segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Rio de Janeiro: Walk Tour pela Baía de Guanabara

E aí galera!

Depois de uma pequena série de posts sobre Teresópolis, descemos novamente a serra para a capital carioca. Essa viagem é sempre feita pela estrada, mas quem é que nunca chegou ao Rio de avião e, avistando a cidade da janela, não pensou na música “Samba do Avião”, de Tom Jobim, no qual, dentre várias riquezas locais, o maestro cita a Baía de Guanabara? Foi pensando nisso que a Rio Walks montou o passeio “Baía à Vista” e, mais uma vez em parceria com a Intrip, organizaram o 2° Encontro de Viajantes!

2° Encontro de Viajantes Intrip: mais um sucesso! (Foto: Intrip)

 O passeio começou no Centro, mas só encontramos o pessoal no MAM.

Bia, da Rio Walks, explicou tudo pra gente e até deu uma sambadinha! rs 

 Monumento a Estácio de Sá, no Aterro do Flamengo.

Pra quem não lembra, também estivemos no 1° Encontro, que teve dois dias com visitas ao Centro do Rio e a Santa Teresa. Em sua segunda edição, de apenas um dia de duração, os viajantes conheceram grande parte do entorno da Baía de Guanabara, desde a Praça da Cinelândia até a Urca. Não é mole não: o trajeto tem 8 km que, bem administrados e, principalmente, com um bonezinho, protetor solar, calçado adequado e muito líquido para hidratar – e algum preparo físico para os mais sedentários – são bem caminháveis.

Uma água de coco na Praia do Flamengo pra refrescar...

A Praia do Flamengo e o Pão de Açúcar ao fundo... O Rio é brincadeira!

O trajeto passou por alguns destinos que já havíamos visitado, mas ainda sim valeram a pena. Começou na Praça da Cinelândia, Passeio Público, Museu de Arte Moderna(MAM), Monumento aos Mortos da II Guerra, Marina da Glória, Praia do Flamengo, Aterro do Flamengo, Monumento a Estácio de Sá, Praia de Botafogo e chegando na Urca, onde vimos um dos primeiros campus da UFRJ, o Instituto Benjamin Constant e, finalmente, a Praia Vermelha, onde estão o Instituto Militar de Engenharia (IME), o Terra Brasilis – restaurante onde houve a confraternização entre os viajantes – e, claro, o aniversariante do dia: o Bondinho do Pão de Açúcar, que nesse dia completava 100 aninhos! Tudo com o sempre simpático acompanhamento dos guias da Rio Walks, explicando tudinho pro pessoal! Uma verdadeira aula de história!

Instituto Benjamin Constant, já no bairro da Urca.

Almoçamos justamente aos pés do aniversariante centenário do dia: o Bondinho!

Os bondinhos estavam vestidos a caráter!

Praça General Tibúrcio, na Urca.

Praia Vermelha e o final do Walk Tour: dia maravilhoso no Rio!

O almoço no Terra Brasilis foi show de bola e serviu pro pessoal se conhecer melhor – curtimos muito alguns blogueiros de peso terem reconhecido a gente e elogiado o blog, só deu mais vontade pra gente melhorar o blog e buscar mais dicas pra vocês, obrigado mesmo! – e recarregar as energias. Nos despedimos da galera nota 1000 da Rio Walks e, da Urca, partimos de carro para mais um destino que já tínhamos visitado mas que valia o retorno: o Forte de Copacabana!

Viajantes e blogueiros chegando no Forte de Copacabana: dia lindo e fotos sensacionais!

Lá, assistimos a duas palestras muito legais: a primeira do Fábio, da Intrip, sobre o novo projeto deles que em breve estará disponível no site deles. A segunda apresentação foi sobre o projeto Descobrindo o Brasil (hashtag #DescobrindoBR) promovido pelos blogs Sem Destino (Pedro Serra) e Vou Contigo (Átila Ximenes). O grande lance do projeto é desbravar o país em busca de destinos maravilhosos mas que não são promovidos e que as pessoas não conhecem. A primeira missão da dupla foi nos estados de RN, PI, MA e CE e as fotos... Bem, elas falam por si mesmas. Confiram os dois blogs e vejam quanta beleza nosso Nordeste esconde e ainda pode ser explorado pelos viajantes!

