segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Montevidéu: Pôr-do-Sol em Punta Carretas

E aí galera!

Após visitarmos o Parque Rodó, tão pertinho das ramblas de Montevidéu, resolvemos passear na praia e ver o que tinha de bom por ali. Um dos bairros mais chiques da cidade, Punta Carretas também tem muitas atrações, como ótimos restaurantes (o Francis fica por lá), o Shopping Punta Carretas, um dos maiores da cidade e o já famoso pôr-do-sol de Montevidéu.

 Como visitar Montevidéu e perder um cenário desses??

Mas o que tem de tão especial no descanso do sol em Punta Carretas? Como já debatemos aqui no blog no Post do Ermitão, a cidade de Montevidéu fica bem distante da linha do Equador, aquela que aprendemos na escola que divide a Terra em hemisférios norte e sul. Devido à inclinação do nosso planeta em relação ao sol, essas cidades mais ao sul acabam tendo, dependendo da estação do ano, dias mais longos e, consequentemente, noites mais curtas, fenômeno idêntico ao que acontece em algumas cidades gaúchas, por exemplo. Então chegamos na grande onda do pôr-do-sol na cidade: ele acontecer por volta das 22h!

As ramblas de Montevidéu, já pela noite: praias ainda cheias.

O cenário estava lá: as ramblas de Montevidéu, de onde veríamos o sol praticamente afundar no Rio da Prata (sim, ainda não é o Oceano Atlântico), num dia praticamente sem nuvens. Mas qual seria o melhor ponto para curtir o evento? Depois de muito pesquisar, foi eleito por maioria de votos o Farol de Punta Carretas. Esse farol fica localizado no final da Rambla Presidente Wilson e início da Rambla Mahatma Gandhi, bem ao lado da estação de bombeamento de água da cidade. Além do charme que o próprio farol proporciona, no local existem grandes pedras onde o pessoal pode sentar e admirar o pôr-do-sol, com vista para as praias. Dica boa: em dias quentes, leve repelente! Bom, quanto ao pôr-do-sol em si, as fotos dizem tudo.

O Farol de Punta Carretas, o melhor ponto para curtir o descanso do sol...

É só sentar e curtir o sol, com a cidade ao fundo...

Para chegarmos lá, utilizamos um táxi. Ir a pé é meio furada, pois o Farol fica numa área mais destacada da cidade, o que pede uma boa caminhada pra chegar lá. Pedimos pro taxista esperar uns 10 minutinhos e abusamos das fotos. É verdade: quem visita Montevidéu e pega um tempo bom, tem que fazer esse passeio.

Tirem fotos! Muitas!

E assim termina mais um dia de verão em Montevidéu... Sensacional!

Estamos chegando no final da nossa viagem, mas ainda tivemos tempo pra mais um pequeno passeio no nosso último dia! No próximo post, um destino para os casais apaixonados que visitam Montevidéu!

Partiu!