segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Montevidéu: Rara Avis e Francis

E aí galera!

Chegou o momento daquele post pra deixar o viajante com água na boca... Quando fizemos o roteiro para Montevidéu e chegamos na hora da escolha dos restaurantes, ficou aquela pergunta: vamos comer barato ou vamos comer bem? Pesquisando na Internet e por meio de dicas de amigos, descobrimos que a capital uruguaia apresenta uma grande quantidade de restaurantes que podemos facilmente colocar entre os melhores do país – e por que não, da América Latina. Quer dizer, se vamos experimentar a tão comentada parrilla (o churrasco deles), vamos comer do melhor né? Resolvemos comer bem e demos sorte nas escolhas!

 Rara Avis: um dos mais chiques (e deliciosos) de Montevidéu!

Que tal um jantar romântico, num ambiente altamente chique situado em um prédio histórico, ao som de uma apresentação ao vivo de uma excelente pianista (que voz maravilhosa!) e, claro, com um bom vinho local e uma comida sem comentários? Parece cena de filme, mas não é. Foi o que encontramos no Rara Avis (Calle Buenos Aires, 652), restaurante anexo ao famoso Teatro Solís. Recomendamos que apareçam lá com a roupa mais chique que tiver na mala e disposto a ter um jantar de alto nível, com tudo que tem direito. O Rara Avis tem de tudo: desde a famosa parrilla até massas e frutos do mar. A carta de vinhos vem em um tablet, tudo muito chique!

 O visual do Rara Avis: poucas luzes sem escuridão, perfeito!

Nossas escolhas: um carpaccio de salmão com salada de folhas verdes, erva-doce e camarões (e que camarões!) grelhados de entrada, nhoque de batata recheado com salmão defumado e creme de camarão para a Grazi e um risotto de calamaretti, camarão e lulas com açafrão pra mim – tudo muito bem servido! Pra finalizar, um Oda a la Manzana, uma sobremesa com maçãs carameladas, molho de sidra e sorvete de creme. Conforme já comentamos em posts anteriores, os preços dos serviços no Uruguai são bem parecidos com o que encontramos no Rio de Janeiro, e a comida se inclui aí. Pra quem viaja low-cost, não é exatamente a melhor opção, mas pra quem não abre mão de uma boa cozinha, é obrigatório!

Música ao vivo! Que piano! Que voz!

Um pouco mais distante de Ciudad Vieja, no maravilhoso bairro de Punta Carretas, fomos em busca da famosa parrilla que não comemos no Rara Avis. Praticamente todos que perguntamos indicaram o Francis (Calle Luis de La Torre, 502), que fica bem próximo ao Shopping Punta Carretas, um dos principais da cidade. Um ambiente bem legal, com opção de mesas na calçada do restaurante, boa variedade de vinhos e, claro, especializado em carnes, como um bom restaurante uruguaio!

O Francis, em Punta Carretas: a melhor parrilla de Montevidéu!

Pra quem foi em busca da famosa parrilla, peça o Trio de Carnes: três diferentes cortes (baby-beef, picanha e matambrito, cada um com um molho diferente) servidos na chapa. Pra um amante de carnes como eu, até emocionou hehehe... Prato lindo e MUITO gostoso, no ponto perfeito que pedi, sensacional! Não tão chegada, a Grazi foi de Lenguado Relleno, em outras palavras, um peixe linguado recheado com mussarela, alcaparras e ervas finas, com molho de limão e frutos do mar – também um absurdo de bom! Os pratos são muito bem servidos, mas ainda deu tempo de finalizarmos com um fondant de chocolate com sorvete de maracujá. Ainda ganhamos, por conta da casa, uma prova de vinho uruguaio numa pequena taça. O atendimento foi espetacular e os garçons entendem algo de português, o que facilita na hora de pedir detalhes sobre os pratos. O Francis é bem mais em conta que o Rara Avis, até por que a proposta é outra, mas valeu muito a pena, principalmente pra quem vai atrás da tradicional carne uruguaia.

O Trio de Carnes do Francis: ESPETACULAR!!!!

Linguado Recheado: bem servido e bom demais!

Pra quem gosta de comer bem – no aspecto qualidade – Montevidéu é literalmente um prato cheio. O Rara Avis e o Francis são dois locais espetaculares, bem servidos, onde fomos muito bem atendidos e facilmente recomendamos pra todo mundo! Esse povo uruguaio sabe comer bem, hein! Fiquem ligados no próximo post, onde falaremos de uma visita guiada muito legal que fizemos, mais uma vez, pertinho do nosso hostel!