Fábio, do Intrip, na primeira palestra do dia.

Apesar das palestras parecerem ser movidas apenas para os blogueiros de turismo, o pessoal que não tem site se amarrou nas apresentações e também nos passeios. Então, se você curtiu o que está lendo, fiquem ligados no nosso Facebook ou nosso Twitter que, assim que tivermos informações da próxima edição, vamos informar pra vocês, beleza?

A viajante Giselle e os parceiros Maurício (Trilhas e Aventuras) e Ellen (Maranhão Único).

Fiquem ligados no Check-In para mais dicas!

Partiu!

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Aquela água de coco foi um verdadeiro néctar dos deuses depois daquela mega caminhada! =~

    Foi um dia maneirão! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Elen!
      Com certeza, o primeiro Encontro foi tão bom quanto! E as palestras são sempre muito show. Não vemos a hora do próximo!
      Obrigado pelo comentário!
      Valeu!

      Excluir
  3. Oi Gustavo e Grazi, primeiramente tenho que agradecer mais uma vez a presença de vocês. O post ficou bem bacana e vcs disseram bem quando informaram que o Encontro não é só para blogueiros e qualquer pessoa apaixonada por viagens está super convidada para participar!

    Esse ano o EncontroRJ vai entrar em recesso, mas em 2013 nós voltamos com grandes novidades que já estão planejadas que vão deixar nosso já animado encontro ainda melhor!

    Espero por vocês e por todos os seus leitores!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Fábio!
      Quem agradece somos nós. O evento tem unido ainda mais os blogueiros e também aproximado os viajantes da gente, todo mundo tem ganho com o #EncontroRJ.
      Mais uma vez, parabéns pela organização e pelo sucesso!
      Abraços!

      Excluir
  4. Gustavo e Grazi, gostei muito de conhecer vocês! E como é que estão as marcas da caminhada? Risos!
    Lá no entreviagens tem uma fotinho de vocês! http://wp.me/p2ohYO-p6
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula!
      Hahahaha, estamos ridículos!!! Mas pra mim está tranquilo, a Grazi que está tendo que rebolar com as roupas dela pra esconder as marcas hahaha... Mas foi um dia muito show!
      Ahhh, vou lá comentar e pegar a foto!!
      A gente se vê nas próximas oportunidades!
      Beijão!

      Excluir
  5. Casal adorei conhece-los!!! um dia maravilhoso e o sol hein?!!! Eu e a Grazi que digamos!! Espero reve-los em breve!! Me diverti muitoooooooo!!!

    ResponderExcluir
  6. Sou anônimo naum!!! rsrs sou a Gisele!!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ae Gisele!!
      Muito bom te conhecer também, você é uma figuraça!!
      Ficamos muito felizes de saber que você curte nossos posts. A gente procura fazer tudo com muito carinho pros leitores, é bom saber que ajudamos alguém a ter momentos felizes de alguma forma.
      A gente ainda se encontra nos próximos eventos!!
      Beijos!

      Excluir
  7. Casal! Adorei o blog! =) O sambinha do avião foi demais, não é? Viva as nossas paisagens naturais! E espero ter muitos outros encontros com essa galera animada!!! Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha a nossa guia sambista aí geeeeente!!! rsss...
      Com certeza Bia, valeu pelas aulas sobre o Rio de Janeiro nesse e no primeiro Encontro!
      Beijão!!

      Excluir
  8. Confesso que fiquei com uma invejinha branca desse encontro. Sou pernambucana e por aqui nunca ouvi falar desses encontros de blogueiros de viagens. Parece ser super interessante o espaço pra trocas.
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Com certeza, a gente aprende muito com o pessoal que participa do Encontro. Mas ele também é aberto para viajantes em geral, não apenas blogueiros, o que melhora ainda mais a troca de informações.
      Quando pintar o próximo Encontro, vamos informar! Quem sabe você consegue participar?
      Não conhecia seu blog, muito legal! Vou curtir a página do blog no Facebook!
      Obrigado por comentar!
      Valeu!

      Excluir