terça-feira, 29 de maio de 2012

A Casa do Coxa: conheça o Couto Pereira!

E aí galera!!

Antes de toda viagem que fazemos, procuro me informar se há algum tipo de visita guiada no principal estádio da cidade (sim, sou doido por futebol) e pra quem visita Curitiba, o alvo preferido nos últimos anos tem sido a Arena da Baixada, casa do Atlético, estádio escolhido pela FIFA para ser sede da Copa do Mundo de 2014. Pelo mesmo motivo, o estádio ainda se encontrava em obras e a opção foi visitar o também famoso Couto Pereira, estádio do Coritiba (sim, o time é COritiba).

 Entrada do Museu do Coritiba, Campeão Brasileiro de 1985!

Após todo um trabalho de convencimento com a Grazi para incluirmos o passeio futebolístico no roteiro – lembrando que fomos para o Museu do Futebol, em São Paulo, sob algum protesto, mas ela adorou – partimos para o Alto da Glória, bairro que abriga o estádio. Como quase tudo em Curitiba, o estádio e sua visita guiada é super organizada. A entrada, onde também fica a bilheteria, é na porta do Museu do Coxa (apelido do time). Existem três tipos de visita: uma apenas no Museu (R$5), uma que também inclui uma visita ao estádio (R$10) e uma que ainda inclui conhecer vestiários, sala de imprensa, enfim, todos os segredos do, por enquanto, maior estádio do Paraná.

Grazi e algumas faixas de Campeão do Coritiba...

...e eu com algumas camisas históricas!

Fomos na segunda opção. Não importa qual você escolha, a visita é guiada por um funcionário do clube e, enquanto vemos os principais troféus, camisas antigas, faixas de campeão e a história do Coritiba, somos informados de todas as curiosidades do estádio: maior público, como surgiu o apelido “Coxa Branca”, a rivalidade com o Atlético, enfim, muito legal até pra quem não curte ou não conhece futebol.

Tudo é estilizado nas cores do Coritiba, o famoso Coxa!

Depois de várias fotos no Museu, finalmente visitamos a arquibancada do estádio Couto Pereira. A gente não chega a entrar em campo, mas ficamos bem pertinho, no anel inferior da arquibancada. A guia explica onde ficam as torcidas, alguns fatos curiosos do campo... Fora que o estádio é muito bem cuidado, todo pintadinho, e rende várias fotos!

Vista da arquibancada do Couto Pereira!

O passeio vale muito à pena e não vejo a hora da Arena da Baixada estar prontinha e novinha pra voltarmos lá e conhecermos mais esse, por que não, ponto turístico de Curitiba! Fiquem ligados para conhecerem mais da capital do Paraná!

Partiu!

10 comentários:

  1. Postagem bacana. Comentários pontuais, que não revelam todos os detalhes da visita. O que é bom, pois desperta a curiosidade de quem acessa, fazendo com que o leitor queira conhecer melhor o local que está sendo tratado. Bom trabalho! Sejam sempre bem-vindos a Curitiba e ao Major Antônio Couto Pereira. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André!
      Obrigado pelos elogios! Com certeza, a gente tem esse cuidado na hora de escrever. Se dissermos exatamente tudo que vimos, acabamos com o fator surpresa da visita hehehe...
      Muito legal mesmo a visita, o guia era muito bem informado, o que tornou o passeio melhor ainda. Quando voltarmos, quero assistir a um jogo lá!
      Obrigado por comentar!
      Abraços!

      Excluir
    2. Com certeza, Gustavo. Excelente forma de descrever os locais visitados. Será sempre bem-vindo ao Couto Pereira. Só não venha assistir a um jogo do Flamengo, que não tem tido muita sorte nos estádios de Curitiba nos últimos anos. hehe Forte abraço!

      Excluir
    3. Fato!! Quando o Flamengo joga do Paraná pra baixo, é porrada na certa hehehehe, parece que os caras tem medo de jogar no frio! Mas achei legal meu time estar presente no jogo de maior público do estádio, como sempre hehehe, flamenguista tem em todo lugar!
      Abraços!

      Excluir
  2. Show de bola. Literalmente. Também adoro estádio, sempre que posso os visito também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wesley!
      Eu não perco um estádio, onde quer que eu viaje! Já temos outros posts com visitas a estádios:
      Centenário de Montevidéu: http://checkinpelomundo.blogspot.com/2013/01/montevideu-estadio-centenario-e-museu.html
      Arena do Grêmio e Olímpico: http://checkinpelomundo.blogspot.com/2013/04/porto-alegre-arena-do-gremio-e-olimpico.html
      Obras do Maracanã: http://checkinpelomundo.blogspot.com/2012/11/rio-de-janeiro-estadio-do-maracana.html
      Museu do Futebol, no Pacaembu: http://checkinpelomundo.blogspot.com/2011/11/sao-paulo-futebol-alem-do-gol.html
      Visitamos alguns outros, mas ainda não postamos!
      Obrigado por comentar!
      Abraços!

      Excluir
  3. Volte sempre que quiser e será bem-vindo, só espero que saia triste quando o Flamengo enfrentar o Coxa.

    Hahahahahahaha!

    SAV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego!
      Hahahaha, pois é, mas nesse ano quem saiu com 3 pontos no Couto Pereira fomos nós... Mas tá beleza, o Coxa ajudou a rebaixar nosso rival, já fez um excelente trabalho nesse ano hehehe...
      Valeu pela visita!
      Abraços!

      Excluir
  4. Amigo, esbarrei no post do seu blog mesmo sendo atleticano.

    A Arena já foi inaugurada, porém como não está com tudo finalizado, e com o evento da copa, creio que só no segundo semestre que será aberto a visitas.

    Mas aqui cabe uma observação que sempre é omitida pelo coxa e que vale esclarecimento. Quando se fala em maior público, sempre falam ser a visita do papa com estimadas 70mil pessoas, informação completamente oficiosa e sem qq possibilidade de comprovação. O recorde oficial do estádio é da semifinal de 83 do meu time contra o seu, quando o Atlético venceu por 2 a 0 (mas não conseguiu passar à final) e foram 65491 pagantes.

    SRN!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Odirley,
      Pois é camarada, a guia realmente nos falou isso (depois de eu perguntar, né)! "Qual o maior público em jogos de futebol?" "Foi um jogo do Atlético..." "Do rival?? Contra quem?" "Flamengo..." hahahaha... E eu com a camisa do Mengão.
      Fato que quando a Arena reabrir 100%, farei uma visita. O estádio é lindo demais.
      SRN!

      Excluir