segunda-feira, 6 de maio de 2013

Gramado: Chocofest

E aí galera!

Depois de visitar o Parque do Lago Negro, o ponto mais visitado de Gramado, fomos pro centro da cidade ver o que estava rolando. Afinal, era Semana Santa, tempo de Páscoa, e a cidade conhecida por suas fábricas de chocolate tinha que oferecer algum evento para seus visitantes, não é mesmo? É por isso que, todo ano, rola em Gramado a Chocofest, a festa do chocolate na cidade e a mais famosa do Rio Grande do Sul!

Chocofest tomando Gramado durante a Semana Santa!

Uma boa notícia sobre a Chocofest é sua duração: ela normalmente começa duas a três semanas antes do domingo de Páscoa. Ou seja, se você quiser evitar o feriadão e o aumento no preço dos hotéis por causa disso, há a opção de visitar a cidade poucas semanas antes, economizar e ainda sim aproveitar a festa! Ao entrar na cidade, já se pode ver o clima de festa: enormes coelhos de pelúcia e ovos de Páscoa espalhados pelas esquinas e cruzamentos de Gramado. Encontramos até mesmo as tradicionais pêssankas, aqueles ovos decorados que também abordamos quando visitamos o Memorial Ucraniano de Curitiba. A programação, disponível no site do evento e espalhada pela cidade, é bem extensa e tem de tudo: desde shows e espetáculos fechados com cobrança de ingresso até grandes oficinas e desfiles na Av. Borges de Medeiros, a principal da cidade, abertos para todos!

Galpão do Chocofest, onde rolam as oficinas e brincadeiras para a criançada.

Grazi com um dos mascotes da festa.

Enormes Pêssankas espalhadas pela cidade.

Sabemos que Páscoa não é só chocolate e aquele almoço com a família. O Gramado Aleluia é o espetáculo religioso da Chocofest. Em 2013, as atrações do Gramado Aleluia foram a Procissão dos Passos, onde aproximadamente 600 pessoas caminham com velas pela noite na Av. Borges de Medeiros, com vários carros tematizados, e a Via Crucis, quando os fiéis se reúnem para relembrar os últimos momentos de Jesus. Mesmo para os não-católicos, são espetáculos lindos e qualquer um pode participar.

O Gramado Aleluia é o momento religioso da festa de Páscoa (Foto: Olá! Serra Gaúcha)

Como fizemos um bate-volta na cidade, não deu pra curtirmos nenhum dos eventos fechados, mas aproveitamos pra nos divertirmos com os eventos abertos, tudo (como tudo na cidade) super arrumado, de qualidade, uma beleza. Fora os eventos da Chocofest, aproveitamos para visitar rapidamente dois pontos bem visitados: o Palácio dos Festivais – onde acontece todo ano o mais importante Festival de Cinema do Brasil – e a Igreja Matriz São Pedro, com suas lindas estátuas.

Prédio do Festival de Cinema de Gramado...

...e a Igreja Matriz São Pedro e suas lindas estátuas!

Estacionar na Borges de Medeiros foi muita pretensão nossa, afinal a cidade estava bem cheia, mas conseguimos facilmente em uma das transversais. O esquema é pagar por tempo de permanência em uma das várias maquinas espalhadas pela cidade. Estacionou: procure uma! Demos sorte e, por causa do feriado, liberaram o pagamento em toda cidade! \o/

SO MUCH WIN!

Como não poderia deixar de ser, além de curtirmos os eventos da Chocofest, aproveitamos para comprar uns chocolates né, afinal ninguém é de ferro. Dentre as diversas lojas na cidade (todas muito boas), escolhemos a Chocolates Lugano, na Borges de Medeiros. Muita variedade, desde os clássicos chocolates até licores, tudo muito bom!

Fizemos a festa na Lugano!

O agito de Gramado não acontece só nas proximidades da Av. Borges de Medeiros! No próximo post vamos abordar outro ponto turístico bem famoso da cidade!

Partiu!

2 comentários:

  1. Essa cidade é uma perdição!! Mas postar na hora do almoço, continuo achando que deveria ser proibido. Adorando acompanhar a viagem de vocês!! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!
      Hahaha, como comentei antes, timing é tudo! rs...
      Gramado e a Serra Gaúcha por inteira são lindos, lugares muito agradáveis. Se fosse daí, iria pra lá direto!
      Obrigado por nos acompanhar! ;-)
      Valeu!

      Excluir