quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Campinas: Chopp do Fritz

E aí galera!

Fala-se muito do bairro campineiro de Cambuí, principalmente de sua fama boêmia traduzida em diversos bares e restaurantes, os melhores da cidade. Pelo menos aqui no Rio, eu vejo uma dificuldade muito grande em achar bares que conciliem uma cerveja de alta qualidade, daquelas que atraem os grandes amantes da bebida, com opções top de pratos e petiscos – não estou falando da batatinha frita ou do frango à passarinho, mas de pratos de respeito! Essa busca pelo bar que atendesse essas duas premissas foi bem fácil de se fazer em Campinas, quando saímos do hotel e fomos jantar no Chopp do Fritz.

Chopp do Fritz, em Campinas

A dica foi dada por um colega de trabalho morador da cidade, então já fomos com a certeza do tiro certo. Apesar de bem famosa por lá, a cervejaria tem origem na cidade mineira de Monte Verde, onde também fica a fábrica. Além de Monte Verde e Campinas, o Fritz também está nas cidades paulistas de Americana, São José dos Campos, Taubaté, Indaiatuba e Atibaia.

A atendente Marcela, apelidada carinhosamente de "Frida" pela mesa.

Primeiro falemos do principal produto do alemão: a cerveja. O Fritz, apesar de ser uma marca artesanal recente, já trabalha com cinco tipos de chopp: o Klar (Pilsen, o tipo mais consumido no Brasil), Natur (uma Pilsen não filtrada), Köelsch (maturação mais longa, aumentando o teor de álcool), Dunkel (com malte puro torrado) e a mais famosa e pedida da casa: a Weizen, que é uma cerveja de trigo que tem um gostinho que lembra cravo e banana – parece bizarro, mas é muito boa! Não sabe qual pedir? Não tem problema: peça a degustação do Fritz e eleja sua favorita.

A loja produz parte da cerveja que vende.

Na dúvida? Faça a degustação!

Escolhido o seu tipo, agora é decidir se você quer levar uma lembrança de lá ou não! Pagando um pouco a mais no primeiro chopp, você leva uma caneca da casa, maneiríssima, e bebe nela a noite toda! A boa notícia é que a choperia ainda possui uma lojinha show, onde você pode comprar mais canecas, camisas, enfim, um monte de produtos do Fritz. Se você se apaixonou por algum sabor, eles vendem aqueles barris metálicos de 5L de todos os sabores! Acabei comprando a caneca em forma de botinha, é o copinho mais querido pelos clientes.
 
A lojinha é uma perdição.
 
Mas nenhuma degustação de cerveja fica completa sem aquela coisinha pra comer, não é mesmo? Além de uma cervejaria com todo clima alemão – vide o traje dos funcionários, os nomes das cervejas e quadros da Alemanha por toda loja, a culinária também segue as tradições do país. De entrada, não deixe de experimentar o Bretzel, um pão salgado em formato de pretzel que é uma delícia, ideal pra dividir com os amigos. Como prato principal, fomos de Schlatplatte, um prato que combina joelho de porco, salsichões diversos e batatinha calabresa. Show de bola, carne macia e muito bem servido! Se você não curte carne de porco, calma: o cardápio é bem variado e atende a todos os gostos.

De entrada, o famoso Bretzel...

...fechando com o espetacular Schlatplatte!

Se você curte sentar com os amigos, tomar uma cerveja de qualidade, diferente e ainda comer muito bem (e você estiver em Campinas), visite o Fritz. O atendimento foi ótimo e saímos muito satisfeitos – e cheios de presentinhos. O Chopp do Fritz de Campinas fica na Rua Maria Monteiro, 330, no boêmio bairro de Cambuí. Qualquer dúvida, o telefone da loja para contato é (19) 3254-2753.


Exibir mapa ampliado
 
No próximo post, vocês vão conhecer as cores que movem uma das maiores paixões de Campinas!

Partiu!

2 comentários:

  1. E o preço? Tem que colocar Estrelinhas do lado das dicas 1 estrela = BL, 2 estrelas = chinês, 3 = estrelas demigalce e 4 estrelas = porcão.
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Ermitão!
      Paguei 70 pilas, que englobaram: a degustação, 3 canecas de cerveja, uma canequinha que comprei, e dividi o Bretzel e o joelho com o pessoal. Ainda pedimos um chucrute pra arrematar. Achei bem em conta pra qualidade (e quantidade) tanto da cerveja quanto da comida.
      Se for só pra beber, claro que sai bem mais em conta.
      Abraço!

      Excluir