Partiu!

13 comentários:

  1. Nossa... deu água na boca esse posts. Mas vocês estão muito chiques, gente! Escolheram dois lugares de primeira. Já fui em Montevideu 3 vezes, mas ainda não tinha experimentado esses restaurantes. Quando voltar na cidade, já tenho onde jantar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Gleiber!
      É, caprichamos!! Pode ir nesses dois que não tem erro: vai comer super bem! O que surpreendeu é que normalmente esses pratos chiques aqui no Brasil vem em quantidades mínimas e lá foi muito bem servido!
      Valeu por comentar!
      Abração!

      Excluir
  2. Que chiques vocês! Qual a faixa de preço de cada uma? Eu fui num restaurante lá no mercado del puerto, era bom, mas nada espetacular. Saiu por 1200 pesos, lembro que achei caro...até pq ali não é um dois melhores locais para ir a noite, pois para voltar precisa de taxi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ayla!
      Olha, o Rara Avis não foi barato hehehe... Mas também não achei nenhum absurdo o preço, visto a qualidade do restaurante, a comida (com vinho), o atendimento e a música ao vivo... O Francis já foi bem mais em conta, por volta de 1500 pesos com os dois pratos, as bebidas e sobremesa. A mesma coisa num restaurante por aqui seria o mesmo preço.
      Acabamos não tendo tempo de ir no Mercado del Puerto, dizem que a parrilla de lá também é muito boa!
      Obrigado por comentar!
      Valeu!

      Excluir
  3. La taberna del diablo: melhor empanada que já comi e por um ótimo preço!

    http://www.latabernadeldiablo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Bruno!
      Fica a dica pro pessoal! Comemos uma empanada em outro lugar que nos indicaram, mas vamos postar no futuro.
      Obrigado por comentar!
      Valeu!

      Excluir
  4. Boa noite, meu caro

    Qual o valor em média de um jantar completo no Rara Avis? Tipo entrada, prato principal, sobremesa e um bom vinho? Lá tem couvert artístico, taxa de serviço... como funciona?

    Parabéns pelo blog! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gui Crespo!
      Então, prepare-se hehehe... Nossa noite teve isso tudo: entrada, prato principal (um pra cada), sobremesa e um vinho. E há uma cobrança de couvert, só não lembro ao certo a percentagem.
      Sem o vinho (que o cabeçudo aqui esqueceu de anotar quanto foi), os pratos todos somaram 1770 pesos, (em torno de 186 reais). Lembro que a conta deu em torno de 220 reais. Ouch, é uma facada, mas vale cada centavo. E estamos falando de um dos melhores e mais chiques restaurantes de Montevidéu.
      Obrigado pela visita!
      Valeu!

      Excluir
    2. Opa, hehe é caro sim, mas para uma ocasião especial parece válido, né? hehe... A pianista toca todos os dias?

      Obrigado pela resposta! Abração

      Excluir
    3. Oi Gui!
      Com certeza, pra uma ocasião especial, vale muito a pena!
      Sobre a pianista, não sei te dizer. Provavelmente o site deles informa as atrações, mas hoje está em manutenção... =/ Mas talvez ela seja da casa mesmo, por que nas minhas pesquisas antes da viagem, já havia lido sobre esse show, que era uma maravilha. Tem um palco no restaurante, imagino que sempre role alguma coisa, principalmente nos finais de semana. Nós fomos numa sexta-feira e teve show. Se você ficar hospedado por perto ou estiver passando, vale dar um pulinho lá e perguntar, por que parece um anjo tocando piano e cantando hehehe... Rolou até um "Girl from Ipanema"!
      Obrigado por comentar!
      Valeu!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, bacana! Ela vai adorar, com certeza!
      Sai por aí mesmo, 250 o casal.
      O lance do copinho de vinho cortesia é no Francis e não no Rara Avis hehehe...
      Boa sorte lá com a menina e boa viagem!
      Abraços!

      Excluir
  6. Valeu novamente hehehe
    Vou apagar os posts pq ela tbm esta pesquisando coisas para a viagem e pode encontrar seu blog hahaha

    Obrigado mesmo :-)
    abs

    ResponderExcluir