quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Dubai e Abu Dhabi: como chegar

E aí galera!

Que o Oriente Médio fica lá do outro lado do mundo, todo mundo já sabe. A viagem é longa, mas você não precisa fazer ela toda de uma vez - apesar de também poder, se for seu desejo. Já sabemos o básico sobre os Emirados e também como se portar nessa cultura tão diferente da nossa, mas qual é a melhor maneira de chegar lá? Nesse post, vamos mostrar três opções para chegar nos Emirados Árabes e falar um pouquinho da experiência que tivemos com a escolha: voar com a Emirates Airlines.

Fomos diretamente pra Dubai, mas há outras opções...

Stopover na Europa

Pra quem não aguenta longas viagens, ou quer otimizar seus dias, uma opção é escolher um voo com conexão, prolongar sua viagem e aproveitar uns dias nesse destino intermediário. Essa prática é conhecida como stopover. Para tal, é preciso acordar com a sua empresa aérea: pode ser que ela te cobre algum adicional (ou não, depende da empresa). É muito comum, em viagens pra Ásia e Oceania, pessoas fazerem stopover na Europa, principalmente em cidades com grandes aeroportos, como Paris ou Frankfurt.

Algumas companhias aéreas que voam pros Emirados e possuem a opção do stopover na Europa são a Air France, Lufthansa e TAP. A gente acabou não fazendo pela limitação dos dias de viagem, mas seria ao menos curioso enfrentar o inverno parisiense antes de encarar um deserto no Oriente Médio.

Algumas das vantagens do stopover são: (1) você quebrar pela metade a longa viagem para os Emirados, (2) facilita a adaptação à mudança do fuso horário, que lá em Dubai são 6 horas a mais que o Brasil, (3) prolonga seus dias de viagem e te dá a oportunidade de conhecer outros lugares bem diferentes dos Emirados na mesma viagem. Entretanto, nem sempre temos esse tempo extra (que, consequentemente, aumenta os custos da viagem), então a solução fica sendo mesmo encarar a longa viagem diretamente pros EAU. O que não significa que será sofrimento... O adendo pra quem resolve encarar a viagem pros Emirados em voo direto é que o país possui duas das melhores companhias aéreas do planeta.

Voando direto para Abu Dhabi: Etihad Airways

Pra quem não conhece o termo, a palavra hub dá uma ideia de ponto de convergência, um ponto de encontro. No plano da aviação, um hub é um aeroporto onde todos os voos de uma certa companhia aérea param. Por exemplo: Viracopos (Campinas) é o hub da Azul, assim como Tocumen (Ciudad de Panamá) é o hub da Copa Airlines. Da mesma forma, Abu Dhabi é o hub da companhia aérea Etihad Airways.

A premiada Etihad é uma das melhores companhias do mundo! Foto: Convington Travel.

A Etihad, apesar de fundada apenas em 2003, já é uma das maiores companhias aéreas do mundo. É a companhia aérea nacional dos Emirados Árabes e conta inclusive com a presença de um xeque de Abu Dhabi em seu conselho de administração. O blog Meus Roteiros de Viagem fez um relato muito legal sobre a experiência deles na classe executiva da Etihad. O conforto e o espaço são incríveis. É uma passagem que a gente paga mais caro, mas que se paga com a garantia de tranquilidade durante as mais de 14 horas de viagem.

Os voos diretos da Etihad do Brasil para os Emirados saem todos de Guarulhos, o que, para nós cariocas, fez a diferença. Voos saindo do Rio, Belo Horizonte, Maceió, Florianópolis, Porto Alegre, Navegantes, Manaus, Curitiba, Foz do Iguaçu, Brasília e Salvador sempre terão uma escala no aeroporto paulista e prolongam a viagem um pouquinho mais (informações de Fevereiro 2015).

Voando direto para Dubai: Emirates Airlines

De maneira análoga à Etihad em Abu Dhabi, a companhia aérea Emirates Airlines tem em Dubai seu hub. Fundada em 1985, a Emirates chegou a ser de propriedade do governo dos Emirados, mas hoje atua como uma companhia independente no mercado, o que permitiu sua expansão de forma impressionante, atendendo 140 destinos em 80 países. Depois de uma boa pesquisa sobre o conforto dos voos, fomos para Dubai de classe econômica, confiando na fama da companhia de proporcionar conforto e excelente serviço de bordo durante a viagem. E não nos arrependemos.

As refeições são bem fartas e com várias opções!

É claro que não se compara com a classe executiva, praticamente um hotel a bordo, mas a viagem foi bem agradável. Serviços e mimos como kit viagem e toalhinha quente antes das refeições (e que refeições!) deixavam claro a preocupação das aeromoças, devidamente trajadas com o típico uniforme símbolo da Emirates, em tornar aquela maratona de 14 horas um passeio tranquilo. Não se acanhe: cerveja e vinho estão incluídos no serviço de bordo (somente o champagne é cobrado). Na telinha da poltrona da frente, uma infinidade de músicas, seriados e filmes - muitos dublados ou com legenda em português, que ajudaram a fazer o tempo passar. Se você é daqueles que prefere dormir a viagem toda, que tal fazer isso sobre um céu estrelado?

Estrelas no teto do voo da Emirates: bem legal!

O alcance da Emirates em termos de marketing também é fascinante. Aposto que a maioria das pessoas já viu o slogan "Fly Emirates" em algum lugar, talvez uma propaganda, ou numa camisa do Real Madrid, Milan ou Paris Saint-Germain. No aeroporto de Dubai, ainda encontramos uma loja oficial da companhia, que vende desde miniaturas dos aviões utilizados pela Emirates, bolsas, malas, até bonecos devidamente trajados com o típico uniforme. Muito legal!

Loja Oficial da Emirates, no aeroporto de Dubai

Vários itens bem legais!

A Emirates possui voos diretos para Dubai com saídas de Guarulhos e Rio de Janeiro, o que foi determinante pra nossa escolha. Saídas de Brasília, Cuiabá, Belo Horizonte, Maceió, Florianópolis, Porto Alegre, Manaus, Belém, Curitiba, Foz do Iguaçu, Brasília, Salvador, Fortaleza, João Pessoa e Recife, obrigatoriamente, devem fazer conexão em São Paulo ou Rio (informações de Fevereiro 2015).

Conforme explicamos no primeiro post da série sobre os Emirados, tanto a Etihad quanto a Emirates podem ser seu sponsor na emissão do visto pro país, basta indicar o interesse no ato da compra das passagens.

A melhor escolha pra você, claro, vai depender de um monte de coisas, mas fique tranquilo: seja parando na Europa ou contando com uma das duas companhias aéreas dos Emirados Árabes, sua viagem com certeza vai começar muito bem! E aí? Escolheu? Então acompanhe nossos próximos posts, quando finalmente vamos contar tudo que vimos nos Emirados!

Partiu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário