terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Visconde de Mauá: Restaurante Babel

E aí galera!

Conhecer as cachoeiras do último passeio apertou a fome na gente! Já se passavam das 15h e ainda não tínhamos almoçado, então seguimos para mais um restaurante da nossa listinha: o Restaurante Babel. Pra chegar lá foi uma aventura a parte por causa da forte chuva que caia no caminho pra lá: o Babel fica bem no alto de uma das serras, a caminho da Estrada Vale do Pavão. Chegando lá, uma paisagem bem convidativa: o restaurante é bem acanhado, porém muito aconchegante, com fogueira a lenha e uma vista ABSURDA da região.

Restaurante e Escola de Culinária Babel: simples e chique!

O Babel é um restaurante com poucas mesas e com isso, o atendimento é praticamente VIP: pediu, é atendido. O Dono André Murray e sua mulher são cheffs do restaurante e nos atendem pessoalmente, para saber como está o atendimento.

O restaurante oferece uma farta carta de vinhos brancos e tintos. Aliás, os vinhos me lembram da primeira dica do local. O preço dos vinhos é compatível com a maioria dos restaurantes da região, mesmo o Babel sendo muito chique e particular. Pedimos um vinho branco Alta Vista Torrontes (Argentina). Mas atenção com a água que acompanha o vinho! O restaurante oferece marcas importadas de água e acabamos indo na onda da garçonete e pedindo a norueguesa VOSS, que fomos descobrir mais tarde que se trata da água mais purificada vendida comercialmente no mundo. A situação se ilustrou em mais R$30 em nossa conta (R$15 cada) só de água hahaha... Foi hilário, valeu pela experiência e por experimentar uma água como essa que realmente é muito boa, mas fica a dica.

Vinho, Água norueguesa e lareira... Tá bom?

Fazendo jus à fama de ser um restaurante top da região, o Babel apresentou pratos maravilhosos, muito bem servidos. Denominados pelas cachoeiras da região de Visconde de Mauá, a Grazi pediu um Vale da Prata (truta salmonada com arroz negro) e eu fui de Santa Clara (fettuccine com molho de truta e amêndoas, MUITO bom!).

Ambiente acolhedor, comida de qualidade e atendimento VIP!

Saímos muito satisfeitos, o almoço foi sensacional! O Babel é um restaurante caro, porém maravilhoso para ir a dois. É lindo por dentro e por fora, no qual os pratos são verdadeiras obras. Só temos que ter cuidado e atentar para a segunda dica: Lá NÃO aceita cartões de crédito, apenas dinheiro ou cheque. Então, muita atenção!!

Feito o almoço, ainda tiramos um tempo pra ficar admirando a paisagem do alto da serra, no jardim em frente a casa onde fica o restaurante. Um almoço perfeito, no qual recomendamos para todos os casais que querem visitar Visconde de Mauá!

Vista da serra do lado de fora do Babel. Uma paz...

Cansados e alimentados, só nos restou voltar pra pousada e curtir o frio com uma boa soneca. De noite, conheceríamos mais um conhecido restaurante da região! Fiquem ligados pra conhecerem mais!

Partiu!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Visconde de Mauá: Conhecendo as Cachoeiras!

E aí galera!

Voltamos a falar da nossa passagem por Visconde de Mauá pra falar do principal passeio da região: fomos conhecer as principais cachoeiras! Conforme comentamos nos primeiros posts, algumas das principais atrações da região ficam em regiões um pouco remotas e de difícil acesso, principalmente em época de chuvas (que foi justamente nossa época na viagem). Pra evitar surpresas com nosso carro, procuramos a Remorini Ecoaventuras para o passeio. Com guias da própria região e carros 4x4, o passeio foi muito tranqüilo e não houve preocupações!

Cachoeira do Escorrega: a mais famosa atração de Visconde de Mauá!

A Remorini tem a disposição nove diferentes passeios. Pra esse primeiro dia, escolhemos o chamado “Tradicional”: conheceríamos a Cachoeira do Escorrega, o Poção dos 7 Metros e as cachoeiras Véu de Noiva e Santa Clara, o que inclui uma linda piscicultura de trutas. Esses quatro pontos são considerados os mais conhecidos da região, os verdadeiros cartões postais de Visconde de Mauá. Nosso guia nesse passeio foi o Careca, um “mineiroca” muito gente boa, conhecedor e morador da região desde sempre.

Pode-se dizer que a Cachoeira do Escorrega é o mais famoso ponto turístico de Visconde de Mauá. A queda d’água não é muito alta e nem desafiadora, mas a disposição das rochas permite que os banhistas consigam descer a cachoeira “de pé”, como quem surfa sobre a pedra. Em épocas de calor, o Escorrega fica cheio e os banhistas se divertem deslizando sobre a pedra.

