quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Buenos Aires: La Boca e Caminito

E aí galera!

Muitas cidades grandes pelo mundo possuem aquele bairro tradicional, mais popular, que ao invés de ser deixado de lado acaba sendo revitalizado e acaba virando ponto turístico. Pode-se citar, pensando rápido, Santa Teresa, no Rio de Janeiro, e o Pelourinho, em Salvador. Quando se pensa num bairro desse tipo em Buenos Aires, o nome certo no seu roteiro é La Boca.

 As cores já dizem tudo: chegamos a La Boca!

Buenos Aires, como muitas cidades brasileiras, foram colonizadas a partir de seus portos. Os imigrantes, principalmente italianos, com mais dinheiro foram buscando locais mais tranquilos da cidade enquanto o povo com menos condições acabava vivendo próximo à zona portuária, onde trabalhavam. Aliás, o nome La Boca vem justamente por ficar no local onde o Rio Riachuelo desembocava no Rio de La Plata. A principal característica do bairro são as coloridas casas (os conventillos), que possuem essa característica pelo fato de que, antigamente, eram pintadas com sobras das tintas que pintavam os navios – que nem sempre davam pra pintar a casa toda com uma cor só. Apesar de ser um local bem simples, existem pelo menos duas atrações imperdíveis pra quem visita à capital argentina.

Sendo recebido em La Boca por Dieguito, Evita e Gardel...

Chegando em Caminito

O Caminito (nome em homenagem a uma popular música de tango argentino) é um destino certo em seu roteiro. A rua, que antigamente abrigava uma velha linha ferroviária, acabou abandonada depois da desativação da mesma. Na década de 1950, moradores resolveram revitalizar o local, que acabou se tornando um point para os artistas (cheios de influências italianas) da época venderem suas obras. Com o passar do tempo e o interesse dos turistas no local crescendo, diversas lojas de roupas populares, bares e restaurantes foram abrindo e tornou o Caminito um dos principais pontos turísticos da cidade.

Uma das várias galerias com artes locais

O Centro de Exposições de Caminito – com Diego Maradona, Evita Perón e Carlos Gardel nos recebendo na varanda – a famosa Havanna do Caminito, as infinitas lojinhas com camisas de futebol (todas fake, mas e daí?), as menções sobre tango em cada detalhe... Tudo em La Boca é cheio de cores, de gente e de arte. Por ser um pedacinho de Buenos Aires bem diferente de todo resto, aconselhamos demais que você reserve um espacinho no seu roteiro para conhecer o bairro – uma manhã ou uma tarde são suficientes.

Não é a toa que Maradona é chamado de D10S por lá: só dá ele!

As principais cores de La Boca são o azul e amarelo, as cores do Boca Juniors, principal clube de futebol da Argentina, que ostenta seu lendário estádio La Bombonera no bairro, a poucos metros de Caminito. Esse é a segunda grande atração de La Boca, mas será assunto para um outro post...

As lojinhas em Caminito tem de tudo!

Apesar de ser um bairro mais pobre em relação a outros mais famosos, como Recoleta e Palermo, La Boca é bem segura durante o dia. Os cuidados são os básicos: evite deixar bolsas à mostra, abrir carteira, atenção em lugares mais cheios, enfim, coisas que você faria em qualquer lugar do Brasil. Não aconselhamos (na verdade, nunca vi ninguém dizer o contrário) visitar La Boca pela noite.

Chegar em La Boca, só de taxi ou ônibus – não há estação de metrô por lá. Aconselhamos sempre o taxi, pelos motivos expostos no post sobre o transporte.


Exibir mapa ampliado

No próximo post, ainda em La Boca, vamos conhecer onde pulsa uma paixão azul e amarela, conhecida em todo mundo.
Partiu!

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Marilia!
      Muito legal né? Bem diferente de todo resto de Buenos Aires.
      Obrigado por comentar!
      Valeu!

      Excluir
  2. Eu e meu marido estivemos por lá em 2012 e agora em Junho vamos voltar! É muito gostoso mesmo!! Tiramos muitas fotos nestes bairros inclusive dentro do estádio La Bombonera onde fomos de ônibus do centro até lá. Recomendo muito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana!
      Curtimos demais La Boca, bem diferente do resto da cidade. Também fomos na Bombonera, um passeio a parte! Contamos tudo nesse post: http://checkinpelomundo.blogspot.com/2014/02/buenos-aires-la-bombonera.html
      Obrigado por comentar!
      Valeu!

      Excluir
  3. Saudade também. Quando fui, fiquei até a tardezinha, e deu muito medo, mas no fim deu tudo certo. Ótimo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pois é, não recomendamos ficar até tarde por lá não, é um bairro bem pobre quando vamos além do Caminito. Mas vale muito a visita!
      Valeu!

      Excluir
  4. Eu e minha família fomos em 2013. Recomendo. Passeio maravilhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nadia,
      Também fomos em 2013, em dezembro! Quem vai pra Buenos Aires tem que conhecer La Boca, é diferente de todo resto da cidade!
      Valeu!

      Excluir