segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Rio de Janeiro: Walk Tour pela Baía de Guanabara

E aí galera!

Depois de uma pequena série de posts sobre Teresópolis, descemos novamente a serra para a capital carioca. Essa viagem é sempre feita pela estrada, mas quem é que nunca chegou ao Rio de avião e, avistando a cidade da janela, não pensou na música “Samba do Avião”, de Tom Jobim, no qual, dentre várias riquezas locais, o maestro cita a Baía de Guanabara? Foi pensando nisso que a Rio Walks montou o passeio “Baía à Vista” e, mais uma vez em parceria com a Intrip, organizaram o 2° Encontro de Viajantes!

2° Encontro de Viajantes Intrip: mais um sucesso! (Foto: Intrip)

 O passeio começou no Centro, mas só encontramos o pessoal no MAM.

Bia, da Rio Walks, explicou tudo pra gente e até deu uma sambadinha! rs 

 Monumento a Estácio de Sá, no Aterro do Flamengo.

Pra quem não lembra, também estivemos no 1° Encontro, que teve dois dias com visitas ao Centro do Rio e a Santa Teresa. Em sua segunda edição, de apenas um dia de duração, os viajantes conheceram grande parte do entorno da Baía de Guanabara, desde a Praça da Cinelândia até a Urca. Não é mole não: o trajeto tem 8 km que, bem administrados e, principalmente, com um bonezinho, protetor solar, calçado adequado e muito líquido para hidratar – e algum preparo físico para os mais sedentários – são bem caminháveis.

Uma água de coco na Praia do Flamengo pra refrescar...

A Praia do Flamengo e o Pão de Açúcar ao fundo... O Rio é brincadeira!

O trajeto passou por alguns destinos que já havíamos visitado, mas ainda sim valeram a pena. Começou na Praça da Cinelândia, Passeio Público, Museu de Arte Moderna(MAM), Monumento aos Mortos da II Guerra, Marina da Glória, Praia do Flamengo, Aterro do Flamengo, Monumento a Estácio de Sá, Praia de Botafogo e chegando na Urca, onde vimos um dos primeiros campus da UFRJ, o Instituto Benjamin Constant e, finalmente, a Praia Vermelha, onde estão o Instituto Militar de Engenharia (IME), o Terra Brasilis – restaurante onde houve a confraternização entre os viajantes – e, claro, o aniversariante do dia: o Bondinho do Pão de Açúcar, que nesse dia completava 100 aninhos! Tudo com o sempre simpático acompanhamento dos guias da Rio Walks, explicando tudinho pro pessoal! Uma verdadeira aula de história!

Instituto Benjamin Constant, já no bairro da Urca.

Almoçamos justamente aos pés do aniversariante centenário do dia: o Bondinho!

Os bondinhos estavam vestidos a caráter!

Praça General Tibúrcio, na Urca.

Praia Vermelha e o final do Walk Tour: dia maravilhoso no Rio!

O almoço no Terra Brasilis foi show de bola e serviu pro pessoal se conhecer melhor – curtimos muito alguns blogueiros de peso terem reconhecido a gente e elogiado o blog, só deu mais vontade pra gente melhorar o blog e buscar mais dicas pra vocês, obrigado mesmo! – e recarregar as energias. Nos despedimos da galera nota 1000 da Rio Walks e, da Urca, partimos de carro para mais um destino que já tínhamos visitado mas que valia o retorno: o Forte de Copacabana!

Viajantes e blogueiros chegando no Forte de Copacabana: dia lindo e fotos sensacionais!

Lá, assistimos a duas palestras muito legais: a primeira do Fábio, da Intrip, sobre o novo projeto deles que em breve estará disponível no site deles. A segunda apresentação foi sobre o projeto Descobrindo o Brasil (hashtag #DescobrindoBR) promovido pelos blogs Sem Destino (Pedro Serra) e Vou Contigo (Átila Ximenes). O grande lance do projeto é desbravar o país em busca de destinos maravilhosos mas que não são promovidos e que as pessoas não conhecem. A primeira missão da dupla foi nos estados de RN, PI, MA e CE e as fotos... Bem, elas falam por si mesmas. Confiram os dois blogs e vejam quanta beleza nosso Nordeste esconde e ainda pode ser explorado pelos viajantes!

Fábio, do Intrip, na primeira palestra do dia.

Apesar das palestras parecerem ser movidas apenas para os blogueiros de turismo, o pessoal que não tem site se amarrou nas apresentações e também nos passeios. Então, se você curtiu o que está lendo, fiquem ligados no nosso Facebook ou nosso Twitter que, assim que tivermos informações da próxima edição, vamos informar pra vocês, beleza?

A viajante Giselle e os parceiros Maurício (Trilhas e Aventuras) e Ellen (Maranhão Único).

Fiquem ligados no Check-In para mais dicas!

Partiu!