Poção dos 7 Metros: tem coragem? rs

O Poção dos 7 Metros é uma queda com altura que dá o nome à atração onde a maior diversão, além do refrescante banho, é o salto do alto da pedra. Perguntamos sobre o risco de acidentes, mas o nosso guia nos tranqüilizou e disse que há um grande buraco por debaixo da água que garante a segurança de quem salta. Mas, é claro, é aconselhável sempre ir com alguém que já conheça o local, pra evitar problemas.

Cachoeira Véu da Noiva: escondida no meio da mata!

A cachoeira do Véu da Noiva é a terceira atração do passeio. Ao chegar lá, entendemos o porquê do nome. A queda lembra mesmo um grande véu. Pra chegar lá, há uma pequena caminhada numa trilha recheada de muito verde, agradável demais! Uma pena o tempo frio, um mergulho por lá deve ser sensacional! De lá, partimos pra cachoeira Santa Clara, um grande paredão inclinado aonde a água vem lentamente deslizando para o rio, muito legal!

Cachoeira Santa Clara: um grande paredão d'água!

De lá, partimos para a piscicultura Santa Clara. É de lá que vem as trutas servidas nos principais restaurantes de Visconde de Mauá e também de Penedo, além de outras cidades da região. Lá se explica todo o processo de crescimento e alimentação dos peixes, como são selecionados e como surgem as variações do peixe, como a truta salmonada. É claro, eles também vendem postas de truta para os visitantes por preços mais em conta. O passeio é muito interessante, vale muito à pena a visita!

Piscicultura Santa Clara: de onde vem as trutas dos melhores restaurantes da região!

Esse passeio dura meio-dia, mas há outros passeios que dura o dia inteiro. Terminado o passeio e finalmente no hotel, tomamos um banho e partimos para o almoço, o que talvez tenha sido o mais chique da viagem, em um dos melhores restaurantes de Visconde de Mauá! Querem saber qual é? Acompanhem nosso próximo post!

Partiu!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Visconde de Mauá: Restaurante Champignon

E aí galera!

Na nossa primeira noite em Visconde de Mauá, uma quinta-feira chuvosa, saímos pra jantar em um dos restaurantes selecionados por nós antes mesmo de viajarmos. Como sempre, fizemos uma lista dos principais restaurantes da cidade e partimos pra um deles que... Estava fechado! Fica a dica: caso você vá para Visconde de Mauá em baixa temporada e durante a semana, procure se informar se os restaurantes estão abertos. Nem todos abrem no meio da semana.

Em plena noite de quinta-feira, nossa busca tinha que ser rápida! Tínhamos que ir num certeiro. Até porque, já era bem tarde, lá pras 21:30h. Foi a partir daí que ligamos pro Restaurante Champignon e ficamos sabendo que estava aberto, daí, partimos para Maringá, lado de MG.

Placa do Restaurante Champignon, em Maringá-MG!

Quando vimos, não tivemos dúvida de que fizemos a opção certa. Lindo restaurante, com ótima estrutura e um cardápio diferenciado especializado em cogumelos. Os cogumelos são a grande inspiração do restaurante, mas para quem não gosta, a casa também oferece filés, sopas, petiscos, fondues, massas, risotos, trutas e sobremesas deliciosas, premiadas pela revista Veja, e preparadas pela Chef Kriss.

No dia em que fomos, como era dia pós feriado, a Dona nos atendeu e disse que haviam poucas opções de cogumelos. Ou seja, dependendo do prato do cardápio, não poderiam fazer. Assim, nós pedimos 2 pratos individuais: Pene ao molho branco com fughi e Truta dos Gnomos com cuzcuz marroquino. Para acompanhar pedimos uma Cerveja alemã Hofbrau. Aliás, o restaurante tem uma grande variedade de bebidas e cervejas.

O Champignon oferece várias marcas de cervejas importadas!

Tudo estava muito bom!

O atendimento também foi maravilhoso. Como nunca tínhamos comido arroz marroquino, a Dona nos trouxe um pouquinho antes para experimentarmos, e aprovamos! Além disso, tinha música ambiente e acredito que devido ao horário e por ser um dia de semana comum, só tinha a gente no restaurante, ou seja, não tivemos do que reclamar do atendimento.

Tivemos atendimento VIP! Recomendadíssimo!

A noite que começou com um pequeno perrengue, terminou num fabuloso jantar, em um local aconchegante e muito bem servidos! Então foi voltar para a Pousada Tijupá e descansar para o passeio do dia seguinte: finalmente iríamos pegar as barrentas estradas de Visconde de Mauá atrás das cachoeiras da região! Acompanhem nosso passeio no próximo post!

Partiu!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Visconde de Mauá: a Vila de Maringá

E aí galera!

Como foi explicado em nosso primeiro post,Visconde de Mauá é uma região é dividida em três vilas: Vila de Mauá - a porta de entrada; Maringá, a mais agitada, possuindo um lado no RJ e outro em MG; e Maromba, fiel ao estilo ripongas. Na verdade, o principal e mais desenvolvido centro é a Vila de Maringá. Essas 3 vilas são interligadas por estradinhas de terra e cercadas por uma infinidade de trilhas e atrações. Com isso, fomos então conhecer o centro comercial da vila de Maringá.

