segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Assunção: Museo de la Estación Central del Ferrocarril

E aí galera!

Uma modalidade de turismo que temos visto crescer nos últimos anos é o turismo ferroviário. Não aquele onde fazemos lindas viagens a bordo de trens luxuosos e mega velozes, mas aquele onde o interesse do viajante é conhecer antigas estações ferroviárias, seus trens e bastidores. Já tínhamos até visitado o Museu Ferroviário de Curitiba. Pensando um pouco nisso, fomos conferir o Museo de la Estación Central del Ferrocarril de Asunción, ou o Museu Ferroviário de Assunção.

 A Estação Central de Assunção

O que hoje é um museu, antigamente foi a primeira estação de trem de todo Paraguai (Estación Carlos Antonio López – olha os López aí de novo!), de onde saiu a primeira viagem, rumo a Trinidad, em 1861. Economicamente foi importantíssimo para a economia do país: as matérias primas cultivadas nos campos do interior do Paraguai puderam chegar na capital, enquanto produtos industrializados abasteciam a zona rural.

Brasão da República do Paraguai

Detalhes da parte administrativa da estação.

Apesar de tudo ser bem antigo, até que algumas máquinas estavam bem conservadas. Todos os detalhes da antiga estação, desde a bilheteria até os telégrafos utilizados na época, são reportados no Museu. Os destaques não poderiam ser outros: a locomotiva Sapucaí, a mesma da primeira viagem, e o vagão Comedor, que retrata um pouco de como era viajar sobre os trilhos no Paraguai. Bem curioso.

A locomotiva Sapucaí...

...e um de seus vagões são uma viagem no tempo.

O tour custa meros G$10.000 para estrangeiros (algo em torno de R$5), e o mais bacana é que o ingresso é exatamente o mesmo bilhete que era comprado quando a estação ferroviária ainda funcionava. Olha, não manjo muito de trens, mas o passeio foi bem legal!

O ingresso é exatamente igual aos bilhetes, muito legal.


Já conhecemos bastante coisa em Assunção, mas ainda temos alguns pontos de destaque da cidade pra mostrar. Fiquem ligados nos próximos posts!

Partiu!

2 comentários:

  1. Gostei muito! Na minha opinião a melhor foto foi a do interior do vagão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Thyago!
      O vagão é maneiríssimo e o couro das poltronas estava bem cuidado. No final, havia um bar que atendia os passageiros, bem bacana.
      Valeu!

      Excluir