segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

São José dos Campos: Memorial Aeroespacial Brasileiro

E aí galera!

No nosso último post, demos uma geral do que você vai encontrar em São José dos Campos. Sim, há coisas pra se ver por lá que valem um pit-stop e nós escolhemos um desses destinos pra fazer um post só pra ele. São José dos Campos é o maior pólo aeroespacial da América Latina, e contribuem muito para isso a presença de grandes empresas do ramo na cidade. Pra quem curte do assunto, uma visita ao Memorial Aeroespacial Brasileiro, o MAB, é destino obrigatório!

Vista aérea do MAB (Fonte: sjc.sp.gov.br)

Localizado bem próximo ao aeroporto da cidade, ao Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e também à Embraer – vizinhos bem sugestivos né? – o Memorial Aeroespacial Brasileiro foi inaugurado em 2004 com apoio da prefeitura de São José dos Campos e hoje é um dos destinos mais visitados da cidade.

 Uniformes da FAB e o Bandeirante ao fundo.

O MAB conta a história da indústria bélica aérea do Brasil por meio de mostras de diversas aeronaves de fabricação 100% nacional, foguetes, mísseis, tanto produzidos pelas Forças Armadas do país até os produzidos pelos alunos do ITA, um dos principais pólos de Engenharia do Brasil. Um enorme galpão guarda todos esses equipamentos, tudo devidamente identificado e com informações disponíveis aos visitantes, sem mencionar outros aviões maiores, como um caça AMX da FAB, que está exposto no gramado do belo CTA. Destaque também para o primeiro carro a álcool do Brasil, que também está exposto no MAB.

Grazi dentro do Bandeirante hehehehe...

O Memorial Aeroespacial Brasileiro fica na Av. Brigadeiro Faria Lima, s/n (acesso pela saída 147 da Via Dutra, sentido Rio), e funciona de sexta a domingo, das 10h até as 17h. Para visitas durante a semana, somente com agendamento. Para mais informações, o telefone é (12) 3947-3046. A entrada é franca e há estacionamento grátis no local. Se você curte aviação, não deixe de visitar o MAB, com certeza você não vai se arrepender!

Uma geral do MAB: muitos foguetes e mísseis.

Partiu!

3 comentários:

  1. Ei Gustavo,

    Parece ser um lugar muito interessante. Gostei!

    Abraços,
    Lillian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian!
      O lugar é muito legal mesmo, eu diria ser o destino mais interessante de SJC. Mas, como comentamos no post anterior a esse (http://checkinpelomundo.blogspot.com.br/2012/11/sao-jose-dos-campos-um-pit-stop-no-vale.html), no distrito de São Francisco Xavier existem muitos destinos ecológicos (trilhas e cachoeiras) que atraem bastante gente e devem valer a pena também!
      Obrigado por comentar!
      Valeu!

      Excluir