segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Campinas: Brinco de Ouro e Moisés Lucarelli

E aí galera!

Pra quem acompanha nosso blog e já conhece a gente (mais precisamente eu), não é surpresa que role de vez em quando por aqui algum post, digamos, esportivo. Principalmente quando o assunto é futebol. Muitas vezes, a influência do esporte em uma cidade diz muito sobre ela e seus habitantes. Tivemos a experiência de conhecer Porto Alegre e suas metades azul (Grêmio) e vermelha (Internacional), numa das maiores rivalidades clubísticas do Brasil. Em Campinas, vivenciamos talvez uma das maiores rixas entre clubes do interior do país: Guarani e Ponte Preta.

 O "Majestoso" Moisés Lucarelli.

A história dos dois é um pouco uma o contrário da outra. Enquanto o Guarani, que é o único Campeão Brasileiro de uma cidade do interior até hoje (1978), teve um passado vitorioso para um clube com pouca torcida no cenário nacional, e a Ponte Preta raramente disputava algum título importante, hoje a história é outra. A Ponte Preta tem frequentado a Série A do futebol nacional e, nesse ano, jogará a Copa Sulamericana, enquanto o Guarani amarga a Série C do Brasileirão e a Série A2 (equivalente à segunda divisão) do Campeonato Paulista. No meio disso tudo, uma rivalidade que muitas vezes extrapola pra violência. Para terem noção, nos últimos jogos entre os dois times pelo Paulistão, a torcida visitante foi proibida de entrar no estádio rival para evitar confusões! Tenso!

Só tivemos essa vista do Moisés Lucarelli... De fora...

Apesar dessa tensão, chegou a ser engraçado quando descobrimos que os estádios de Ponte Preta e Guarani, respectivamente o Moisés Lucarelli e o Brinco de Ouro da Princesa, ficam quase na mesma rua: apenas 850 metros separam os dois. Eu, como viciado em futebol, não podia passar pela cidade sem conhecer os estádios, né? Primeiro visitamos a casa da Macaca, apelido da Ponte Preta. Inaugurado em 1948 para 35 mil espectadores, o “Majestoso” (chamado assim na época por ser o terceiro maior do país) hoje só recebe cerca de 20 mil pessoas. Tiramos algumas fotos do lado de fora, fomos na lojinha da Macaca e, então, tentamos entrar: barrados. Tentei ainda me explicar, que era do Rio e queria conhecer, só tirar uma fotinho, mas nada.

A loja oficial da Ponte Preta, com acesso da rua.

Meio contrariado, resolvi ir pro Brinco de Ouro, onde pudesse ter mais sorte. Então, fui pedir informação para um transeunte:
- Bom dia, você sabe como eu chego no Brinco de Ouro?
- Sabe aquele prédio ali, com aquela cor ridícula?
- Aquele verde?
- Sim. Então, é ali.
- Ahhh... Já vi que você torce pra Ponte Preta né?
- Claro!
- Poxa, somos do Rio de Janeiro e tentamos entrar no Moisés Lucarelli pra conhecer, mas acabamos barrados, vacilo!
- Amigo... Com essa camisa verde, você não vai entrar lá MESMO!
É galera, eu no auge da minha inocência, subestimei a rivalidade local e fui visitar a casa da Ponte Preta de camisa verde! Mas não se acanhem de conhecer o estádio: hoje existem visitas guiadas (veja informações no final do post). Somente sugiro que apareçam de azul, ou vermelho, sei lá. =P Depois de algumas risadas, fui para o estádio do Guarani numa caminhada rápida, esperando um tratamento melhor hehehe... E não é que aconteceu?

Dentro do gramado do Brinco de Ouro!

Nos informamos na portaria do clube e dissemos que éramos cariocas e queríamos conhecer. Eis que surge um coroa muito figura, funcionário do clube, que não só nos guiou pelo Brinco de Ouro (nome em função ao formato circular do estádio e menção ao apelido da cidade: Princesa D’Oeste), mas simplesmente nos levou pra dentro do gramado! Nunca tinha entrado num campo antes, achei sensacional! O estádio que suporta quase 30 mil pessoas parecia faraônico ali de baixo, foi uma experiência muito legal. Apesar de não oferecerem visita guiada, tivemos tratamento VIP! Pra completar a festa, haveria um Guarani x Flamengo no dia seguinte, e obviamente que o rubro-negro aqui foi pro jogo! Ok, perdemos de 2x1, mas e daí?

Aí sim! No meio da Nação!

Vista da arquibancada visitante...

Trollando a torcida local com uma bandeira da Ponte hahaha...

Foi a primeira vez que assisti um jogo do meu time no estádio visitante e foi uma experiência bem diferente! Recomendo se tiverem a oportunidade. Me surpreendi como os campineiros gostam e levam a sério o futebol por lá. Legal saber que a cidade do interior abraça os times de lá.

Moisés Lucarelli – Ponte Preta
Pç. Dr. Francisco Ursaia, 1900, Jardim Proença - Campinas
Visita Guiada: de segunda a sexta, 08h-18h, e sábado, 12h-18h, custando R$10.
Brinco de Ouro da Princesa – Guarani
Avenida Imperatriz Dona Tereza Cristina, 11 - Jardim Proença - Campinas
Não há informações de visitas guiadas, mas informe-se na portaria do clube.

 Menos de 1 km separa os dois estádios, no bairro Jardim Proença.

Se você acha que Campinas é só uma grande cidade cheia de prédios, não se engane: no próximo post vamos mostrar pra vocês um recanto verde da cidade (é verde, mas não é nada do Guarani não, hein!).
                      
Partiu!

2 comentários:

  1. Gustavo, sou de Campinas, torço para Ponte e adorei saber as impressões de um carioca sobre a rivalidade dos times da nossa cidade. Olha, me diverti com seu relato! Realmente foi um fiasco estar com a camisa verde no dia da visita ao Majestoso! Daqui alguns anos ele será demolido, pois outro está sendo construído, maior, com uma padronagem mais atual. Certamente o Majestoso ficará para a história da Cidade. Meu pai é Pontepretano tb e moramos praticamente ao lado do Brinco de Ouro da Princesa. O bairro chama-se Jd Guarani mas tb é reconhecido como Jd Paraíso. IMAGINE vc qual é o bairro que ele coloca nas correspondências de casa... kkkk.
    Conheci ontem o seu blog e estou adorando as dicas.
    Abraço!
    Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela!
      Valeu pelos comentários! Legal, não sabia que havia esse projeto de um novo estádio pra Ponte. Sempre que viajo, procuro conhecer os estádios dos times das cidades, sou fanático por futebol.
      Essa história do nome do bairro eu não conhecia, mas me lembrou a rivalidade em Porto Alegre, onde o Natal da torcida do Grêmio tem Papai Noel azul hahaha... Demais essas histórias.
      Obrigado por curtir o blog! Visite sempre!
      Valeu!

      Excluir