terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A Finlândia no Rio de Janeiro: conheça Penedo!

E aí galera!

Depois de um passeio muito gostoso e relaxante em Visconde de Mauá, a volta pra casa à caminho da Via Dutra ainda pode reservar mais um famoso destino carioca. O Check-In já apresentou as dicas de Campos do Jordão, conhecida como a Suíça brasileira. Mas agora estamos falando da bela Penedo, a principal finlandesa do Brasil! Penedo, assim como Visconde de Mauá, não é uma cidade como muitos pensam, mas sim um distrito do município de Itatiaia.

O Shopping Pequena Finlândia, o point de Penedo!

Chegar em Penedo é tranquilo demais! Pra quem vem do Rio ou de São Paulo, basta pegar a Via Dutra (BR-116) e pegar a saída na altura do quilômetro 511, tudo muito bem sinalizado. Essa saída é a RJ-163. Apenas mais 500 metros e você estará de frente ao pórtico de Penedo!

Pórtico de Penedo: pertinho da Via Dutra, bem sinalizado, não tem erro!

Penedo, apesar de estar situada em uma altitude bem menor que Visconde de Mauá, também apresenta um clima bem ameno ao longo do ano. Costuma-se ter muito sol durante o dia, com noites bem geladas, podendo beirar o zero grau em sua parte montanhosa, chamada de Alto Penedo. Dessa forma, atenção na hora de fazer as malas: você vai usar roupas leves de dia e possivelmente casacos pela noite!

A influência européia é vista logo de cara. A entrada da cidade é bem florida, podendo-se ver casas e algumas das mais de 50 pousadas da cidade, muros baixos, sem muita agitação e com muito verde. Como uma forma de manter intacta a cultura da Finlândia em Penedo, foi criado o Museu Finlandês com muita história sobre o frio país escandinavo, que vale a visita!

Visita ao Museu Finlandês!

A cidade também é muito bem servida de restaurantes, principalmente de comida finlandesa e alemã, que mostraremos nos próximos posts. Mas sem dúvidas o principal point da cidade é o charmoso shopping Pequena Finlândia, que abriga a famosa Casa do Papai Noel, como mostramos no post passado. Muitas lojas de lembranças e restaurantes, além de muita diversão pra criançada, com destaque para um pequeno lago recheado de trutas e barracudas! A sorveteria finlandesa vizinha ao shopping também é programa obrigatório.

Esse pedacinho da Finlândia no Rio também proporciona alguns passeios ecológicos bem legais. O Pico do Penedinho é uma boa pra quem curte trilhas. O desafio nem é tão pesado assim pra quem está acostumado, mas a recompensa é sensacional: uma vista privilegiada de toda a região: Penedo, Resende, Volta Redonda... Enfim, todos os municípios vizinhos! Além das trilhas, Penedo, também como Visconde de Mauá, possui algumas lindas cachoeiras como a Cachoeira de Deus, as Três Cachoeiras, entre outras.

Nós na Cachoeira de Deus!

Apesar de pequena, como vocês podem notar, Penedo apresenta uma série de programas pra todos os gostos. Então, pra que a pressa de ir pra casa? Vamos passar uns dias em Penedo?

Partiu!