Vila de Maringá-RJ: tudo bem pacato e tranquilo...

O centro é bem pequeno, típico de interiorzão, o que te faz sentir que está muito longe da barulhenta cidade do Rio de Janeiro. Como visitamos a cidade justamente após um feriado (e num meio de semana), pouquíssima gente dava as caras nas ruas. Os principais atrativos lá são os artesanatos. Há também algumas lojas de tecidos, tapetes e redes, mas acabamos não compramos nada por lá. Porém, algumas boas dicas são:

- No Armazém do Artesão (Rua Wenceslau Braz), há bonecas de palha e bordados.
- No Cabril Maluvito’s, onde falaremos mais para frente (Estrada Vale do Pavão) vende queijos de leite de cabra e cogumelos;
- Na Pousada do Bolo Húngaro (Rua Percilana, 32; 9h/16h), como o nome diz, é fabricado o doce que leva nozes, castanha-do-pará, passas e canela.
- Na Doces Bárbaros (centro, Maringá RJ), pode se deliciar com a torta de maracujá na hora. Mas para levar, há pão de mel e bolos.
- Recomendados também para algumas lembranças: Talhos e Retalhos, Arte Chapéu, Chocolate Doce Lembrança, Terra Brasilis Empório, Casas das Velas, Márcia Moura Jóias.

Foi bom pra passear e queimar o almoço no Gosto com Gosto hehehe...

Pra quem curte cartões postais, bom, foi um desafio encontrá-los nas vilas. Os poucos que encontramos não estavam à venda e apenas enfeitavam as lojas. Os centros das vilas nós conhecemos em uma tarde, valeu a andada para explorar e observar a calmaria da cidade e das pessoas.

Depois de tanto andar, iremos falar no próximo post, sobre o jantar em Maringá-MG. Acompanhem nosso blog e fiquem por dentro das dicas em Visconde de Mauá!

Partiu!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Visconde de Mauá: Restaurante Gosto com Gosto

E aí galera!

Nosso primeiro Check-In em Visconde de Mauá foi simplesmente o melhor restaurante mineiro do país por NOVE anos consecutivos pelo renomado Guia 4 Rodas. Desde 1994, o restaurante Gosto com Gosto, comandado pela chef Mônica Rangel, fica na Vila de Mauá, bem pertinho da pracinha que recebe os visitantes. Chegar é fácil: vindo da estrada e chegando na vila de Mauá, contorne a praça e vire para a direita. É logo ali!

O restaurante, além da comida bem acima da média, oferece para seus clientes uma coleção de pratos decorados, pois faz parte da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. A decoração de pratos é fantástica e combinou muito com o restante. De fora, parece ser um restaurante simples, mas quando você entra, logo vê o requinte do local e assim, fica admirando os pratos e as cachaças artesanais expostas.


O restaurante é propício para farta comida mineira, onde há refeições para 1 ou 2 pessoas. Nós pedimos 2 pratos individuais, que foram aprovados com louvor! O Guga comeu o “Mexidão da Zu” – Clássico prato do restaurante, que consiste em uma mistura de arroz, feijão, ovos caipiras, bacon, lingüiça e filé mignon. Por mais que os ingredientes te façam pensar o contrário, o prato não é pesado e nem gordurento, pelo contrário: é saborosíssimo!


Eu já fui no “Escondidinho de Carne Seca” – Carne seca refogada com molho de tomate sob um creme de mandioca com queijo, acompanhada de feijão, farofa e arroz. Posso dizer que os dois pratos são divinos! Uma delícia... Para acompanhar, o Gosto com Gosto oferece algumas boas marcas de cervejas nacionais e importadas, além, é claro, da tradicional cachaça mineira – de vários tipos.


Para os amantes de doces caseiros: Se deliciem... Pois lá, os doces caseiros são servidos a vontade. Não deixem de comer a casca de limão com doce de leite. O doce de leite quebra o azedo e fica uma delícia! O Buffet de sobremesas ainda inclui o tradicionalíssimo Romeu e Julieta (Queijo Minas com Goiabada) e várias outras iguarias tipicamente mineiras. Tudo, claro, de excelente qualidade!

Diversos doces, geléias e cachaças são vendidas lá a parte também. E confesso que me arrependi de não ter comprado um pote da casca de limão e outro pote de doce de leite. A dieta me impediu disso rs! Na próxima vez, não teremos dúvidas de que voltaremos lá. É parada obrigatória pra quem gosta de comer bem.


No próximo post, voltaremos a falar de mais um restaurante da região. Sairemos da vila de Mauá e vamos visitar Maringá-MG para mais uma atração de Visconde de Mauá imperdível!

Partiu!