiu!